Futebol, nação e o homem brasileiro: o "complexo de vira-latas" de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, José Antonio Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11012
Resumo: Este artigo objetiva discutir a contribuição que Nelson Rodrigues, normalmente mais conhecido como teatrólogo, deu à compreensão do futebol brasileiro e do papel que este desempenhava na sociedade brasileira. Suas crônicas futebolísticas constituíam-se em uma forma de ver o jogador brasileiro e, por extensão, o homem brasileiro e a própria nação. Localizamos o estatuto teórico que Rodrigues abraça, ainda que certamente não de forma consciente, no Romantismo, o que demandou uma breve incursão por essa corrente e seu desdobramento no Brasil. Antes de recorrer à obra rodriguiana, o artigo voltou-se para mostrar a importância do futebol no contexto brasileiro, desde o começo do século XX. A contribuição mais decisiva de Rodrigues constitui-se no chamado “Complexo de Vira-Latas” que se tornou célebre. Estabelecemos um diálogo entre o autor e a corrente teórica do Romantismo, mas, também, incorporamos outros elementos do mundo hobbesiano, caros à linha de pensamento do autor. Por fim, fizemos, ainda que brevemente, um cotejo de suas idéias com as de Roberto DaMatta, um rodriguiano, mas que chama a atenção para pontos que negam o Romantismo, ainda que não totalmente.
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