NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826 |
Resumo: | Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur. |
id |
UFBA-7_434face8e6d700e5aa997494aa25565e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19826 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILABmetodologialusofonianarrativasestudos de trajetóriaeducação superior.Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur.Universidade Federal da Bahia2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Estudos de trajetória.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1982610.9771/ccrh.v31i82.19826Caderno CRH; v. 31 n. 82 (2018): Dossiê: ATORES EM DISPUTAS URBANAS. Coord. MARIA GABRIELA HITA; JOHN GLEDHILL; 169-1861983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826/16595Castro Benevides, Mario HenriqueLopes Pinheiro, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T23:24:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19826Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2019-09-22T23:24:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
title |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
spellingShingle |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB Castro Benevides, Mario Henrique metodologia lusofonia narrativas estudos de trajetória educação superior. |
title_short |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
title_full |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
title_fullStr |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
title_sort |
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB |
author |
Castro Benevides, Mario Henrique |
author_facet |
Castro Benevides, Mario Henrique Lopes Pinheiro, Carlos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Pinheiro, Carlos Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro Benevides, Mario Henrique Lopes Pinheiro, Carlos Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia lusofonia narrativas estudos de trajetória educação superior. |
topic |
metodologia lusofonia narrativas estudos de trajetória educação superior. |
description |
Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara. NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILABTaking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education. NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILABEn prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" Estudos de trajetória. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826 10.9771/ccrh.v31i82.19826 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v31i82.19826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19826/16595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 31 n. 82 (2018): Dossiê: ATORES EM DISPUTAS URBANAS. Coord. MARIA GABRIELA HITA; JOHN GLEDHILL; 169-186 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699055199125504 |