A Formação de Mestres em Administração: por Onde Caminhamos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10809 |
Resumo: | A observação de estudos que apresentam dados sobre o destino profissional dos egressos dos programas de mestrado mostra que a pós-graduação stricto sensu no Brasil acabou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Partindo dessa constatação, este artigo busca discutir o papel da pós-graduação e a dicotomia existente, ou seja, a formação acadêmica e a formação para o mercado. No desenvolvimento do trabalho, a primeira parte apresenta uma discussão sobre a formação de docentes e sobre a formação de profissionais para as empresas. Na segunda parte é relatado o histórico da pós-graduação no Brasil; e em seguida, é descrita a flexibilização da pós-graduação stricto sensu que permitiu a criação do mestrado profissional. Na conclusão são apresentadas algumas contradições do sistema, as quais podem ser explicadas a partir da leitura dos documentos oficiais, que tanto na criação do mestrado acadêmico, quanto na criação do mestrado profissional e na avaliação realizada pela Capes, não diferenciam a formação para o mercado e a formação para a academia. |
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A Formação de Mestres em Administração: por Onde Caminhamos?A observação de estudos que apresentam dados sobre o destino profissional dos egressos dos programas de mestrado mostra que a pós-graduação stricto sensu no Brasil acabou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Partindo dessa constatação, este artigo busca discutir o papel da pós-graduação e a dicotomia existente, ou seja, a formação acadêmica e a formação para o mercado. No desenvolvimento do trabalho, a primeira parte apresenta uma discussão sobre a formação de docentes e sobre a formação de profissionais para as empresas. Na segunda parte é relatado o histórico da pós-graduação no Brasil; e em seguida, é descrita a flexibilização da pós-graduação stricto sensu que permitiu a criação do mestrado profissional. Na conclusão são apresentadas algumas contradições do sistema, as quais podem ser explicadas a partir da leitura dos documentos oficiais, que tanto na criação do mestrado acadêmico, quanto na criação do mestrado profissional e na avaliação realizada pela Capes, não diferenciam a formação para o mercado e a formação para a academia.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10809Organizações & Sociedade; Vol. 12 No. 35 (2005)Organizações & Sociedade; v. 12 n. 35 (2005)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10809/7756Festinalli, Rosane Calgaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-04T18:14:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10809Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-04T18:14:44Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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