O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Fabrício de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259
Resumo: Este artigo objetiva discutir corpo, sexo, gênero e práticas educativas a partir de um episódio depreconceito e discriminação com relação ao uso dos banheiros femininos por alunos de uma escola públicaestadual da cidade de Sobral-CE. Butler (2003), Foucault (1999), Fry e Mcrae (1986), Louro (1999, 2000,2001) e Preciado (2008 constituíram os principais interlocutores nos questionamentos apontados neste texto.Os diálogos informais, depoimentos orais, observação participante e conversas em grupos foram as técnicasde coleta de dados no decorrer da inserção no campo de pesquisa. Como uma das inconclusivas da pesquisarealizada, podemos afirmar que: a construção de guetos, modificação e construção de espaços afins e ganhosobrigatórios no campo da cultura e do direito com relação aos indivíduos de orientação homoafetiva podeminicialmente, de forma estratégica, recompensar e possibilitar certas liberdades sociais e culturais que lhesforam e são retiradas incessantemente por uma sociedade heteronormativa, mas, no entanto, a longo prazo,devem ser repensadas como uma “inclusão” que não desestabiliza a “heteronorma” e somente a reforça.
id UFBA-8_22fbdadcea425fbf8b67a2b94e0dd4aa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14259
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?Este artigo objetiva discutir corpo, sexo, gênero e práticas educativas a partir de um episódio depreconceito e discriminação com relação ao uso dos banheiros femininos por alunos de uma escola públicaestadual da cidade de Sobral-CE. Butler (2003), Foucault (1999), Fry e Mcrae (1986), Louro (1999, 2000,2001) e Preciado (2008 constituíram os principais interlocutores nos questionamentos apontados neste texto.Os diálogos informais, depoimentos orais, observação participante e conversas em grupos foram as técnicasde coleta de dados no decorrer da inserção no campo de pesquisa. Como uma das inconclusivas da pesquisarealizada, podemos afirmar que: a construção de guetos, modificação e construção de espaços afins e ganhosobrigatórios no campo da cultura e do direito com relação aos indivíduos de orientação homoafetiva podeminicialmente, de forma estratégica, recompensar e possibilitar certas liberdades sociais e culturais que lhesforam e são retiradas incessantemente por uma sociedade heteronormativa, mas, no entanto, a longo prazo,devem ser repensadas como uma “inclusão” que não desestabiliza a “heteronorma” e somente a reforça.Universidade Federal da Bahia2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1425910.9771/peri.v1i3.14259Revista Periódicus; Vol. 1 No. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151Revista Periódicus; v. 1 n. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-1512358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259/9861http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Fabrício de Sousa2021-10-18T23:15:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14259Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T23:15:18Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
title O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
spellingShingle O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
Sampaio, Fabrício de Sousa
title_short O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
title_full O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
title_fullStr O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
title_full_unstemmed O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
title_sort O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
author Sampaio, Fabrício de Sousa
author_facet Sampaio, Fabrício de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Fabrício de Sousa
description Este artigo objetiva discutir corpo, sexo, gênero e práticas educativas a partir de um episódio depreconceito e discriminação com relação ao uso dos banheiros femininos por alunos de uma escola públicaestadual da cidade de Sobral-CE. Butler (2003), Foucault (1999), Fry e Mcrae (1986), Louro (1999, 2000,2001) e Preciado (2008 constituíram os principais interlocutores nos questionamentos apontados neste texto.Os diálogos informais, depoimentos orais, observação participante e conversas em grupos foram as técnicasde coleta de dados no decorrer da inserção no campo de pesquisa. Como uma das inconclusivas da pesquisarealizada, podemos afirmar que: a construção de guetos, modificação e construção de espaços afins e ganhosobrigatórios no campo da cultura e do direito com relação aos indivíduos de orientação homoafetiva podeminicialmente, de forma estratégica, recompensar e possibilitar certas liberdades sociais e culturais que lhesforam e são retiradas incessantemente por uma sociedade heteronormativa, mas, no entanto, a longo prazo,devem ser repensadas como uma “inclusão” que não desestabiliza a “heteronorma” e somente a reforça.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259
10.9771/peri.v1i3.14259
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i3.14259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259/9861
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151
Revista Periódicus; v. 1 n. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320413933568