Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores. |
id |
UFBA-4_bb012a4d76cc6f75fce5bcfcc2c14d2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10872 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global CompactO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 40 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 40 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872/7818Pena, Roberto PatrusQueiroz, HelenaCarvalho Neto, AntonioTeodósio, ArmindoDias, Andréa SoaresFernandes, Tássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T00:21:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10872Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T00:21:43Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
title |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
spellingShingle |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact Pena, Roberto Patrus |
title_short |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
title_full |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
title_fullStr |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
title_sort |
Responsabilidade Social Empresarial e Estratégica: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em duas Empresas Signatárias do Global Compact |
author |
Pena, Roberto Patrus |
author_facet |
Pena, Roberto Patrus Queiroz, Helena Carvalho Neto, Antonio Teodósio, Armindo Dias, Andréa Soares Fernandes, Tássia |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Helena Carvalho Neto, Antonio Teodósio, Armindo Dias, Andréa Soares Fernandes, Tássia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pena, Roberto Patrus Queiroz, Helena Carvalho Neto, Antonio Teodósio, Armindo Dias, Andréa Soares Fernandes, Tássia |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10872/7818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 40 (2007) Organizações & Sociedade; v. 14 n. 40 (2007) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968741937152 |