PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
id |
UFBA-7_72f12d3c3f7cfa8eb758309085f0ec63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18712 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1871210.9771/ccrh.v12i30.18712Caderno CRH; v. 12 n. 30 (1999): v. 12, n. 30/31 (1999) DOSSIÊ: Espaço Público, Questões de Método - Anete Brito Leal Ivo, Michèle Ferrand1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712/12085Ferrand, Michèleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T11:33:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18712Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-01T11:33:37Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
title |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
spellingShingle |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" Ferrand, Michèle |
title_short |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
title_full |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
title_fullStr |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
title_full_unstemmed |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
title_sort |
PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA" |
author |
Ferrand, Michèle |
author_facet |
Ferrand, Michèle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrand, Michèle |
description |
Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712 10.9771/ccrh.v12i30.18712 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v12i30.18712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712/12085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 12 n. 30 (1999): v. 12, n. 30/31 (1999) DOSSIÊ: Espaço Público, Questões de Método - Anete Brito Leal Ivo, Michèle Ferrand 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699052110020608 |