O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fartes, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699
Resumo: O texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_190528523597c691312d1da4f9a3b86e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18699
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃOO texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2006-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1869910.9771/ccrh.v11i29.18699Caderno CRH; v. 11 n. 29 (1998): DOSSIÊ: Gênero e Família - Alda Britto da Motta (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699/12072Fartes, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T11:21:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18699Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-01T11:21:44Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
title O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
spellingShingle O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
Fartes, Vera Lúcia
title_short O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
title_full O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
title_fullStr O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
title_full_unstemmed O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
title_sort O DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA E EDUCAÇÃO COMO CHAVE PARA ENTENDIMENTO DA AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
author Fartes, Vera Lúcia
author_facet Fartes, Vera Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fartes, Vera Lúcia
description O texto faz parte de um conjunto mais amplo de discussões que visam alargar o espectro da questão atual da qualificação, num esforço para reconduzi-la a um de seus principais campos de origem: a Educação. Nesse sentido, interessa-nos alcançar o que poderíamos chamar de ‘‘ponta’’ do processo, na qual entendemos que se encontra enraizada a aquisição da qualificação. Dentre as discussões que a aquisição da qualificação suscita, destaca- se uma já clássica para o campo educacional: tratase da polêmica questão da educação como propiciadora de ‘‘capital humano’’ com as quais se envolveu boa parte do pensamento educacional nos anos 1960/80. É nosso propósito retratá-la, na busca de novos significados que permitam atualizar as discussões para o contexto dos anos 90. PALAVRAS-CHAVE: Educação, trabalho, qualificação, economia, capital THE ECONOMY AND EDUCATION DIALOG AS A KEY FOR UNDERSTANDING THE ACQUISITION OF QUALIFICATION The text is part of broader set of discussions to enable the expansion of the present qualification issue in an effort to redirect it to one of its main fields of origin: Education. In this sense, we are interested in reaching what we can call the “tip” of the process, where we think the acquisition of qualification is rooted. A classical discussion stands out in the educational field among the discussions fomented by the qualification of acquisition: the polemic issue of education as a “human capital” increment, on which was based most of the educational thinking in the 60s and 80s. Our goal is to sketch its picture, searching new meanings that enable discussions in the context of the 90’s. KEYWORDS: Education, work, qualification, economy, capital Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699
10.9771/ccrh.v11i29.18699
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v11i29.18699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18699/12072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 11 n. 29 (1998): DOSSIÊ: Gênero e Família - Alda Britto da Motta (Org.)
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699052086951936