O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699 |
Resumo: | O texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
id |
UFBA-7_190528523597c691312d1da4f9a3b86e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18699 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃOO texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2006-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1869910.9771/ccrh.v11i29.18699Caderno CRH; v. 11 n. 29 (1998): DOSSIÊ: Gênero e Família - Alda Britto da Motta (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699/12072Fartes, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T11:21:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18699Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-01T11:21:44Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
title |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
spellingShingle |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO Fartes, Vera Lúcia |
title_short |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
title_full |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
title_fullStr |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
title_sort |
O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO |
author |
Fartes, Vera Lúcia |
author_facet |
Fartes, Vera Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fartes, Vera Lúcia |
description |
O texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699 10.9771/ccrh.v11i29.18699 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v11i29.18699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699/12072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 11 n. 29 (1998): DOSSIÊ: Gênero e Família - Alda Britto da Motta (Org.) 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699052086951936 |