A Vida Organizada dos Fãs de Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leão, André Luiz Maranhão de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15174
Resumo: A saga Harry Potter se tornou um dos principais produtos da indústria do entretenimento da história, tendo um enorme impacto cultural e sendo emblemático de uma geração de fãs, denominados potterheads. Surgiu em um contexto de globalização e de grande desenvolvimento tecnológico, que afetou sobremaneira os modos de sociabilidade. Esse cenário instaurou da cultura da convergência, resultante da aproximação entre a cultura, a comunicação e a convergência das mídias, que estabeleceu uma estreita e inédita rede relacional entre tecnologias, produtores midiáticos e comunidades de fãs. Nesse contexto, as práticas dessas comunidades estabelecem verdades, influenciam indivíduos, moldam relações sociais e promovem ativismos, mostrando-se um modo contemporâneo de estar organizado, cuja forma de vida é mantida pelo imbricamento com processos de gestão ordinária e espaços sociais. O presente trabalho investiga esses processos partindo da seguinte questão de pesquisa: Como os potterheads governam sua vida organizada? A partir de um arquivo documental de práticas dos potterhead coletadas em mídias digitais, realizamos uma Análise de Discursos Foucaultiana. A pesquisa revelou uma formação discursiva indicativa de relações de governo dadas a partir do cuidado de si e do outro no interior do regime de um dispositivo, que legitima e ordena a forma como os potterhead se organizam, estabelecendo-se como um solo de subjetivação desses fãs. Nossa contribuição está em revelar como, na singularidade de um processo organizativo, a gestão se dá por estratégias de governo pautadas numa imbricada relação entre tecnologias de poder e tecnologias de si.
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