OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Eliska
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18933
Resumo: Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o “cinema de autor” e a que se enquadra em um suposto “fim” da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição “arte versus indústria”. Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de “alto” versus “baixo” e “educado” versus “vulgar”. PALAVRAS-CHAVE: crítica cinematográfica, sociologia da cultura, teoria da recepção. GLANCES OF THE RECEPTION, THE CINEMATOGRAPHIC CRITIC IN TWO TIMES Eliska Altmann Based in propositions of the theory of reception, in the field of sociology of the culture, this paper discusses the role of the cinematographic review starting from two positions: the one that defends ‘author’s movies’ and the one that assumes a supposed end of the critical function. The persistent debate opposing art or author’s movies (‘refined’) to (‘easy’) industrial and massive ones seems as old as movies themselves and reduces movies to the mere opposition of ‘art versus industry’. That seems still today as an fulcral argument in the field of criticism. The complexification of cinematographic and artistic thought implies in a displacement of its reception and, consequently, of its sociology. In that sense, one intends to debate the possible relocalizations of concepts, such as the ones that reduce movies to high’ versus ‘low’ and ‘educated’ versus ‘vulgar’. KEYWORDS: cinematographic critic, sociology of the culture, reception theory. LES REGARDS DE LA RECEPTION, LA CRITIQUE CINÉMATOGRAPHIQUE EN DEUX TEMPS Eliska Altmann Sur base de propositions de la théorie de la réception, dans le champ de la sociologie de la culture, l’article discute le rôle de la critique cinématographique à partir de deux positions: celle qui défend le “cinéma d’auteur” et celle qui croit en la “fin” de la fonction critique. La dispute persistante qui oppose le cinéma (sophistiqué) de l’art ou de l’auteur à un industriel (facile) semble si ancien tant que le cinéma lui-même est réduit à la pure opposition “l’art contre l’industrie”. Celui-ci semble encore aujourd’hui un argument définitive dans le domaine de la critique. La complexité de la penseé cinématographique et artistique implique elle-même une dislocation de sa réception et, par conséquent, de sa sociologie. L’article se prétend, donc, a élargir le débat, en re-localisant des concepts comme ces qui entourent la culture sur la distinction “culture populaire” versus “culture de l’élite”. MOTS-CLÉS: critique cinématographique, sociologie de la culture, théorie de la réception. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
id UFBA-7_cacaefdcf82ecef414b672139496cb2b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18933
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOScrítica cinematográficasociologia da culturateoria da recepçãoCom base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o “cinema de autor” e a que se enquadra em um suposto “fim” da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição “arte versus indústria”. Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de “alto” versus “baixo” e “educado” versus “vulgar”. PALAVRAS-CHAVE: crítica cinematográfica, sociologia da cultura, teoria da recepção. GLANCES OF THE RECEPTION, THE CINEMATOGRAPHIC CRITIC IN TWO TIMES Eliska Altmann Based in propositions of the theory of reception, in the field of sociology of the culture, this paper discusses the role of the cinematographic review starting from two positions: the one that defends ‘author’s movies’ and the one that assumes a supposed end of the critical function. The persistent debate opposing art or author’s movies (‘refined’) to (‘easy’) industrial and massive ones seems as old as movies themselves and reduces movies to the mere opposition of ‘art versus industry’. That seems still today as an fulcral argument in the field of criticism. The complexification of cinematographic and artistic thought implies in a displacement of its reception and, consequently, of its sociology. In that sense, one intends to debate the possible relocalizations of concepts, such as the ones that reduce movies to high’ versus ‘low’ and ‘educated’ versus ‘vulgar’. KEYWORDS: cinematographic critic, sociology of the culture, reception theory. LES REGARDS DE LA RECEPTION, LA CRITIQUE CINÉMATOGRAPHIQUE EN DEUX TEMPS Eliska Altmann Sur base de propositions de la théorie de la réception, dans le champ de la sociologie de la culture, l’article discute le rôle de la critique cinématographique à partir de deux positions: celle qui défend le “cinéma d’auteur” et celle qui croit en la “fin” de la fonction critique. La dispute persistante qui oppose le cinéma (sophistiqué) de l’art ou de l’auteur à un industriel (facile) semble si ancien tant que le cinéma lui-même est réduit à la pure opposition “l’art contre l’industrie”. Celui-ci semble encore aujourd’hui un argument définitive dans le domaine de la critique. La complexité de la penseé cinématographique et artistique implique elle-même une dislocation de sa réception et, par conséquent, de sa sociologie. L’article se prétend, donc, a élargir le débat, en re-localisant des concepts comme ces qui entourent la culture sur la distinction “culture populaire” versus “culture de l’élite”. MOTS-CLÉS: critique cinématographique, sociologie de la culture, théorie de la réception. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2009-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1893310.9771/ccrh.v21i54.18933Caderno CRH; v. 21 n. 54 (2008): DOSSIÊ: Movimentos Sociais e Política - Coord. Breno Bringel, Mª Victória Espiñeira1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18933/12294Altmann, Eliskainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-03T16:44:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18933Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-08-03T16:44:40Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
title OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
spellingShingle OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
Altmann, Eliska
crítica cinematográfica
sociologia da cultura
teoria da recepção
title_short OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
title_full OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
title_fullStr OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
title_full_unstemmed OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
title_sort OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
author Altmann, Eliska
author_facet Altmann, Eliska
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Eliska
dc.subject.por.fl_str_mv crítica cinematográfica
sociologia da cultura
teoria da recepção
topic crítica cinematográfica
sociologia da cultura
teoria da recepção
description Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o “cinema de autor” e a que se enquadra em um suposto “fim” da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição “arte versus indústria”. Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de “alto” versus “baixo” e “educado” versus “vulgar”. PALAVRAS-CHAVE: crítica cinematográfica, sociologia da cultura, teoria da recepção. GLANCES OF THE RECEPTION, THE CINEMATOGRAPHIC CRITIC IN TWO TIMES Eliska Altmann Based in propositions of the theory of reception, in the field of sociology of the culture, this paper discusses the role of the cinematographic review starting from two positions: the one that defends ‘author’s movies’ and the one that assumes a supposed end of the critical function. The persistent debate opposing art or author’s movies (‘refined’) to (‘easy’) industrial and massive ones seems as old as movies themselves and reduces movies to the mere opposition of ‘art versus industry’. That seems still today as an fulcral argument in the field of criticism. The complexification of cinematographic and artistic thought implies in a displacement of its reception and, consequently, of its sociology. In that sense, one intends to debate the possible relocalizations of concepts, such as the ones that reduce movies to high’ versus ‘low’ and ‘educated’ versus ‘vulgar’. KEYWORDS: cinematographic critic, sociology of the culture, reception theory. LES REGARDS DE LA RECEPTION, LA CRITIQUE CINÉMATOGRAPHIQUE EN DEUX TEMPS Eliska Altmann Sur base de propositions de la théorie de la réception, dans le champ de la sociologie de la culture, l’article discute le rôle de la critique cinématographique à partir de deux positions: celle qui défend le “cinéma d’auteur” et celle qui croit en la “fin” de la fonction critique. La dispute persistante qui oppose le cinéma (sophistiqué) de l’art ou de l’auteur à un industriel (facile) semble si ancien tant que le cinéma lui-même est réduit à la pure opposition “l’art contre l’industrie”. Celui-ci semble encore aujourd’hui un argument définitive dans le domaine de la critique. La complexité de la penseé cinématographique et artistique implique elle-même une dislocation de sa réception et, par conséquent, de sa sociologie. L’article se prétend, donc, a élargir le débat, en re-localisant des concepts comme ces qui entourent la culture sur la distinction “culture populaire” versus “culture de l’élite”. MOTS-CLÉS: critique cinématographique, sociologie de la culture, théorie de la réception. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18933
10.9771/ccrh.v21i54.18933
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18933
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v21i54.18933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18933/12294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 21 n. 54 (2008): DOSSIÊ: Movimentos Sociais e Política - Coord. Breno Bringel, Mª Victória Espiñeira
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699052999213056