Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Roberto Patrus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Queiroz, Helena, Carvalho Neto, Antonio, Teodósio, Armindo, Dias, Andréa Soares, Fernandes, Tássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.
id UFBA-4_bb012a4d76cc6f75fce5bcfcc2c14d2a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10872
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global CompactO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 40 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 40 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872/7818Pena, Roberto PatrusQueiroz, HelenaCarvalho Neto, AntonioTeodósio, ArmindoDias, Andréa SoaresFernandes, Tássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T00:21:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10872Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T00:21:43Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
title Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
spellingShingle Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
Pena, Roberto Patrus
title_short Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
title_full Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
title_fullStr Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
title_full_unstemmed Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
title_sort Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
author Pena, Roberto Patrus
author_facet Pena, Roberto Patrus
Queiroz, Helena
Carvalho Neto, Antonio
Teodósio, Armindo
Dias, Andréa Soares
Fernandes, Tássia
author_role author
author2 Queiroz, Helena
Carvalho Neto, Antonio
Teodósio, Armindo
Dias, Andréa Soares
Fernandes, Tássia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Roberto Patrus
Queiroz, Helena
Carvalho Neto, Antonio
Teodósio, Armindo
Dias, Andréa Soares
Fernandes, Tássia
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872/7818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 40 (2007)
Organizações & Sociedade; v. 14 n. 40 (2007)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968741937152