O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Milton
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653
Resumo: O artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society     This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract  the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
id UFBA-7_f91986cf3e98b8e898360b3f9a2a12e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18653
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANAO artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society     This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract  the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Universidade Federal da Bahia2006-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1865310.9771/ccrh.v9i24.18653Caderno CRH; v. 9 n. 24 (1996): v.9, n.24/25 (1996) DOSSIÊ: Globalização e Trabalho - Anete Brito Leal Ivo (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653/12027Moura, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T12:11:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18653Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-07T12:11:24Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
title O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
spellingShingle O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
Moura, Milton
title_short O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
title_full O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
title_fullStr O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
title_full_unstemmed O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
title_sort O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
author Moura, Milton
author_facet Moura, Milton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Milton
description O artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society     This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract  the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653
10.9771/ccrh.v9i24.18653
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v9i24.18653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653/12027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 9 n. 24 (1996): v.9, n.24/25 (1996) DOSSIÊ: Globalização e Trabalho - Anete Brito Leal Ivo (Org.)
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699051765039104