Identidades estratégicas e a arte da América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15427 |
Resumo: | Este artigo delineia-se pela análise de práticas artísticas observadas a partir da segunda metade do século XX na América Latina. O recorte foi feito a partir de trabalhos com temáticas quir, no período de redemocratização desses países, usando como referência os parâmetros presentes na genealogia crítica que Luiz Camnitzer sobre o Conceitualismo do Sul. Diante das inúmeras formas de violência nas ditaduras, os artistas latino americanos criaram táticas e estratégias políticas com forte carga estéticas que, de certa forma, reconstruíram/desconstruíram/destituíram a maneira de pensar, vivenciar, apresentar e representar os corpos, as sexualidades, o posicionamento humano nesse ambiente sociopolítico. São abordadas a exposição Perder la Forma Humana: una imagen sísmica de los años ochenta en América Latina, a partir da parceria da Red de Conceptualismos del Sur e do Museu Nacional Reina Sofia de Madrid; ações do grupo CADA, Las Yeguas del Apocalipse, Liliana Maresca, Mujeres Creando, e também algumas aproximações com o contexto contemporâneo com seus devidos exemplos. |
id |
UFBA-8_43524bf9d32cc36119630d657d2ea166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15427 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades estratégicas e a arte da América LatinaEste artigo delineia-se pela análise de práticas artísticas observadas a partir da segunda metade do século XX na América Latina. O recorte foi feito a partir de trabalhos com temáticas quir, no período de redemocratização desses países, usando como referência os parâmetros presentes na genealogia crítica que Luiz Camnitzer sobre o Conceitualismo do Sul. Diante das inúmeras formas de violência nas ditaduras, os artistas latino americanos criaram táticas e estratégias políticas com forte carga estéticas que, de certa forma, reconstruíram/desconstruíram/destituíram a maneira de pensar, vivenciar, apresentar e representar os corpos, as sexualidades, o posicionamento humano nesse ambiente sociopolítico. São abordadas a exposição Perder la Forma Humana: una imagen sísmica de los años ochenta en América Latina, a partir da parceria da Red de Conceptualismos del Sur e do Museu Nacional Reina Sofia de Madrid; ações do grupo CADA, Las Yeguas del Apocalipse, Liliana Maresca, Mujeres Creando, e também algumas aproximações com o contexto contemporâneo com seus devidos exemplos.Universidade Federal da Bahia2016-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1542710.9771/peri.v1i4.15427Revista Periódicus; Vol. 1 No. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-126Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-126Revista Periódicus; v. 1 n. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-1262358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15427/10578http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAhouagi, BárbaraRocha, Melissa2021-10-18T23:15:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15427Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T23:15:40Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
title |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
spellingShingle |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina Ahouagi, Bárbara |
title_short |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
title_full |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
title_fullStr |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
title_full_unstemmed |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
title_sort |
Identidades estratégicas e a arte da América Latina |
author |
Ahouagi, Bárbara |
author_facet |
Ahouagi, Bárbara Rocha, Melissa |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Melissa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ahouagi, Bárbara Rocha, Melissa |
description |
Este artigo delineia-se pela análise de práticas artísticas observadas a partir da segunda metade do século XX na América Latina. O recorte foi feito a partir de trabalhos com temáticas quir, no período de redemocratização desses países, usando como referência os parâmetros presentes na genealogia crítica que Luiz Camnitzer sobre o Conceitualismo do Sul. Diante das inúmeras formas de violência nas ditaduras, os artistas latino americanos criaram táticas e estratégias políticas com forte carga estéticas que, de certa forma, reconstruíram/desconstruíram/destituíram a maneira de pensar, vivenciar, apresentar e representar os corpos, as sexualidades, o posicionamento humano nesse ambiente sociopolítico. São abordadas a exposição Perder la Forma Humana: una imagen sísmica de los años ochenta en América Latina, a partir da parceria da Red de Conceptualismos del Sur e do Museu Nacional Reina Sofia de Madrid; ações do grupo CADA, Las Yeguas del Apocalipse, Liliana Maresca, Mujeres Creando, e também algumas aproximações com o contexto contemporâneo com seus devidos exemplos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15427 10.9771/peri.v1i4.15427 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15427 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i4.15427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15427/10578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-126 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-126 Revista Periódicus; v. 1 n. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 120-126 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318320430710784 |