CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga Jayme, Juliana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Almeida Neves, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19148
Resumo: Este artigo objetiva discutir se, e em que medida, a construção dos shoppings populares – uma das ações do programa Centro Vivo1 – que objetivou retirar os camelôs das ruas do Hipercentro de Belo Horizonte, contribuiu para a maximização do uso mais heterogêneo desses espaços. Para tanto, o texto será dividido em quatro tópicos. No primeiro, far-se-á um histórico da presença dos vendedores ambulantes em Belo Horizonte, com o intuito de situá-los no tempo e, ao mesmo tempo, refletir sobre sua apropriação do centro da cidade, mais recentemente. No segundo, discutir-se-ão a ideia e o ideal de espaço público, conforme pensado na modernidade. Em seguida, a reflexão se volta para o espaço público na sociedade contemporânea, a partir das políticas de revitalização em geral – comuns, a partir do final dos anos 1980 –, e o caso de Belo Horizonte. Por fim, na busca de uma conclusão, retomar-se-á a relação entre os sujeitos que foram transferidos para os shoppings populares – os camelôs – e o cenário em questão: o centro de Belo Horizonte. PALAVRAS-CHAVE: cidade, espaço público, revitalização urbana, shoppings populares. CITY AND PUBLIC SPACE: popular malls in Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves This paper discusses whether, and to what extent, the construction of popular shopping malls - one of the actions of the program Living Center, in Portuguese Centro Vivo - which aimed to remove street vendors from the streets of downtown Belo Horizonte , contributed to maximizing the more heterogeneous use of these spaces. To this end, the text will be divided into four topics. At first, a history of the presence of street vendors in Belo Horizonte will be made, in order to situate them in time, and, simultaneously, reflect on their more recent appropriation of the city center.In  the second, the idea and ideal of public space, as thought in the modernity, will be discussed. Then the discussion turns to public space in contemporary society, from the revitalization policies in general – common, from the late 1980s – and the case of Belo Horizonte. Finally, in seeking a conclusion, the relationship between the subjects who were transferred to the popular shopping malls – the street vendors - and the scene in question: the center of Belo Horizonte will be resumed. KEYWORDS: city, public space, urban revitalization, popular shopping. VILLE ET ESPACE PUBLIQUE: centres commerciaux populaires a Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves L’objectif de cet article est de voir si, et dans quelle mesure, la construction de centres commerciaux populaires - l’une des actions du programme Centre Vivant- dont l’objectif est de retirer les vendeurs ambulants des rues du centre de Belo Horizonte, a contribué à optimiser l’utilisation de ces espaces de manière plus hétérogène. À cette fin, le texte est divisé en quatre parties. Dans la première, on y fait l’historique de la présence des vendeurs de rue à Belo Horizonte afin de les situer dans le temps et, en même temps, de réfléchir au fait qu’ils se soient appropriés plus récemment le centre-ville. Dans la seconde partie, l’idée et l’idéal de l’espace public, dans la pensée moderne, y sont débattus. S’en suit une réflexion sur l’espace public dans la société contemporaine, à partir des politiques de revitalisation en général – communes à la fin des années 1980 - et le cas de Belo Horizonte. En guise de conclusion, on reprend la relation existante entre les sujets qui ont été transférés dans les centres commerciaux populaires - les camelots - et le scénario en question: le centre de Belo Horizonte. MOTS-CLÉS: ville, l'espace public, la revitalisation urbaine, des centres commerciaux populaires. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh
id UFBA-7_e238a58a22c50de19e2d07f7f07b36a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19148
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizontecidadeespaço públicorevitalização urbanashoppings populares.Este artigo objetiva discutir se, e em que medida, a construção dos shoppings populares – uma das ações do programa Centro Vivo1 – que objetivou retirar os camelôs das ruas do Hipercentro de Belo Horizonte, contribuiu para a maximização do uso mais heterogêneo desses espaços. Para tanto, o texto será dividido em quatro tópicos. No primeiro, far-se-á um histórico da presença dos vendedores ambulantes em Belo Horizonte, com o intuito de situá-los no tempo e, ao mesmo tempo, refletir sobre sua apropriação do centro da cidade, mais recentemente. No segundo, discutir-se-ão a ideia e o ideal de espaço público, conforme pensado na modernidade. Em seguida, a reflexão se volta para o espaço público na sociedade contemporânea, a partir das políticas de revitalização em geral – comuns, a partir do final dos anos 1980 –, e o caso de Belo Horizonte. Por fim, na busca de uma conclusão, retomar-se-á a relação entre os sujeitos que foram transferidos para os shoppings populares – os camelôs – e o cenário em questão: o centro de Belo Horizonte. PALAVRAS-CHAVE: cidade, espaço público, revitalização urbana, shoppings populares. CITY AND PUBLIC SPACE: popular malls in Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves This paper discusses whether, and to what extent, the construction of popular shopping malls - one of the actions of the program Living Center, in Portuguese Centro Vivo - which aimed to remove street vendors from the streets of downtown Belo Horizonte , contributed to maximizing the more heterogeneous use of these spaces. To this end, the text will be divided into four topics. At first, a history of the presence of street vendors in Belo Horizonte will be made, in order to situate them in time, and, simultaneously, reflect on their more recent appropriation of the city center.In  the second, the idea and ideal of public space, as thought in the modernity, will be discussed. Then the discussion turns to public space in contemporary society, from the revitalization policies in general – common, from the late 1980s – and the case of Belo Horizonte. Finally, in seeking a conclusion, the relationship between the subjects who were transferred to the popular shopping malls – the street vendors - and the scene in question: the center of Belo Horizonte will be resumed. KEYWORDS: city, public space, urban revitalization, popular shopping. VILLE ET ESPACE PUBLIQUE: centres commerciaux populaires a Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves L’objectif de cet article est de voir si, et dans quelle mesure, la construction de centres commerciaux populaires - l’une des actions du programme Centre Vivant- dont l’objectif est de retirer les vendeurs ambulants des rues du centre de Belo Horizonte, a contribué à optimiser l’utilisation de ces espaces de manière plus hétérogène. À cette fin, le texte est divisé en quatre parties. Dans la première, on y fait l’historique de la présence des vendeurs de rue à Belo Horizonte afin de les situer dans le temps et, en même temps, de réfléchir au fait qu’ils se soient appropriés plus récemment le centre-ville. Dans la seconde partie, l’idée et l’idéal de l’espace public, dans la pensée moderne, y sont débattus. S’en suit une réflexion sur l’espace public dans la société contemporaine, à partir des politiques de revitalisation en général – communes à la fin des années 1980 - et le cas de Belo Horizonte. En guise de conclusion, on reprend la relation existante entre les sujets qui ont été transférés dans les centres commerciaux populaires - les camelots - et le scénario en question: le centre de Belo Horizonte. MOTS-CLÉS: ville, l'espace public, la revitalisation urbaine, des centres commerciaux populaires. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh Universidade Federal da Bahia2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1914810.9771/ccrh.v23i60.19148Caderno CRH; v. 23 n. 60 (2010): Dossiê: Policiamento e Polícia. Coord. Eduardo Paes-Machado, Jacqueline de Oliveira Muniz1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19148/12446Gonzaga Jayme, Julianade Almeida Neves, Magdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:24:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19148Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:24:53Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
title CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
spellingShingle CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
Gonzaga Jayme, Juliana
cidade
espaço público
revitalização urbana
shoppings populares.
title_short CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
title_full CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
title_fullStr CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
title_full_unstemmed CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
title_sort CIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: política de revitalização urbana em Belo Horizonte
author Gonzaga Jayme, Juliana
author_facet Gonzaga Jayme, Juliana
de Almeida Neves, Magda
author_role author
author2 de Almeida Neves, Magda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga Jayme, Juliana
de Almeida Neves, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv cidade
espaço público
revitalização urbana
shoppings populares.
topic cidade
espaço público
revitalização urbana
shoppings populares.
description Este artigo objetiva discutir se, e em que medida, a construção dos shoppings populares – uma das ações do programa Centro Vivo1 – que objetivou retirar os camelôs das ruas do Hipercentro de Belo Horizonte, contribuiu para a maximização do uso mais heterogêneo desses espaços. Para tanto, o texto será dividido em quatro tópicos. No primeiro, far-se-á um histórico da presença dos vendedores ambulantes em Belo Horizonte, com o intuito de situá-los no tempo e, ao mesmo tempo, refletir sobre sua apropriação do centro da cidade, mais recentemente. No segundo, discutir-se-ão a ideia e o ideal de espaço público, conforme pensado na modernidade. Em seguida, a reflexão se volta para o espaço público na sociedade contemporânea, a partir das políticas de revitalização em geral – comuns, a partir do final dos anos 1980 –, e o caso de Belo Horizonte. Por fim, na busca de uma conclusão, retomar-se-á a relação entre os sujeitos que foram transferidos para os shoppings populares – os camelôs – e o cenário em questão: o centro de Belo Horizonte. PALAVRAS-CHAVE: cidade, espaço público, revitalização urbana, shoppings populares. CITY AND PUBLIC SPACE: popular malls in Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves This paper discusses whether, and to what extent, the construction of popular shopping malls - one of the actions of the program Living Center, in Portuguese Centro Vivo - which aimed to remove street vendors from the streets of downtown Belo Horizonte , contributed to maximizing the more heterogeneous use of these spaces. To this end, the text will be divided into four topics. At first, a history of the presence of street vendors in Belo Horizonte will be made, in order to situate them in time, and, simultaneously, reflect on their more recent appropriation of the city center.In  the second, the idea and ideal of public space, as thought in the modernity, will be discussed. Then the discussion turns to public space in contemporary society, from the revitalization policies in general – common, from the late 1980s – and the case of Belo Horizonte. Finally, in seeking a conclusion, the relationship between the subjects who were transferred to the popular shopping malls – the street vendors - and the scene in question: the center of Belo Horizonte will be resumed. KEYWORDS: city, public space, urban revitalization, popular shopping. VILLE ET ESPACE PUBLIQUE: centres commerciaux populaires a Belo Horizonte Juliana Gonzaga Jayme Magda de Almeida Neves L’objectif de cet article est de voir si, et dans quelle mesure, la construction de centres commerciaux populaires - l’une des actions du programme Centre Vivant- dont l’objectif est de retirer les vendeurs ambulants des rues du centre de Belo Horizonte, a contribué à optimiser l’utilisation de ces espaces de manière plus hétérogène. À cette fin, le texte est divisé en quatre parties. Dans la première, on y fait l’historique de la présence des vendeurs de rue à Belo Horizonte afin de les situer dans le temps et, en même temps, de réfléchir au fait qu’ils se soient appropriés plus récemment le centre-ville. Dans la seconde partie, l’idée et l’idéal de l’espace public, dans la pensée moderne, y sont débattus. S’en suit une réflexion sur l’espace public dans la société contemporaine, à partir des politiques de revitalisation en général – communes à la fin des années 1980 - et le cas de Belo Horizonte. En guise de conclusion, on reprend la relation existante entre les sujets qui ont été transférés dans les centres commerciaux populaires - les camelots - et le scénario en question: le centre de Belo Horizonte. MOTS-CLÉS: ville, l'espace public, la revitalisation urbaine, des centres commerciaux populaires. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br   Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19148
10.9771/ccrh.v23i60.19148
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19148
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v23i60.19148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19148/12446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 23 n. 60 (2010): Dossiê: Policiamento e Polícia. Coord. Eduardo Paes-Machado, Jacqueline de Oliveira Muniz
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699053725876224