Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271
Resumo: Este ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture.
id UFBA-5_783cdc224e2cd7987a1e1318ab5b2c1f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4271
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas pluraisEste ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture.Universidade Federal da Bahia2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/427110.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade1983-371710.9771/1983-3717pcr.v2i2reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271/3348Oliveira, Maria Carolina Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4271Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:41Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
title Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
spellingShingle Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos
title_short Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
title_full Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
title_fullStr Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
title_full_unstemmed Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
title_sort Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
author Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos
author_facet Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos
description Este ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271
10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271
identifier_str_mv 10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4271/3348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 2 (2009): Dossiê - Cultura e Cidade
1983-3717
10.9771/1983-3717pcr.v2i2
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319739181301760