Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a estrutura das relações díades entre compradores e vendedores, exemplificada no mercado imobiliário residencial da cidade de São Paulo, e propor um modelo de estratégia de valor, utilizando os conceitos de relacionamento em estratégia e redes. O modelo segue a vertente do consumo em etapas, com as variáveis antecedentes - expectativas e representações sociais -, as variáveis presentes - confiança, interdependência e compartilhamento -, e as variáveis de saída - indicadores de satisfação e de continuidade da díade. O mercado imobiliário constitui um excelente campo de pesquisa, já que apresenta características de alto envolvimento e relacionamento entre os participantes, além de ser ideal para o desenvolvimento do conceito de rede. Foram entrevistados corretores e consumidores que haviam terminado de se encontrar num plantão de vendas, e os resultados mostraram que o modelo se manteve nas suas relações e apresenta perspectivas de aplicabilidade, uma vez que,compreendendo os acontecimentos na díade, é possível, na prática, criar táticas e ações conforme o valor para o consumidor. |
id |
UFBA-4_e579b9cca3d657743efa4593178cfd93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10851 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado ImobiliárioO objetivo deste artigo é analisar a estrutura das relações díades entre compradores e vendedores, exemplificada no mercado imobiliário residencial da cidade de São Paulo, e propor um modelo de estratégia de valor, utilizando os conceitos de relacionamento em estratégia e redes. O modelo segue a vertente do consumo em etapas, com as variáveis antecedentes - expectativas e representações sociais -, as variáveis presentes - confiança, interdependência e compartilhamento -, e as variáveis de saída - indicadores de satisfação e de continuidade da díade. O mercado imobiliário constitui um excelente campo de pesquisa, já que apresenta características de alto envolvimento e relacionamento entre os participantes, além de ser ideal para o desenvolvimento do conceito de rede. Foram entrevistados corretores e consumidores que haviam terminado de se encontrar num plantão de vendas, e os resultados mostraram que o modelo se manteve nas suas relações e apresenta perspectivas de aplicabilidade, uma vez que,compreendendo os acontecimentos na díade, é possível, na prática, criar táticas e ações conforme o valor para o consumidor.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 38 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 38 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851/7797Giglio, Ernesto MichelangeloChang Júnior, JoãoBazanini, RobertoMachado Filho, Cláudio Antonio Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T23:27:08Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10851Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T23:27:08Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
title |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
spellingShingle |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário Giglio, Ernesto Michelangelo |
title_short |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
title_full |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
title_fullStr |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
title_full_unstemmed |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
title_sort |
Análise das Relações Díades e Proposta de um Modelo de Estratégia de Valor Aplicável no Mercado Imobiliário |
author |
Giglio, Ernesto Michelangelo |
author_facet |
Giglio, Ernesto Michelangelo Chang Júnior, João Bazanini, Roberto Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Chang Júnior, João Bazanini, Roberto Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giglio, Ernesto Michelangelo Chang Júnior, João Bazanini, Roberto Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a estrutura das relações díades entre compradores e vendedores, exemplificada no mercado imobiliário residencial da cidade de São Paulo, e propor um modelo de estratégia de valor, utilizando os conceitos de relacionamento em estratégia e redes. O modelo segue a vertente do consumo em etapas, com as variáveis antecedentes - expectativas e representações sociais -, as variáveis presentes - confiança, interdependência e compartilhamento -, e as variáveis de saída - indicadores de satisfação e de continuidade da díade. O mercado imobiliário constitui um excelente campo de pesquisa, já que apresenta características de alto envolvimento e relacionamento entre os participantes, além de ser ideal para o desenvolvimento do conceito de rede. Foram entrevistados corretores e consumidores que haviam terminado de se encontrar num plantão de vendas, e os resultados mostraram que o modelo se manteve nas suas relações e apresenta perspectivas de aplicabilidade, uma vez que,compreendendo os acontecimentos na díade, é possível, na prática, criar táticas e ações conforme o valor para o consumidor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10851/7797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 38 (2006) Organizações & Sociedade; v. 13 n. 38 (2006) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968715722752 |