A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4273 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo analisa o desenvolvimento de projetos culturais, por parte de atores sociais da chamada periferia, em áreas tradicionalmente segregadas das grandes cidades, articulados com elementos da cultura de massa e da comunicação midiática para conquistar uma visibilidade positiva na mídia hegemônica e chancelar a marca “cultura de periferia”. Concentramo-nos principalmente em ações focadas nos moradores de áreas de favelas do Rio de Janeiro, como Vigário Geral, onde o investimento em arte, cultura e comunicação, mobilizado pelo Grupo Cultural AfroReggae, passou a gerar o rompimento das fronteiras simbólicas, que afastam as pessoas “da periferia” tanto dos espaços culturais físicos quanto da mídia hegemônica. Por essa razão observamos também aspectos da relação entre periferia e mídia. PALAVRAS CHAVE: Cultura. Mídia. Periferia. Comunicação. Culture inside (from) outskirts and the outskirts inside (from) the media ABSTRACT: This article analyzes the development of cultural projects by the social actors from the so-called outskirts, in areas traditionally segregated in the big cities, articulated with elements of mass culture and communication media in order to obtain positive visibility in the mainstream media and to seal the mark "culture of the outskirts periphery". We work primarily on actions focused on the inhabitants of slum areas of Rio de Janeiro, Vigário Geral, where investment in art, culture and communication, mobilized by the Grupo Cultural Afro Reggae, started to generate the symbolic breaking of barriers which move people away from the outskirts of both the physical cultural spaces, as the mainstream media. For this reason we also see aspects of the relationship between outskirts and media. KEYWORDS: Culture.Media. Outskirts. Communication. |
id |
UFBA-5_2d1bac88642cd5d3703f4ff387cf46cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4273 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídiaRESUMO: O presente artigo analisa o desenvolvimento de projetos culturais, por parte de atores sociais da chamada periferia, em áreas tradicionalmente segregadas das grandes cidades, articulados com elementos da cultura de massa e da comunicação midiática para conquistar uma visibilidade positiva na mídia hegemônica e chancelar a marca “cultura de periferia”. Concentramo-nos principalmente em ações focadas nos moradores de áreas de favelas do Rio de Janeiro, como Vigário Geral, onde o investimento em arte, cultura e comunicação, mobilizado pelo Grupo Cultural AfroReggae, passou a gerar o rompimento das fronteiras simbólicas, que afastam as pessoas “da periferia” tanto dos espaços culturais físicos quanto da mídia hegemônica. Por essa razão observamos também aspectos da relação entre periferia e mídia. PALAVRAS CHAVE: Cultura. Mídia. Periferia. Comunicação. Culture inside (from) outskirts and the outskirts inside (from) the media ABSTRACT: This article analyzes the development of cultural projects by the social actors from the so-called outskirts, in areas traditionally segregated in the big cities, articulated with elements of mass culture and communication media in order to obtain positive visibility in the mainstream media and to seal the mark "culture of the outskirts periphery". We work primarily on actions focused on the inhabitants of slum areas of Rio de Janeiro, Vigário Geral, where investment in art, culture and communication, mobilized by the Grupo Cultural Afro Reggae, started to generate the symbolic breaking of barriers which move people away from the outskirts of both the physical cultural spaces, as the mainstream media. For this reason we also see aspects of the relationship between outskirts and media. KEYWORDS: Culture.Media. Outskirts. Communication.Universidade Federal da Bahia2010-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/427310.9771/1983-3717pcr.v2i2.4273Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade1983-371710.9771/1983-3717pcr.v2i2reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4273/3139Freitas, Guaciara Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4273Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:41Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
title |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
spellingShingle |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia Freitas, Guaciara Barbosa de |
title_short |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
title_full |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
title_fullStr |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
title_full_unstemmed |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
title_sort |
A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia |
author |
Freitas, Guaciara Barbosa de |
author_facet |
Freitas, Guaciara Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Guaciara Barbosa de |
description |
RESUMO: O presente artigo analisa o desenvolvimento de projetos culturais, por parte de atores sociais da chamada periferia, em áreas tradicionalmente segregadas das grandes cidades, articulados com elementos da cultura de massa e da comunicação midiática para conquistar uma visibilidade positiva na mídia hegemônica e chancelar a marca “cultura de periferia”. Concentramo-nos principalmente em ações focadas nos moradores de áreas de favelas do Rio de Janeiro, como Vigário Geral, onde o investimento em arte, cultura e comunicação, mobilizado pelo Grupo Cultural AfroReggae, passou a gerar o rompimento das fronteiras simbólicas, que afastam as pessoas “da periferia” tanto dos espaços culturais físicos quanto da mídia hegemônica. Por essa razão observamos também aspectos da relação entre periferia e mídia. PALAVRAS CHAVE: Cultura. Mídia. Periferia. Comunicação. Culture inside (from) outskirts and the outskirts inside (from) the media ABSTRACT: This article analyzes the development of cultural projects by the social actors from the so-called outskirts, in areas traditionally segregated in the big cities, articulated with elements of mass culture and communication media in order to obtain positive visibility in the mainstream media and to seal the mark "culture of the outskirts periphery". We work primarily on actions focused on the inhabitants of slum areas of Rio de Janeiro, Vigário Geral, where investment in art, culture and communication, mobilized by the Grupo Cultural Afro Reggae, started to generate the symbolic breaking of barriers which move people away from the outskirts of both the physical cultural spaces, as the mainstream media. For this reason we also see aspects of the relationship between outskirts and media. KEYWORDS: Culture.Media. Outskirts. Communication. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4273 10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4273 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4273 |
identifier_str_mv |
10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4273/3139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade 1983-3717 10.9771/1983-3717pcr.v2i2 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319739185496064 |