COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Carlos R. S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Conceição, Francisco Carlos, Saba M’Bunde, Timóteo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/20072
Resumo: Estudos sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento (principalmente nas suas vertentes Norte-Sul e Sul-Sul) têm demonstrado que existem tipos distintos de experiências históricas que mobilizam diferentes atores domésticos e priorizam agendas temáticas com base em motivações políticas e desenhos institucionais variados. Este artigo centra-se nas estratégias do Brasil como fornecedor de cooperação no campo da educação, analisando suas tendências gerais, agendas e atores, contradições e tensões entre interesses públicos e privados. Empiricamente, o artigo também analisa essas questões a partir da atuação brasileira nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com foco no caso de Moçambique e considerando as percepções dos países com os quais o governo brasileiro coopera. Palavras-chave: Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.SOUTH-SOUTH COOPERATION IN EDUCATION AND RELATIONS BRAZIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Studies on North-South and South-South development cooperation have demonstrated that there are distinct types of historical experiences, with multiple domestic actors being involved and thematic agendas being reinforced based on different political motivations, as well as various institutional designs conceived by national governments in order to implement their international development cooperation (IDC) strategies. This paper focuses on Brazil’s strategies as a provider of IDC in the field of education (IDC/ED), analysing its general trends, institutional design, agendas and actors, but also presenting an overview of Brazilian IDC/ED in Portuguese-Speaking African Countries (PALOPS), with a case-study on Mozambique, and taking into account the perceptions of beneficiaries. Keywords: International development cooperation. South-South cooperation. Brazilian foreign policy. Brazil-Africa relations. Portuguese-speaking African countries.COOPÉRATION SUD-SUD DANS L’ENSEIGNEMENT ET RELATIONS BRÉSIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Des études sur la coopération internationale au développement (Nord-Sud et Sud-Sud) ont démontré qu’il existe différents types d’expériences historiques, avec de multiples acteurs nationaux étant impliquées et des agendas thématiques fondées sur des motivations politiques différentes, ainsi que des modèles institutionnels conçus par les autorités nationales afin de mettre en oeuvre leurs stratégies de coopération internationale au développement (CID). Ce document met l’accent sur les stratégies du Brésil en tant que fournisseur de CID dans le domaine de l’éducation (CID/ED), en analysant ses tendances générales, la conception institutionnelle, des agendas et des acteurs, mais présentant également un aperçu de la CID/ED du Brésil dans les pays africains de langue officielle portugaise (PALOP), avec une étude de cas sur le Mozambique, et ceci en tenant compte des perceptions des bénéficiaires. Mots clés: Coopération internationale pour le développement. Coopération Sud-Sud. Politique étrangère brésilienne. Relations Brésil- Afrique. Pays africains de langue officielle portugaise. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
id UFBA-7_8d15fe2e2edd855f808a8bb71ea6da36
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20072
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOPCooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.Estudos sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento (principalmente nas suas vertentes Norte-Sul e Sul-Sul) têm demonstrado que existem tipos distintos de experiências históricas que mobilizam diferentes atores domésticos e priorizam agendas temáticas com base em motivações políticas e desenhos institucionais variados. Este artigo centra-se nas estratégias do Brasil como fornecedor de cooperação no campo da educação, analisando suas tendências gerais, agendas e atores, contradições e tensões entre interesses públicos e privados. Empiricamente, o artigo também analisa essas questões a partir da atuação brasileira nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com foco no caso de Moçambique e considerando as percepções dos países com os quais o governo brasileiro coopera. Palavras-chave: Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.SOUTH-SOUTH COOPERATION IN EDUCATION AND RELATIONS BRAZIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Studies on North-South and South-South development cooperation have demonstrated that there are distinct types of historical experiences, with multiple domestic actors being involved and thematic agendas being reinforced based on different political motivations, as well as various institutional designs conceived by national governments in order to implement their international development cooperation (IDC) strategies. This paper focuses on Brazil’s strategies as a provider of IDC in the field of education (IDC/ED), analysing its general trends, institutional design, agendas and actors, but also presenting an overview of Brazilian IDC/ED in Portuguese-Speaking African Countries (PALOPS), with a case-study on Mozambique, and taking into account the perceptions of beneficiaries. Keywords: International development cooperation. South-South cooperation. Brazilian foreign policy. Brazil-Africa relations. Portuguese-speaking African countries.COOPÉRATION SUD-SUD DANS L’ENSEIGNEMENT ET RELATIONS BRÉSIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Des études sur la coopération internationale au développement (Nord-Sud et Sud-Sud) ont démontré qu’il existe différents types d’expériences historiques, avec de multiples acteurs nationaux étant impliquées et des agendas thématiques fondées sur des motivations politiques différentes, ainsi que des modèles institutionnels conçus par les autorités nationales afin de mettre en oeuvre leurs stratégies de coopération internationale au développement (CID). Ce document met l’accent sur les stratégies du Brésil en tant que fournisseur de CID dans le domaine de l’éducation (CID/ED), en analysant ses tendances générales, la conception institutionnelle, des agendas et des acteurs, mais présentant également un aperçu de la CID/ED du Brésil dans les pays africains de langue officielle portugaise (PALOP), avec une étude de cas sur le Mozambique, et ceci en tenant compte des perceptions des bénéficiaires. Mots clés: Coopération internationale pour le développement. Coopération Sud-Sud. Politique étrangère brésilienne. Relations Brésil- Afrique. Pays africains de langue officielle portugaise. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Universidade Federal da Bahia2016-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/2007210.9771/ccrh.v29i76.20072Caderno CRH; v. 29 n. 76 (2016): V. 29, nº 76, jan./abr. 2016. Dossiê: A COOPERAÇÃO SUL-SUL DO BRASIL COM A ÁFRICA. Coord. Enara Echart Muñoz1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/20072/12702Milani, Carlos R. S.da Conceição, Francisco CarlosSaba M’Bunde, Timóteoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T13:50:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20072Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-25T13:50:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
title COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
spellingShingle COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
Milani, Carlos R. S.
Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.
title_short COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
title_full COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
title_fullStr COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
title_full_unstemmed COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
title_sort COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP
author Milani, Carlos R. S.
author_facet Milani, Carlos R. S.
da Conceição, Francisco Carlos
Saba M’Bunde, Timóteo
author_role author
author2 da Conceição, Francisco Carlos
Saba M’Bunde, Timóteo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Carlos R. S.
da Conceição, Francisco Carlos
Saba M’Bunde, Timóteo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.
topic Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.
description Estudos sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento (principalmente nas suas vertentes Norte-Sul e Sul-Sul) têm demonstrado que existem tipos distintos de experiências históricas que mobilizam diferentes atores domésticos e priorizam agendas temáticas com base em motivações políticas e desenhos institucionais variados. Este artigo centra-se nas estratégias do Brasil como fornecedor de cooperação no campo da educação, analisando suas tendências gerais, agendas e atores, contradições e tensões entre interesses públicos e privados. Empiricamente, o artigo também analisa essas questões a partir da atuação brasileira nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com foco no caso de Moçambique e considerando as percepções dos países com os quais o governo brasileiro coopera. Palavras-chave: Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.SOUTH-SOUTH COOPERATION IN EDUCATION AND RELATIONS BRAZIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Studies on North-South and South-South development cooperation have demonstrated that there are distinct types of historical experiences, with multiple domestic actors being involved and thematic agendas being reinforced based on different political motivations, as well as various institutional designs conceived by national governments in order to implement their international development cooperation (IDC) strategies. This paper focuses on Brazil’s strategies as a provider of IDC in the field of education (IDC/ED), analysing its general trends, institutional design, agendas and actors, but also presenting an overview of Brazilian IDC/ED in Portuguese-Speaking African Countries (PALOPS), with a case-study on Mozambique, and taking into account the perceptions of beneficiaries. Keywords: International development cooperation. South-South cooperation. Brazilian foreign policy. Brazil-Africa relations. Portuguese-speaking African countries.COOPÉRATION SUD-SUD DANS L’ENSEIGNEMENT ET RELATIONS BRÉSIL-PALOP Carlos R. S. Milani Francisco Carlos da Conceição Timóteo Saba M’Bunde Des études sur la coopération internationale au développement (Nord-Sud et Sud-Sud) ont démontré qu’il existe différents types d’expériences historiques, avec de multiples acteurs nationaux étant impliquées et des agendas thématiques fondées sur des motivations politiques différentes, ainsi que des modèles institutionnels conçus par les autorités nationales afin de mettre en oeuvre leurs stratégies de coopération internationale au développement (CID). Ce document met l’accent sur les stratégies du Brésil en tant que fournisseur de CID dans le domaine de l’éducation (CID/ED), en analysant ses tendances générales, la conception institutionnelle, des agendas et des acteurs, mais présentant également un aperçu de la CID/ED du Brésil dans les pays africains de langue officielle portugaise (PALOP), avec une étude de cas sur le Mozambique, et ceci en tenant compte des perceptions des bénéficiaires. Mots clés: Coopération internationale pour le développement. Coopération Sud-Sud. Politique étrangère brésilienne. Relations Brésil- Afrique. Pays africains de langue officielle portugaise. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/20072
10.9771/ccrh.v29i76.20072
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/20072
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v29i76.20072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/20072/12702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 29 n. 76 (2016): V. 29, nº 76, jan./abr. 2016. Dossiê: A COOPERAÇÃO SUL-SUL DO BRASIL COM A ÁFRICA. Coord. Enara Echart Muñoz
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1826230237880385536