NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Benevides, Mario Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes Pinheiro, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826
Resumo: Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur.
id UFBA-7_434face8e6d700e5aa997494aa25565e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19826
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILABmetodologialusofonianarrativasestudos de trajetóriaeducação superior.Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur.Universidade Federal da Bahia2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Estudos de trajetória.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1982610.9771/ccrh.v31i82.19826Caderno CRH; v. 31 n. 82 (2018): Dossiê: ATORES EM DISPUTAS URBANAS. Coord. MARIA GABRIELA HITA; JOHN GLEDHILL; 169-1861983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826/16595Castro Benevides, Mario HenriqueLopes Pinheiro, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T23:24:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19826Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2019-09-22T23:24:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
title NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
spellingShingle NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
Castro Benevides, Mario Henrique
metodologia
lusofonia
narrativas
estudos de trajetória
educação superior.
title_short NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
title_full NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
title_fullStr NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
title_full_unstemmed NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
title_sort NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
author Castro Benevides, Mario Henrique
author_facet Castro Benevides, Mario Henrique
Lopes Pinheiro, Carlos Henrique
author_role author
author2 Lopes Pinheiro, Carlos Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Benevides, Mario Henrique
Lopes Pinheiro, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia
lusofonia
narrativas
estudos de trajetória
educação superior.
topic metodologia
lusofonia
narrativas
estudos de trajetória
educação superior.
description Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
Estudos de trajetória.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826
10.9771/ccrh.v31i82.19826
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v31i82.19826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826/16595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 31 n. 82 (2018): Dossiê: ATORES EM DISPUTAS URBANAS. Coord. MARIA GABRIELA HITA; JOHN GLEDHILL; 169-186
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699055199125504