A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Barbosa, Maria Ligia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tagliari Santos, Clarissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19278
Resumo: Este artigo propõe-se a analisar as diferenças entre cursos pertencentes a três áreas de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) quanto à sua capacidade para oferecer maior igualdade de oportunidades no momento de expansão e diversificação do ensino superior brasileiro. O estudo foi realizado a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), combinando a nota geral da prova às respostas do questionário socioeconômico dos alunos, de forma a avaliar as associações entre o financiamento dos estudos de graduação e o desempenho e permanência nos diferentes cursos. Ao mesmo tempo em que os resultados confirmam as diferenças entre as áreas de conhecimento, também indicam a importância desses mecanismos de custeio das despesas para a finalização dos cursos. Verificam-se diferenças significativas em cada curso quanto ao desempenho associado a cada tipo de bolsa e de financiamento. PALAVRAS-CHAVE: ensino superior, áreas de conhecimento, igualdade de oportunidades, financiamentos e bolsas. THE SOCIAL PERMEABILITY OF THE CAREERS ON HIGHER EDUCATION Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos This article propose the analyses the differences between courses belonging to three areas of knowledge (biological, exact and human sciences) as theirs capability to offer greater equality of opportunities at the moment of expansion and diversification in Brazilian higher education. The study was conducted from micro-data of the National Exam of students Performance (ENADE), combining the general marks of the exam the answers of the socio-economical questionnaire of the students, in such a way to evaluate the association between under graduate student’s grants and the performance and the staying in different courses. At the same time that the results confirm the differences between fields of knowledge it also indicates the importance of those tools of financing expenses for the conclusion of the course. It was verified that different significant in each course in relation to the performance associated to each type of scholarship and financing, KEY WORDS: higher eduction, fields of knowledge, equality of opportunities, financing and scholarship. LA PERMÉABILITÉ SOCIALE DES CARRIÈRES DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos Cet article présente les différences entre les cours liés à trois domaines de la connaissance (sciences biologiques, exactes et humaines). Il se propose d’analyser leur capacité d’offrir une plus grande égalité de chance, au moment de l’expansion et de la diversification de l’enseignement supérieur au Brésil. L’étude est réalisée à partir des micro données de l’ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Examen National des Connaissances des Étudiants). Elle met en relation la note finale de l’Examen et les réponses au questionnaire socioéconomique des étudiants. Elle évalue la relation entre le financement des études universitaires et les résultats et la permanence dans les différents cours. Alors que les résultats confirment les différences entre les aires de connaissance, ils indiquent aussi l’importance de ces mécanismes de financements indispensables pour terminer les cours. On peut confirmer aussi des différences significatives dans chaque cours quant aux résultats associés à chaque type de bourse et de prêt. MOTS-CLÉS: enseignement supérieur, domaines de la connaissance, égalités de chance, prêts et bourses. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh
id UFBA-7_25472ae9dd1d0f8bf8e138096bbb4385
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19278
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIORensino superioráreas de conhecimentoigualdade de oportunidadesfinanciamentos e bolsasEste artigo propõe-se a analisar as diferenças entre cursos pertencentes a três áreas de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) quanto à sua capacidade para oferecer maior igualdade de oportunidades no momento de expansão e diversificação do ensino superior brasileiro. O estudo foi realizado a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), combinando a nota geral da prova às respostas do questionário socioeconômico dos alunos, de forma a avaliar as associações entre o financiamento dos estudos de graduação e o desempenho e permanência nos diferentes cursos. Ao mesmo tempo em que os resultados confirmam as diferenças entre as áreas de conhecimento, também indicam a importância desses mecanismos de custeio das despesas para a finalização dos cursos. Verificam-se diferenças significativas em cada curso quanto ao desempenho associado a cada tipo de bolsa e de financiamento. PALAVRAS-CHAVE: ensino superior, áreas de conhecimento, igualdade de oportunidades, financiamentos e bolsas. THE SOCIAL PERMEABILITY OF THE CAREERS ON HIGHER EDUCATION Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos This article propose the analyses the differences between courses belonging to three areas of knowledge (biological, exact and human sciences) as theirs capability to offer greater equality of opportunities at the moment of expansion and diversification in Brazilian higher education. The study was conducted from micro-data of the National Exam of students Performance (ENADE), combining the general marks of the exam the answers of the socio-economical questionnaire of the students, in such a way to evaluate the association between under graduate student’s grants and the performance and the staying in different courses. At the same time that the results confirm the differences between fields of knowledge it also indicates the importance of those tools of financing expenses for the conclusion of the course. It was verified that different significant in each course in relation to the performance associated to each type of scholarship and financing, KEY WORDS: higher eduction, fields of knowledge, equality of opportunities, financing and scholarship. LA PERMÉABILITÉ SOCIALE DES CARRIÈRES DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos Cet article présente les différences entre les cours liés à trois domaines de la connaissance (sciences biologiques, exactes et humaines). Il se propose d’analyser leur capacité d’offrir une plus grande égalité de chance, au moment de l’expansion et de la diversification de l’enseignement supérieur au Brésil. L’étude est réalisée à partir des micro données de l’ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Examen National des Connaissances des Étudiants). Elle met en relation la note finale de l’Examen et les réponses au questionnaire socioéconomique des étudiants. Elle évalue la relation entre le financement des études universitaires et les résultats et la permanence dans les différents cours. Alors que les résultats confirment les différences entre les aires de connaissance, ils indiquent aussi l’importance de ces mécanismes de financements indispensables pour terminer les cours. On peut confirmer aussi des différences significatives dans chaque cours quant aux résultats associés à chaque type de bourse et de prêt. MOTS-CLÉS: enseignement supérieur, domaines de la connaissance, égalités de chance, prêts et bourses. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrhUniversidade Federal da Bahia2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1927810.9771/ccrh.v24i63.19278Caderno CRH; v. 24 n. 63 (2011): DOSSIÊ: Conhecimento e Inovação. Coord. Sonia K. Guimarães1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19278/12510de Oliveira Barbosa, Maria LigiaTagliari Santos, Clarissainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:21:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19278Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:21:06Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
title A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
de Oliveira Barbosa, Maria Ligia
ensino superior
áreas de conhecimento
igualdade de oportunidades
financiamentos e bolsas
title_short A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
title_full A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
title_sort A PERMEABILIDADE SOCIAL DAS CARREIRAS DO ENSINO SUPERIOR
author de Oliveira Barbosa, Maria Ligia
author_facet de Oliveira Barbosa, Maria Ligia
Tagliari Santos, Clarissa
author_role author
author2 Tagliari Santos, Clarissa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Barbosa, Maria Ligia
Tagliari Santos, Clarissa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
áreas de conhecimento
igualdade de oportunidades
financiamentos e bolsas
topic ensino superior
áreas de conhecimento
igualdade de oportunidades
financiamentos e bolsas
description Este artigo propõe-se a analisar as diferenças entre cursos pertencentes a três áreas de conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) quanto à sua capacidade para oferecer maior igualdade de oportunidades no momento de expansão e diversificação do ensino superior brasileiro. O estudo foi realizado a partir dos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), combinando a nota geral da prova às respostas do questionário socioeconômico dos alunos, de forma a avaliar as associações entre o financiamento dos estudos de graduação e o desempenho e permanência nos diferentes cursos. Ao mesmo tempo em que os resultados confirmam as diferenças entre as áreas de conhecimento, também indicam a importância desses mecanismos de custeio das despesas para a finalização dos cursos. Verificam-se diferenças significativas em cada curso quanto ao desempenho associado a cada tipo de bolsa e de financiamento. PALAVRAS-CHAVE: ensino superior, áreas de conhecimento, igualdade de oportunidades, financiamentos e bolsas. THE SOCIAL PERMEABILITY OF THE CAREERS ON HIGHER EDUCATION Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos This article propose the analyses the differences between courses belonging to three areas of knowledge (biological, exact and human sciences) as theirs capability to offer greater equality of opportunities at the moment of expansion and diversification in Brazilian higher education. The study was conducted from micro-data of the National Exam of students Performance (ENADE), combining the general marks of the exam the answers of the socio-economical questionnaire of the students, in such a way to evaluate the association between under graduate student’s grants and the performance and the staying in different courses. At the same time that the results confirm the differences between fields of knowledge it also indicates the importance of those tools of financing expenses for the conclusion of the course. It was verified that different significant in each course in relation to the performance associated to each type of scholarship and financing, KEY WORDS: higher eduction, fields of knowledge, equality of opportunities, financing and scholarship. LA PERMÉABILITÉ SOCIALE DES CARRIÈRES DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR Maria Ligia de Oliveira Barbosa Clarissa Tagliari Santos Cet article présente les différences entre les cours liés à trois domaines de la connaissance (sciences biologiques, exactes et humaines). Il se propose d’analyser leur capacité d’offrir une plus grande égalité de chance, au moment de l’expansion et de la diversification de l’enseignement supérieur au Brésil. L’étude est réalisée à partir des micro données de l’ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Examen National des Connaissances des Étudiants). Elle met en relation la note finale de l’Examen et les réponses au questionnaire socioéconomique des étudiants. Elle évalue la relation entre le financement des études universitaires et les résultats et la permanence dans les différents cours. Alors que les résultats confirment les différences entre les aires de connaissance, ils indiquent aussi l’importance de ces mécanismes de financements indispensables pour terminer les cours. On peut confirmer aussi des différences significatives dans chaque cours quant aux résultats associés à chaque type de bourse et de prêt. MOTS-CLÉS: enseignement supérieur, domaines de la connaissance, égalités de chance, prêts et bourses. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19278
10.9771/ccrh.v24i63.19278
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19278
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v24i63.19278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19278/12510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 24 n. 63 (2011): DOSSIÊ: Conhecimento e Inovação. Coord. Sonia K. Guimarães
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699054224998400