Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271 |
Resumo: | Este ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture. |
id |
UFBA-5_783cdc224e2cd7987a1e1318ab5b2c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4271 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas pluraisEste ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture.Universidade Federal da Bahia2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/427110.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade1983-371710.9771/1983-3717pcr.v2i2reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271/3348Oliveira, Maria Carolina Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4271Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:41Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
title |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
spellingShingle |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos |
title_short |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
title_full |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
title_fullStr |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
title_full_unstemmed |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
title_sort |
Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais |
author |
Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos |
author_facet |
Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos |
description |
Este ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271 10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271 |
identifier_str_mv |
10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271/3348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade 1983-3717 10.9771/1983-3717pcr.v2i2 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319739181301760 |