A Importância do Capital Humano e da Tecnologia da Informação em Benefício do Conhecimento Organizacional: um Estudo de Caso
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10875 |
Resumo: | O artigo é um estudo de caso da Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, cujo objetivo foi investigar a maneira pela qual é concebida a gestão da criação, transferência e compartilhamento do conhecimento organizacional (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). A pesquisa contou com três métodos de coleta de dados: observação participante, entrevista e análise documental, no período compreendido entre 2000 e 2005. A análise documental averiguou a rotatividade do capital humano e as entrevistas e observações in loco colaboraram com a qualificação dos acontecimentos ocorridos. O debate em torno da conversão do conhecimento tácito em explícito, dentro de um ambiente rotativo de funcionários, pressupõe ao menos o uso de Tecnologias de Informação para minimização das perdas de conhecimento (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). A pesquisa possui algumas limitações, porém a relevância dos dados, análises e literatura indicam a importância da gestão do conhecimento e das Tecnologias de Informação dentro das atuais organizações. |
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A Importância do Capital Humano e da Tecnologia da Informação em Benefício do Conhecimento Organizacional: um Estudo de CasoO artigo é um estudo de caso da Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, cujo objetivo foi investigar a maneira pela qual é concebida a gestão da criação, transferência e compartilhamento do conhecimento organizacional (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). A pesquisa contou com três métodos de coleta de dados: observação participante, entrevista e análise documental, no período compreendido entre 2000 e 2005. A análise documental averiguou a rotatividade do capital humano e as entrevistas e observações in loco colaboraram com a qualificação dos acontecimentos ocorridos. O debate em torno da conversão do conhecimento tácito em explícito, dentro de um ambiente rotativo de funcionários, pressupõe ao menos o uso de Tecnologias de Informação para minimização das perdas de conhecimento (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). A pesquisa possui algumas limitações, porém a relevância dos dados, análises e literatura indicam a importância da gestão do conhecimento e das Tecnologias de Informação dentro das atuais organizações.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10875Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 40 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 40 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10875/7821Jesus, Anderson Macedo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T00:21:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10875Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T00:21:43Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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