EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Angela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19027
Resumo: O artigo analisa a dinâmica da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a partir da implantação da Ford, discutindo a perspectiva do ‘lugar’ (a periferia metropolitana), dentro de uma relação assimétrica com os negócios globais na era da flexibilidade. O texto caracteriza o complexo Ford de Camaçari a partir da reestruturação produtiva e das mudanças na organização e funcionamento dos territórios e, na segunda parte, seus impactos sobre a periferia metropolitana de Salvador. Na conclusão demonstra que as mesmas circunstâncias que permitiram a vinda da montadora para Camaçari constrangem as ambições originais de melhor equacionamento entre crescimento econômico e progresso social: a flexibilidade dos novos arranjos, que tornam os espaços periféricos estratégicos, compromete o “enraizamento” do investimento; a “produção enxuta”, exígua de emprego e diligente na sua precarização, inibe os benefícios sociais. PALAVRAS CHAVE: reestruturação produtiva, mercado de trabalho, indústria automobilística, periferia metropolitana, segregação socioespacial. IN GLOBAL TIMES, A “NEW” PLACE: Ford in Bahia Ângela Franco This paper makes an analysis of the dynamics of the Metropolitan Area of Salvador (in Portuguese, RMS) starting from the implantation of Ford, discussing the perspective of the ‘local’ (the metropolitan periphery), inside of an asymmetrical relationship with global businesses in the age of flexibility. The Ford Automotive Compound is caracterized in the first part of the paper from its productive reestructuring and changes in the organization and work of territories, and, in the second part, from its impact on the the metropolitan periphery from Salvador. In its conclusion it demonstrates that the same circumstances that allowed the arrival of the automotive maker in Camaçari constrain the original ambitions of better ratio between economical growth and social progress: the flexibility of the new automotive production methods, making peripheric spaces strategic, compromises on the permanence of the investments; and the “streamlined production”, easy on job production and hard on job flexibilization inhibit social benefits. KEYWORDS: productive restructuring, job market, automobile industry, metropolitan periphery, socioespatial segregation. EN PERIODE DE MONDIALISATION, UN “NOUVEAU” LOCAL: Ford à Bahia Ângela Franco Cet article traite de l’analyse de la dynamique de la Région Métropolitaine de Salvador (RMS), à partir de l’implantation de l’usine Ford. On y discute de la perspective du “lieu” (la périphérie métropolitaine), dans une relation asymétrique avec les affaires globales à une époque de flexibilité. On y caractérise le complexe Ford de Camaçari à partir de la restructuration productive et des changements dans l’organisation et le fonctionnement des territoires. Ses impacts sur la périphérie métropolitaine de Salvador sont présentés dans la deuxième partie. En conclusion, on y démontre que ce sont les mêmes circonstances qui ont permis l’arrivée de l’usine de montage à Camaçari qui représentent une contrainte pour les ambitions qui, à l’origine, voulaient atteindre une meilleure équation entre la croissance économique et le progrès social. La flexibilité de ces nouveaux arrangements, qui rendent les espaces périphériques stratégiques, compromet “l’enracinement” des investissements, la “production exiguë”, l’exiguïté des emplois et la diligence dans leur précarisation, elle inhibe les avantages sociaux. MOTS-CLÉS: restructuration productive, marché du travail, industrie automobile, périphérie métropolitaine, ségrégation sociale et spatiale. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_04ca3260dec47988f495b0fbf5640eea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19027
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahiareestruturação produtivamercado de trabalhoindústria automobilísticaperiferia metropolitanasegregação socioespacialO artigo analisa a dinâmica da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a partir da implantação da Ford, discutindo a perspectiva do ‘lugar’ (a periferia metropolitana), dentro de uma relação assimétrica com os negócios globais na era da flexibilidade. O texto caracteriza o complexo Ford de Camaçari a partir da reestruturação produtiva e das mudanças na organização e funcionamento dos territórios e, na segunda parte, seus impactos sobre a periferia metropolitana de Salvador. Na conclusão demonstra que as mesmas circunstâncias que permitiram a vinda da montadora para Camaçari constrangem as ambições originais de melhor equacionamento entre crescimento econômico e progresso social: a flexibilidade dos novos arranjos, que tornam os espaços periféricos estratégicos, compromete o “enraizamento” do investimento; a “produção enxuta”, exígua de emprego e diligente na sua precarização, inibe os benefícios sociais. PALAVRAS CHAVE: reestruturação produtiva, mercado de trabalho, indústria automobilística, periferia metropolitana, segregação socioespacial. IN GLOBAL TIMES, A “NEW” PLACE: Ford in Bahia Ângela Franco This paper makes an analysis of the dynamics of the Metropolitan Area of Salvador (in Portuguese, RMS) starting from the implantation of Ford, discussing the perspective of the ‘local’ (the metropolitan periphery), inside of an asymmetrical relationship with global businesses in the age of flexibility. The Ford Automotive Compound is caracterized in the first part of the paper from its productive reestructuring and changes in the organization and work of territories, and, in the second part, from its impact on the the metropolitan periphery from Salvador. In its conclusion it demonstrates that the same circumstances that allowed the arrival of the automotive maker in Camaçari constrain the original ambitions of better ratio between economical growth and social progress: the flexibility of the new automotive production methods, making peripheric spaces strategic, compromises on the permanence of the investments; and the “streamlined production”, easy on job production and hard on job flexibilization inhibit social benefits. KEYWORDS: productive restructuring, job market, automobile industry, metropolitan periphery, socioespatial segregation. EN PERIODE DE MONDIALISATION, UN “NOUVEAU” LOCAL: Ford à Bahia Ângela Franco Cet article traite de l’analyse de la dynamique de la Région Métropolitaine de Salvador (RMS), à partir de l’implantation de l’usine Ford. On y discute de la perspective du “lieu” (la périphérie métropolitaine), dans une relation asymétrique avec les affaires globales à une époque de flexibilité. On y caractérise le complexe Ford de Camaçari à partir de la restructuration productive et des changements dans l’organisation et le fonctionnement des territoires. Ses impacts sur la périphérie métropolitaine de Salvador sont présentés dans la deuxième partie. En conclusion, on y démontre que ce sont les mêmes circonstances qui ont permis l’arrivée de l’usine de montage à Camaçari qui représentent une contrainte pour les ambitions qui, à l’origine, voulaient atteindre une meilleure équation entre la croissance économique et le progrès social. La flexibilité de ces nouveaux arrangements, qui rendent les espaces périphériques stratégiques, compromet “l’enracinement” des investissements, la “production exiguë”, l’exiguïté des emplois et la diligence dans leur précarisation, elle inhibe les avantages sociaux. MOTS-CLÉS: restructuration productive, marché du travail, industrie automobile, périphérie métropolitaine, ségrégation sociale et spatiale. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2010-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1902710.9771/ccrh.v22i56.19027Caderno CRH; v. 22 n. 56 (2009): DOSSIÊ: Sociologia Pública - Coord. Marco Aurélio Santana, Ruy Braga (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19027/12380Franco, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:26:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19027Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:26:24Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
title EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
spellingShingle EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
Franco, Angela
reestruturação produtiva
mercado de trabalho
indústria automobilística
periferia metropolitana
segregação socioespacial
title_short EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
title_full EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
title_fullStr EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
title_full_unstemmed EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
title_sort EM TEMPOS GLOBAIS, UM “NOVO” LOCAL: a Ford na Bahia
author Franco, Angela
author_facet Franco, Angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv reestruturação produtiva
mercado de trabalho
indústria automobilística
periferia metropolitana
segregação socioespacial
topic reestruturação produtiva
mercado de trabalho
indústria automobilística
periferia metropolitana
segregação socioespacial
description O artigo analisa a dinâmica da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a partir da implantação da Ford, discutindo a perspectiva do ‘lugar’ (a periferia metropolitana), dentro de uma relação assimétrica com os negócios globais na era da flexibilidade. O texto caracteriza o complexo Ford de Camaçari a partir da reestruturação produtiva e das mudanças na organização e funcionamento dos territórios e, na segunda parte, seus impactos sobre a periferia metropolitana de Salvador. Na conclusão demonstra que as mesmas circunstâncias que permitiram a vinda da montadora para Camaçari constrangem as ambições originais de melhor equacionamento entre crescimento econômico e progresso social: a flexibilidade dos novos arranjos, que tornam os espaços periféricos estratégicos, compromete o “enraizamento” do investimento; a “produção enxuta”, exígua de emprego e diligente na sua precarização, inibe os benefícios sociais. PALAVRAS CHAVE: reestruturação produtiva, mercado de trabalho, indústria automobilística, periferia metropolitana, segregação socioespacial. IN GLOBAL TIMES, A “NEW” PLACE: Ford in Bahia Ângela Franco This paper makes an analysis of the dynamics of the Metropolitan Area of Salvador (in Portuguese, RMS) starting from the implantation of Ford, discussing the perspective of the ‘local’ (the metropolitan periphery), inside of an asymmetrical relationship with global businesses in the age of flexibility. The Ford Automotive Compound is caracterized in the first part of the paper from its productive reestructuring and changes in the organization and work of territories, and, in the second part, from its impact on the the metropolitan periphery from Salvador. In its conclusion it demonstrates that the same circumstances that allowed the arrival of the automotive maker in Camaçari constrain the original ambitions of better ratio between economical growth and social progress: the flexibility of the new automotive production methods, making peripheric spaces strategic, compromises on the permanence of the investments; and the “streamlined production”, easy on job production and hard on job flexibilization inhibit social benefits. KEYWORDS: productive restructuring, job market, automobile industry, metropolitan periphery, socioespatial segregation. EN PERIODE DE MONDIALISATION, UN “NOUVEAU” LOCAL: Ford à Bahia Ângela Franco Cet article traite de l’analyse de la dynamique de la Région Métropolitaine de Salvador (RMS), à partir de l’implantation de l’usine Ford. On y discute de la perspective du “lieu” (la périphérie métropolitaine), dans une relation asymétrique avec les affaires globales à une époque de flexibilité. On y caractérise le complexe Ford de Camaçari à partir de la restructuration productive et des changements dans l’organisation et le fonctionnement des territoires. Ses impacts sur la périphérie métropolitaine de Salvador sont présentés dans la deuxième partie. En conclusion, on y démontre que ce sont les mêmes circonstances qui ont permis l’arrivée de l’usine de montage à Camaçari qui représentent une contrainte pour les ambitions qui, à l’origine, voulaient atteindre une meilleure équation entre la croissance économique et le progrès social. La flexibilité de ces nouveaux arrangements, qui rendent les espaces périphériques stratégiques, compromet “l’enracinement” des investissements, la “production exiguë”, l’exiguïté des emplois et la diligence dans leur précarisation, elle inhibe les avantages sociaux. MOTS-CLÉS: restructuration productive, marché du travail, industrie automobile, périphérie métropolitaine, ségrégation sociale et spatiale. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19027
10.9771/ccrh.v22i56.19027
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19027
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v22i56.19027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19027/12380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 22 n. 56 (2009): DOSSIÊ: Sociologia Pública - Coord. Marco Aurélio Santana, Ruy Braga (Org.)
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699053563346944