O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Earp, Fabio Sá
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738
Resumo: RESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption.
id UFBA-5_f3cb67c1aecbdf79d2d7876341fd5978
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3738
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no BrasilRESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption.Universidade Federal da Bahia2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/373810.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 1 (2009): Dossiê - Cultura e Desenvolvimento1983-371710.9771/1983-3717pcr.v2i1reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738/2797Earp, Fabio Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3738Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:41Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
title O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
spellingShingle O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
Earp, Fabio Sá
title_short O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
title_full O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
title_fullStr O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
title_full_unstemmed O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
title_sort O espectador eventual: notas sobre a demanda por cinema no Brasil
author Earp, Fabio Sá
author_facet Earp, Fabio Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Earp, Fabio Sá
description RESUMO: Este artigo aborda o comportamento do consumidor de cinema no Brasil, procurando compreender as razões que o levam a ir e a não ir a uma sala de exibição. Toma-se como base pesquisa realizada pelo Datafolha, com dados estatísticos e informações qualitativas acerca de diversas atividades de entretenimento praticadas pelo público-alvo. O cinema aparece como uma atividade praticada coletivamente, o que é um forte atrator para o público, mas apresenta custos muito além do preço do ingresso, concorrendo por vezes de forma desfavorável com atividades como assistir filmes na televisão e em DVD. PALAVRAS-CHAVE: economia do entretenimento, economia da cultura, economia do audiovisual, economia do cinema, consumo cultural. The eventual spectator: notes concerning the movies demand in Brazil ABSTRACT: This article approaches the behavior of the movies consumer in Brazil, trying to understand reasons which make the spectator going or not going to an exhibition room. It is based on a Datafolha research, with statistic data and also qualified information about several entertainment activities practiced by the target community. The movies shows up as a collective activity, what is a strong attractive to the audience, but it presents costs that go beyond the tickets, competing in a not favorable way with watching movies in TV and DVDs. KEYWORDS: entertainment economy; culture economy; audiovisual economy; movies economy; cultural consumption.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738
10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738
identifier_str_mv 10.9771/1983-3717pcr.v2i1.3738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3738/2797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 2 n. 1 (2009): Dossiê - Cultura e Desenvolvimento
1983-3717
10.9771/1983-3717pcr.v2i1
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319739173961728