As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Gabriel L. C.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277
Resumo: o propósito desta comunicação é discutir as possibilidades da análise dramatúrgica, ou seja, a abordagem sociológica que se utiliza da terminologia, conceitos e pJ;"ocedimentos das artes cênicas, nas investigações sobre/ou nas organizações locais. As sugestões aqui apresentadas têm como base experimentos realizados, em regime de "joint venture", por alunos e professores do Departamento de Sociologia e do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília (UnB). Esses experimentos, em linhas gerais, visavam criar alternativas para o ensino de sociologia (1), utilizando-se de montagens de espetáculos teatrais em que temas e questões sociológicas, depois de escolhidos e discutidos, eram finalmente representados por alunos de graduação em vários campos do conhecimento, os quais, sem receio da redundância, experienciavam experimentos teatrais plenos. O pressuposto da experiência era que essas experimentações teatrais permitiam a vivência de novas situações educativas pelos alunos envolvidos e proporcionavam a percepção de novos "insights" e o aparecimento de desafios teórico-metodológicos referentes a temas e objetos sociológicos variados. O objetivo deste trabalho é, então, destacar o que a experiência sugere ou o que pode ser utilizado em investigações sobre/nas organizações locais, levando-se em consideração que os experimentos a serem descritos e avaliados não foram conduzidos nas ou sobre as mesmas. 
id UFBA-4_b40866303c3d928a91c4d12d9e299567
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10277
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locaiso propósito desta comunicação é discutir as possibilidades da análise dramatúrgica, ou seja, a abordagem sociológica que se utiliza da terminologia, conceitos e pJ;"ocedimentos das artes cênicas, nas investigações sobre/ou nas organizações locais. As sugestões aqui apresentadas têm como base experimentos realizados, em regime de "joint venture", por alunos e professores do Departamento de Sociologia e do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília (UnB). Esses experimentos, em linhas gerais, visavam criar alternativas para o ensino de sociologia (1), utilizando-se de montagens de espetáculos teatrais em que temas e questões sociológicas, depois de escolhidos e discutidos, eram finalmente representados por alunos de graduação em vários campos do conhecimento, os quais, sem receio da redundância, experienciavam experimentos teatrais plenos. O pressuposto da experiência era que essas experimentações teatrais permitiam a vivência de novas situações educativas pelos alunos envolvidos e proporcionavam a percepção de novos "insights" e o aparecimento de desafios teórico-metodológicos referentes a temas e objetos sociológicos variados. O objetivo deste trabalho é, então, destacar o que a experiência sugere ou o que pode ser utilizado em investigações sobre/nas organizações locais, levando-se em consideração que os experimentos a serem descritos e avaliados não foram conduzidos nas ou sobre as mesmas. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277Organizações & Sociedade; Vol. 3 No. 5 (1995)Organizações & Sociedade; v. 3 n. 5 (1995)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277/7329Teixeira, João Gabriel L. C.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T15:26:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10277Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-15T15:26:18Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
title As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
spellingShingle As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
Teixeira, João Gabriel L. C.
title_short As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
title_full As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
title_fullStr As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
title_full_unstemmed As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
title_sort As Possibilidades da Análise Dramatúrgica em Investigações sobre nas Organizações Locais
author Teixeira, João Gabriel L. C.
author_facet Teixeira, João Gabriel L. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Gabriel L. C.
description o propósito desta comunicação é discutir as possibilidades da análise dramatúrgica, ou seja, a abordagem sociológica que se utiliza da terminologia, conceitos e pJ;"ocedimentos das artes cênicas, nas investigações sobre/ou nas organizações locais. As sugestões aqui apresentadas têm como base experimentos realizados, em regime de "joint venture", por alunos e professores do Departamento de Sociologia e do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília (UnB). Esses experimentos, em linhas gerais, visavam criar alternativas para o ensino de sociologia (1), utilizando-se de montagens de espetáculos teatrais em que temas e questões sociológicas, depois de escolhidos e discutidos, eram finalmente representados por alunos de graduação em vários campos do conhecimento, os quais, sem receio da redundância, experienciavam experimentos teatrais plenos. O pressuposto da experiência era que essas experimentações teatrais permitiam a vivência de novas situações educativas pelos alunos envolvidos e proporcionavam a percepção de novos "insights" e o aparecimento de desafios teórico-metodológicos referentes a temas e objetos sociológicos variados. O objetivo deste trabalho é, então, destacar o que a experiência sugere ou o que pode ser utilizado em investigações sobre/nas organizações locais, levando-se em consideração que os experimentos a serem descritos e avaliados não foram conduzidos nas ou sobre as mesmas. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10277/7329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 3 No. 5 (1995)
Organizações & Sociedade; v. 3 n. 5 (1995)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967215210496