O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653 |
Resumo: | O artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
id |
UFBA-7_f91986cf3e98b8e898360b3f9a2a12e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18653 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANAO artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Universidade Federal da Bahia2006-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1865310.9771/ccrh.v9i24.18653Caderno CRH; v. 9 n. 24 (1996): v.9, n.24/25 (1996) DOSSIÊ: Globalização e Trabalho - Anete Brito Leal Ivo (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653/12027Moura, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T12:11:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18653Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-12-07T12:11:24Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
title |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
spellingShingle |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA Moura, Milton |
title_short |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
title_full |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
title_fullStr |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
title_full_unstemmed |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
title_sort |
O CARNAVAL COMO ENGENHO DE REPRESENTAÇÃO CONSENSUAL DA SOCIEDADE BAIANA |
author |
Moura, Milton |
author_facet |
Moura, Milton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Milton |
description |
O artigo passa em revista as transformações por que tem passado o Carnaval de Salvador nas últimas décadas. Enfatiza a reestruturação contínua do processo de integração desigual que se observa em torno e no centro da festa e a homogeneização tendencial dos padrões estéticos, com a generalização do trio elétrico como recurso para alcançar as multidões. No complexo sistema de práticas musicais que se desenvolve hoje na cidade do Salvador, as quais constituem-se em elemento importante da reafirmação de seu arranjo político, combinam-se domesticamente o tradicional e o moderno e reproduz-se a primazia das elites, com ampla margem de aprovação popular, enquanto os signos associados à negritude passam a integrar o panteão da beleza oficial e continuam constituindo o eixo principal da propaganda turística. PALAVRAS-CHAVE: carnaval; mudança social; cultura popular; negritude; integração social; representação social; consenso. Carnival as a drive for the consensual representation of the Bahian society This article reviews the changes that Carnival in Salvador has gone through in the last decades. It emphasizes the continuous restructuring of the social uneven integration observed around and in the festival, as well as the homogeneous esthetic patterns with the widespread presence of the trio elétricos (trucks with high-powered sound equipment on which bands roll through the streets) as a resource to attract the crowds. In the complex system of musical practices taking place at present in Salvador, which are an important element for reassuring its political pattern, the traditional and the modern are combined and the supremacy of the elite is largely approved by the population, whereas the signs associated to being black become part of the pantheon of official beauty and continue being the main axis for tourist attraction. KEY WORDS: carnival; social change; popular culture; being black; social integration; consensus Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653 10.9771/ccrh.v9i24.18653 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v9i24.18653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18653/12027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 9 n. 24 (1996): v.9, n.24/25 (1996) DOSSIÊ: Globalização e Trabalho - Anete Brito Leal Ivo (Org.) 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699051765039104 |