O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Aline de Assis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender o ato de presentear que ocorre em relacionamentos comerciais entre provedores de serviços e consumidores. Dois métodos qualitativos foram utilizados na pesquisa: (i) entrevistas ficcionais e (ii) técnica do incidente crítico. A partir deste estudo, observou-se que a motivação para o ato de presentear em relacionamentos comercias decorreu, principalmente, da satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pelos profissionais. Os tipos de presentes citados variaram bastante, sendo os itens de uso pessoal os mais citados em relacionamentos comerciais, o que permite maior intimidade entre a díade. Os clientes narraram como data escolhida para o ato de presentear, dias comuns que sucederam o recebimento de favores ou de atendimentos satisfatórios. Os provedores de serviços, por outro lado, narraram o recebimento de presentes em datas comemorativas. Em relação ao realinhamento do relacionamento após o ato de presentear, também foram identificadas divergências nas respostas da díade. Enquanto a maior parte dos clientes fez referência ao efeito de fortalecimento do relacionamento, os profissionais mostraram-se relutantes em admitir mudanças comportamentais após o recebimento de presentes.
id UFBA-4_fd568abd423dda093fe3bdc949d167dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11177
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Ato de Presentear em Relacionamentos ComerciaisTeoria da reciprocidade. Ato de presentear. Relacionamentos comerciais. Técnica do incidente crítico. Entrevistas ficcionais.Este trabalho teve como objetivo compreender o ato de presentear que ocorre em relacionamentos comerciais entre provedores de serviços e consumidores. Dois métodos qualitativos foram utilizados na pesquisa: (i) entrevistas ficcionais e (ii) técnica do incidente crítico. A partir deste estudo, observou-se que a motivação para o ato de presentear em relacionamentos comercias decorreu, principalmente, da satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pelos profissionais. Os tipos de presentes citados variaram bastante, sendo os itens de uso pessoal os mais citados em relacionamentos comerciais, o que permite maior intimidade entre a díade. Os clientes narraram como data escolhida para o ato de presentear, dias comuns que sucederam o recebimento de favores ou de atendimentos satisfatórios. Os provedores de serviços, por outro lado, narraram o recebimento de presentes em datas comemorativas. Em relação ao realinhamento do relacionamento após o ato de presentear, também foram identificadas divergências nas respostas da díade. Enquanto a maior parte dos clientes fez referência ao efeito de fortalecimento do relacionamento, os profissionais mostraram-se relutantes em admitir mudanças comportamentais após o recebimento de presentes.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177/8089Teixeira, Aline de AssisFreitas, Ana Augusta Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-13T12:05:19Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11177Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-13T12:05:19Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
title O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
spellingShingle O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
Teixeira, Aline de Assis
Teoria da reciprocidade. Ato de presentear. Relacionamentos comerciais. Técnica do incidente crítico. Entrevistas ficcionais.
title_short O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
title_full O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
title_fullStr O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
title_full_unstemmed O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
title_sort O Ato de Presentear em Relacionamentos Comerciais
author Teixeira, Aline de Assis
author_facet Teixeira, Aline de Assis
Freitas, Ana Augusta Ferreira de
author_role author
author2 Freitas, Ana Augusta Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Aline de Assis
Freitas, Ana Augusta Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da reciprocidade. Ato de presentear. Relacionamentos comerciais. Técnica do incidente crítico. Entrevistas ficcionais.
topic Teoria da reciprocidade. Ato de presentear. Relacionamentos comerciais. Técnica do incidente crítico. Entrevistas ficcionais.
description Este trabalho teve como objetivo compreender o ato de presentear que ocorre em relacionamentos comerciais entre provedores de serviços e consumidores. Dois métodos qualitativos foram utilizados na pesquisa: (i) entrevistas ficcionais e (ii) técnica do incidente crítico. A partir deste estudo, observou-se que a motivação para o ato de presentear em relacionamentos comercias decorreu, principalmente, da satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pelos profissionais. Os tipos de presentes citados variaram bastante, sendo os itens de uso pessoal os mais citados em relacionamentos comerciais, o que permite maior intimidade entre a díade. Os clientes narraram como data escolhida para o ato de presentear, dias comuns que sucederam o recebimento de favores ou de atendimentos satisfatórios. Os provedores de serviços, por outro lado, narraram o recebimento de presentes em datas comemorativas. Em relação ao realinhamento do relacionamento após o ato de presentear, também foram identificadas divergências nas respostas da díade. Enquanto a maior parte dos clientes fez referência ao efeito de fortalecimento do relacionamento, os profissionais mostraram-se relutantes em admitir mudanças comportamentais após o recebimento de presentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11177/8089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)
Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969554583552