CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Elizabeth, Pinheiro, Vera, Paulino, Sergio, Peralta, Patricia, Câmara, Vinicius Bógea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Prospecção (Online)
DOI: 10.9771/cp.v10i2.17925
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925
Resumo: O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação.
id UFBA-6_6914d4801ff44118c8d8938f77cc5c51
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17925
network_acronym_str UFBA-6
network_name_str Cadernos de Prospecção (Online)
spelling CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRAPROPRIEDADE INDUSTRIALINOVAÇÃOAPROPRIAÇÃO.O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação.Universidade Federal da Bahia2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise exploratória-documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/1792510.9771/cp.v10i2.17925Cadernos de Prospecção; Vol. 10 No. 2 (2017); 137Cadernos de Prospecção; v. 10 n. 2 (2017); 1372317-00261983-1358reponame:Cadernos de Prospecção (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925/17925Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallotti, Maria-Eugênia RamosPereira, ElizabethPinheiro, VeraPaulino, SergioPeralta, PatriciaCâmara, Vinicius Bógea2017-06-30T19:45:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17925Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/nitPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/oaicadernosdeprospeccao@gmail.com || maliceribeiro@yahoo.com.br || cadernosdeprospeccao@gmail.com || saionaraluna@gmail.com2317-00261983-1358opendoar:2017-06-30T19:45:53Cadernos de Prospecção (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
title CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
spellingShingle CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
INOVAÇÃO
APROPRIAÇÃO.
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
INOVAÇÃO
APROPRIAÇÃO.
title_short CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
title_full CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
title_fullStr CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
title_full_unstemmed CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
title_sort CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
author Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
author_facet Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
Pereira, Elizabeth
Pinheiro, Vera
Paulino, Sergio
Peralta, Patricia
Câmara, Vinicius Bógea
Pereira, Elizabeth
Pinheiro, Vera
Paulino, Sergio
Peralta, Patricia
Câmara, Vinicius Bógea
author_role author
author2 Pereira, Elizabeth
Pinheiro, Vera
Paulino, Sergio
Peralta, Patricia
Câmara, Vinicius Bógea
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallotti, Maria-Eugênia Ramos
Pereira, Elizabeth
Pinheiro, Vera
Paulino, Sergio
Peralta, Patricia
Câmara, Vinicius Bógea
dc.subject.por.fl_str_mv PROPRIEDADE INDUSTRIAL
INOVAÇÃO
APROPRIAÇÃO.
topic PROPRIEDADE INDUSTRIAL
INOVAÇÃO
APROPRIAÇÃO.
description O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise exploratória-documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925
10.9771/cp.v10i2.17925
url https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925
identifier_str_mv 10.9771/cp.v10i2.17925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925/17925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Prospecção; Vol. 10 No. 2 (2017); 137
Cadernos de Prospecção; v. 10 n. 2 (2017); 137
2317-0026
1983-1358
reponame:Cadernos de Prospecção (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Cadernos de Prospecção (Online)
collection Cadernos de Prospecção (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Prospecção (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdeprospeccao@gmail.com || maliceribeiro@yahoo.com.br || cadernosdeprospeccao@gmail.com || saionaraluna@gmail.com
_version_ 1822182964746780672
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9771/cp.v10i2.17925