O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir corpo, sexo, gênero e práticas educativas a partir de um episódio depreconceito e discriminação com relação ao uso dos banheiros femininos por alunos de uma escola públicaestadual da cidade de Sobral-CE. Butler (2003), Foucault (1999), Fry e Mcrae (1986), Louro (1999, 2000,2001) e Preciado (2008 constituíram os principais interlocutores nos questionamentos apontados neste texto.Os diálogos informais, depoimentos orais, observação participante e conversas em grupos foram as técnicasde coleta de dados no decorrer da inserção no campo de pesquisa. Como uma das inconclusivas da pesquisarealizada, podemos afirmar que: a construção de guetos, modificação e construção de espaços afins e ganhosobrigatórios no campo da cultura e do direito com relação aos indivíduos de orientação homoafetiva podeminicialmente, de forma estratégica, recompensar e possibilitar certas liberdades sociais e culturais que lhesforam e são retiradas incessantemente por uma sociedade heteronormativa, mas, no entanto, a longo prazo,devem ser repensadas como uma “inclusão” que não desestabiliza a “heteronorma” e somente a reforça. |
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O terceiro banheiro: fuga da “pedagogia do insulto” e/ou reforço da heteronormatividade?Este artigo objetiva discutir corpo, sexo, gênero e práticas educativas a partir de um episódio depreconceito e discriminação com relação ao uso dos banheiros femininos por alunos de uma escola públicaestadual da cidade de Sobral-CE. Butler (2003), Foucault (1999), Fry e Mcrae (1986), Louro (1999, 2000,2001) e Preciado (2008 constituíram os principais interlocutores nos questionamentos apontados neste texto.Os diálogos informais, depoimentos orais, observação participante e conversas em grupos foram as técnicasde coleta de dados no decorrer da inserção no campo de pesquisa. Como uma das inconclusivas da pesquisarealizada, podemos afirmar que: a construção de guetos, modificação e construção de espaços afins e ganhosobrigatórios no campo da cultura e do direito com relação aos indivíduos de orientação homoafetiva podeminicialmente, de forma estratégica, recompensar e possibilitar certas liberdades sociais e culturais que lhesforam e são retiradas incessantemente por uma sociedade heteronormativa, mas, no entanto, a longo prazo,devem ser repensadas como uma “inclusão” que não desestabiliza a “heteronorma” e somente a reforça.Universidade Federal da Bahia2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1425910.9771/peri.v1i3.14259Revista Periódicus; Vol. 1 No. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-151Revista Periódicus; v. 1 n. 3 (2015): Um corpus subversivo; 131-1512358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/14259/9861http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Fabrício de Sousa2021-10-18T23:15:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14259Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T23:15:18Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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