O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption. |
id |
UFBA-5_f3cb67c1aecbdf79d2d7876341fd5978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3738 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no BrasilRESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption.Universidade Federal da Bahia2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/373810.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 1 (2009): Dossiê - Cultura e Desenvolvimento1983-371710.9771/1983-3717pcr.v2i1reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738/2797Earp, Fabio Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3738Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:41Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
title |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
spellingShingle |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil Earp, Fabio Sá |
title_short |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
title_full |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
title_fullStr |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
title_full_unstemmed |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
title_sort |
O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil |
author |
Earp, Fabio Sá |
author_facet |
Earp, Fabio Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Earp, Fabio Sá |
description |
RESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738 10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738 |
identifier_str_mv |
10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738/2797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 1 (2009): Dossiê - Cultura e Desenvolvimento 1983-3717 10.9771/1983-3717pcr.v2i1 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319739173961728 |