“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Melgaço da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caetano, Marcio, Goulart, Treyce Ellen Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783
Resumo: Este artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas.
id UFBA-8_841b325a749a73224d6c5b9a5a17cd0f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25783
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino FundamentalEste artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas.Universidade Federal da Bahia2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2578310.9771/peri.v1i9.25783Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-1042358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783/16107Copyright (c) 2018 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço daCaetano, MarcioGoulart, Treyce Ellen Silva2021-10-27T12:57:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25783Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T12:57:07Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
title “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
spellingShingle “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
Silva Junior, Paulo Melgaço da
title_short “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
title_full “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
title_fullStr “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
title_sort “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
author Silva Junior, Paulo Melgaço da
author_facet Silva Junior, Paulo Melgaço da
Caetano, Marcio
Goulart, Treyce Ellen Silva
author_role author
author2 Caetano, Marcio
Goulart, Treyce Ellen Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Paulo Melgaço da
Caetano, Marcio
Goulart, Treyce Ellen Silva
description Este artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783
10.9771/peri.v1i9.25783
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i9.25783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783/16107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104
Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321777082368