A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260 |
Resumo: | Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
id |
UFBA-7_1f886303c97e9ec2840fc087cb53fc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19260 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana cariocaSociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2013-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Método configuracional, enfoca processo de alteração de costume do ponto de vista da mudança nos modos de simbolização e expressão artísticaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1926010.9771/ccrh.v26i67.19260Caderno CRH; v. 26 n. 67 (2013): DOSSIÊ: Estágios Último da Crise: dimensões. Coord. Jorge Nóvoa1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260/12502Farias, Edson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:16:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19260Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:16:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
title |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
spellingShingle |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca Farias, Edson Silva Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação. |
title_short |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
title_full |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
title_fullStr |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
title_full_unstemmed |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
title_sort |
A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca |
author |
Farias, Edson Silva |
author_facet |
Farias, Edson Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Edson Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação. |
topic |
Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação. |
description |
Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" Método configuracional, enfoca processo de alteração de costume do ponto de vista da mudança nos modos de simbolização e expressão artística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260 10.9771/ccrh.v26i67.19260 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v26i67.19260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260/12502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 26 n. 67 (2013): DOSSIÊ: Estágios Último da Crise: dimensões. Coord. Jorge Nóvoa 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699054204026880 |