Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como a dimensão religiosa da vida influencia a ação de empreendedores do ramo de artigos religiosos, dando-se destaque ao quanto este agir é tratado como uma vocação (orientação/sugestão divina). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com trinta empreendedores de artigos religiosos de cinco denominações (catolicismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e candomblé) das principais cidades do Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba). Os resultados obtidos a partir da técnica de análise de discurso mostram a existência de elementos não-racionais no processo de tomada de decisão para a abertura e na gestão destes empreendimentos: (1) concepção do empreendimento como desígnio divino; (2) orientação divina para a gestão do empreendimento; (3) comércio como meio de realização espiritual; (4) interferência de conflitos mundanos e espirituais no negócio, dentre eles a sobrevivência e lucro legítimo. |
id |
UFBA-4_c8c36dd4ca4009b50a2d6e1d54150e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8654 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo ReligiosoEmpreendedorismo. Religião. Vocação. Vocação Empreendedora. EmpreendedorEste trabalho tem como objetivo analisar como a dimensão religiosa da vida influencia a ação de empreendedores do ramo de artigos religiosos, dando-se destaque ao quanto este agir é tratado como uma vocação (orientação/sugestão divina). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com trinta empreendedores de artigos religiosos de cinco denominações (catolicismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e candomblé) das principais cidades do Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba). Os resultados obtidos a partir da técnica de análise de discurso mostram a existência de elementos não-racionais no processo de tomada de decisão para a abertura e na gestão destes empreendimentos: (1) concepção do empreendimento como desígnio divino; (2) orientação divina para a gestão do empreendimento; (3) comércio como meio de realização espiritual; (4) interferência de conflitos mundanos e espirituais no negócio, dentre eles a sobrevivência e lucro legítimo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015)Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654/10010Enoque, Alessandro GomesBorges, Alex FernandoBorges, Jacquelaine Florindoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:30:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8654Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:30:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
title |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
spellingShingle |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso Enoque, Alessandro Gomes Empreendedorismo. Religião. Vocação. Vocação Empreendedora. Empreendedor |
title_short |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
title_full |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
title_fullStr |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
title_full_unstemmed |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
title_sort |
Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso |
author |
Enoque, Alessandro Gomes |
author_facet |
Enoque, Alessandro Gomes Borges, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enoque, Alessandro Gomes Borges, Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo. Religião. Vocação. Vocação Empreendedora. Empreendedor |
topic |
Empreendedorismo. Religião. Vocação. Vocação Empreendedora. Empreendedor |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar como a dimensão religiosa da vida influencia a ação de empreendedores do ramo de artigos religiosos, dando-se destaque ao quanto este agir é tratado como uma vocação (orientação/sugestão divina). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com trinta empreendedores de artigos religiosos de cinco denominações (catolicismo, protestantismo, espiritismo, umbanda e candomblé) das principais cidades do Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba). Os resultados obtidos a partir da técnica de análise de discurso mostram a existência de elementos não-racionais no processo de tomada de decisão para a abertura e na gestão destes empreendimentos: (1) concepção do empreendimento como desígnio divino; (2) orientação divina para a gestão do empreendimento; (3) comércio como meio de realização espiritual; (4) interferência de conflitos mundanos e espirituais no negócio, dentre eles a sobrevivência e lucro legítimo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8654/10010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015) Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698967097769984 |