“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783 |
Resumo: | Este artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas. |
id |
UFBA-8_841b325a749a73224d6c5b9a5a17cd0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25783 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino FundamentalEste artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas.Universidade Federal da Bahia2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2578310.9771/peri.v1i9.25783Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-1042358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783/16107Copyright (c) 2018 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço daCaetano, MarcioGoulart, Treyce Ellen Silva2021-10-27T12:57:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25783Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T12:57:07Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
title |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental Silva Junior, Paulo Melgaço da |
title_short |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
title_full |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
title_sort |
“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental |
author |
Silva Junior, Paulo Melgaço da |
author_facet |
Silva Junior, Paulo Melgaço da Caetano, Marcio Goulart, Treyce Ellen Silva |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Marcio Goulart, Treyce Ellen Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Paulo Melgaço da Caetano, Marcio Goulart, Treyce Ellen Silva |
description |
Este artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783 10.9771/peri.v1i9.25783 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i9.25783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25783/16107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Periódicus http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Periódicus http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104 Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 87-104 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318321777082368 |