PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrand, Michèle
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712
Resumo: Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_72f12d3c3f7cfa8eb758309085f0ec63
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18712
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1871210.9771/ccrh.v12i30.18712Caderno CRH; v. 12 n. 30 (1999): v. 12, n. 30/31 (1999) DOSSIÊ: Espaço Público, Questões de Método - Anete Brito Leal Ivo, Michèle Ferrand1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712/12085Ferrand, Michèleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T11:33:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18712Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-01T11:33:37Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
title PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
spellingShingle PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
Ferrand, Michèle
title_short PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
title_full PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
title_fullStr PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
title_full_unstemmed PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
title_sort PARA UMA LEITURA SIMULTÂNEA DO QUALITATIVO E DO QUANTITATIVO: O EXEMPLO DE "CONTAR SUA VIDA"
author Ferrand, Michèle
author_facet Ferrand, Michèle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrand, Michèle
description Este artigo tem como objetivos colocar a necessidade de ultrapassar-se a oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e defender a idéia de seu uso articulado sobre um mesmo campo de investigação. A pesquisa consistiu em pôr à prova as informações obtidas através de um questionário biográfico padrão (isto é, que observava as principais etapas da vida da pessoa pesquisada a partir da sua saída da família de origem), confrontando-as com aquelas fornecidas pelas historias de vida recolhidas com as mesmas pessoas. A comparação mostra que os dois métodos permitem identificar as regularidades que emergem da variedade das experiências individuais e que a qualidade das informações obtidas é menos diferente e mais complementar. A situação de pesquisa — por questionário ou entrevista — exige, por parte do pesquisado, a produção de um sentido que dá coerência a sua vida e exprime-se em uma “mensagem ” que fundamenta tanto a narrativa de vida quanto a maneira de responder ao questionário. PALAVRAS-CHAVE: História de vida, questionário biográfico, longitudinal, vida familiar e vida profissional, gênero. FOR A SIMULTANEOUS READING OF THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE: THE EXAMPLE OF “TELLING YOUR LIFE STORY”. The objective of this article is to show the need of overcoming the opposition between the quantitative and qualitative approaches and advocates the idea of their articulated uses on the same field of investigation. The research consisted of testing the obtained information by means of a standard biographic survey (namely, one that observed the main stages of life of the surveyed person after leaving the family of origin), comparing them with the information supplied by the histories of life told indirectly by other people. The comparison shows that the two methods enable the identification of the regularities emerging from the variety of the individual experiences, and that the obtained information is less different and more supplementary. The way the research was conducted – interview or questionnaire, demands from the interviewee, the result of a meaningful sense coherent to his/her life and expressed in a “message” that fundaments both the narrative of life and the way of answering the questionnaire”. KEY WORDS: History of life, biographic questionnaire, longitudinal, familiar life and professional life and gender Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712
10.9771/ccrh.v12i30.18712
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v12i30.18712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18712/12085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 12 n. 30 (1999): v. 12, n. 30/31 (1999) DOSSIÊ: Espaço Público, Questões de Método - Anete Brito Leal Ivo, Michèle Ferrand
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699052110020608