CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Prospecção (Online) |
DOI: | 10.9771/cp.v10i2.17925 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925 |
Resumo: | O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação. |
id |
UFBA-6_6914d4801ff44118c8d8938f77cc5c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17925 |
network_acronym_str |
UFBA-6 |
network_name_str |
Cadernos de Prospecção (Online) |
spelling |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRAPROPRIEDADE INDUSTRIALINOVAÇÃOAPROPRIAÇÃO.O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação.Universidade Federal da Bahia2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise exploratória-documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/1792510.9771/cp.v10i2.17925Cadernos de Prospecção; Vol. 10 No. 2 (2017); 137Cadernos de Prospecção; v. 10 n. 2 (2017); 1372317-00261983-1358reponame:Cadernos de Prospecção (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925/17925Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallotti, Maria-Eugênia RamosPereira, ElizabethPinheiro, VeraPaulino, SergioPeralta, PatriciaCâmara, Vinicius Bógea2017-06-30T19:45:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17925Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/nitPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/nit/oaicadernosdeprospeccao@gmail.com || maliceribeiro@yahoo.com.br || cadernosdeprospeccao@gmail.com || saionaraluna@gmail.com2317-00261983-1358opendoar:2017-06-30T19:45:53Cadernos de Prospecção (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
title |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
spellingShingle |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Gallotti, Maria-Eugênia Ramos PROPRIEDADE INDUSTRIAL INOVAÇÃO APROPRIAÇÃO. Gallotti, Maria-Eugênia Ramos PROPRIEDADE INDUSTRIAL INOVAÇÃO APROPRIAÇÃO. |
title_short |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
title_full |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
title_fullStr |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
title_sort |
CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA |
author |
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos |
author_facet |
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos Gallotti, Maria-Eugênia Ramos Pereira, Elizabeth Pinheiro, Vera Paulino, Sergio Peralta, Patricia Câmara, Vinicius Bógea Pereira, Elizabeth Pinheiro, Vera Paulino, Sergio Peralta, Patricia Câmara, Vinicius Bógea |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Elizabeth Pinheiro, Vera Paulino, Sergio Peralta, Patricia Câmara, Vinicius Bógea |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallotti, Maria-Eugênia Ramos Pereira, Elizabeth Pinheiro, Vera Paulino, Sergio Peralta, Patricia Câmara, Vinicius Bógea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROPRIEDADE INDUSTRIAL INOVAÇÃO APROPRIAÇÃO. |
topic |
PROPRIEDADE INDUSTRIAL INOVAÇÃO APROPRIAÇÃO. |
description |
O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise exploratória-documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925 10.9771/cp.v10i2.17925 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925 |
identifier_str_mv |
10.9771/cp.v10i2.17925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/17925/17925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Prospecção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Prospecção; Vol. 10 No. 2 (2017); 137 Cadernos de Prospecção; v. 10 n. 2 (2017); 137 2317-0026 1983-1358 reponame:Cadernos de Prospecção (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Cadernos de Prospecção (Online) |
collection |
Cadernos de Prospecção (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Prospecção (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdeprospeccao@gmail.com || maliceribeiro@yahoo.com.br || cadernosdeprospeccao@gmail.com || saionaraluna@gmail.com |
_version_ |
1822182964746780672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9771/cp.v10i2.17925 |