A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Edson Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260
Resumo: Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_1f886303c97e9ec2840fc087cb53fc20
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19260
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana cariocaSociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2013-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Método configuracional, enfoca processo de alteração de costume do ponto de vista da mudança nos modos de simbolização e expressão artísticaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1926010.9771/ccrh.v26i67.19260Caderno CRH; v. 26 n. 67 (2013): DOSSIÊ: Estágios Último da Crise: dimensões. Coord. Jorge Nóvoa1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260/12502Farias, Edson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:16:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19260Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:16:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
title A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
spellingShingle A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
Farias, Edson Silva
Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.
title_short A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
title_full A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
title_fullStr A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
title_full_unstemmed A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
title_sort A AFIRMAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
author Farias, Edson Silva
author_facet Farias, Edson Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Edson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.
topic Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.
description Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Cultura Urbana. Desfile de Carnaval. Comunicação.CARNIVAL PARADE AND CULTURAL NETWORKS OF THE URBAN RESIDENTS OF RIO DE JANEIRO Edson Silva Farias In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainmentesthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectualartist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle. KEY WORDS: Sociology. Urban culture. Carnival parade. Communication.DEFILÉ DE CARNAVAL ET CANEVAS DE LA CULTURE POPULAIRE URBAINE CARIOCA Edson Silva Farias Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique “Défilé de Carnaval”, à Rio de Janeiro, l’argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l’artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d’une différenciation fonctionnelle relative à l’ascension de la tâche et à la manière dont s’affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L’analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l’accent, d’une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l’intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d’autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d’images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque. MOTS-CLÉS: Sociologie. Culture urbaine. Défilé de carnaval. Communication. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
Método configuracional, enfoca processo de alteração de costume do ponto de vista da mudança nos modos de simbolização e expressão artística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260
10.9771/ccrh.v26i67.19260
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v26i67.19260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19260/12502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 26 n. 67 (2013): DOSSIÊ: Estágios Último da Crise: dimensões. Coord. Jorge Nóvoa
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699054204026880