Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzébio, Felipe Aurélio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Newan Acacio Oliveira de, Rodrigues, Vagner Barreto, Alfonso, Louise Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/37816
Resumo: The event ‘P.O.C. Projeto Outras Cores: Três Dias para Falarmos de Diversidade e Educação,’ conducted by the Centro Acadêmico Florestan Fernandes of the Social Sciences course at the Universidade Federal de Pelotas (CAFF-UFPEL) and the Extension Project ‘Mapeando a Noite: O Universo Travesti,’ under the research project ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ from the Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos of the Department of Anthropology and Archeology (GEEUR-UFPEL), took place on May 14, 15 and 17, 2019, at UFPEL. The workshop ‘Kit-gay: Construindo Saberes para Discussão de Gênero e Sexualidade em Contextos Educacionais,’ a segment of the event, was held during a troubled political context, in which ‘gender ideology’ is used to mobilize authoritarian political actions. Hence, this paper reflects on the dialogue between Anthropology and Education based on a brief contextualization about the so called kit-gay (gay kit), using methodologies that address gender, education, performance, ideology and narratives.
id UFBA-8_b9dc015efaf6143a75c5d9174acaec1f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37816
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”Kit-gay: un taller, papeles de colores y mucha “ideología de género”Kit-gay: uma oficina, papéis coloridos e muita “ideologia de gênero”The event ‘P.O.C. Projeto Outras Cores: Três Dias para Falarmos de Diversidade e Educação,’ conducted by the Centro Acadêmico Florestan Fernandes of the Social Sciences course at the Universidade Federal de Pelotas (CAFF-UFPEL) and the Extension Project ‘Mapeando a Noite: O Universo Travesti,’ under the research project ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ from the Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos of the Department of Anthropology and Archeology (GEEUR-UFPEL), took place on May 14, 15 and 17, 2019, at UFPEL. The workshop ‘Kit-gay: Construindo Saberes para Discussão de Gênero e Sexualidade em Contextos Educacionais,’ a segment of the event, was held during a troubled political context, in which ‘gender ideology’ is used to mobilize authoritarian political actions. Hence, this paper reflects on the dialogue between Anthropology and Education based on a brief contextualization about the so called kit-gay (gay kit), using methodologies that address gender, education, performance, ideology and narratives.El evento ‘P.O.C. Proyecto Otros colores: Tres días para hablar sobre diversidad y educación’, realizado por el Centro Académico Florestan Fernandes del curso de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Pelotas (CAFF-UFPel) y por el proyecto de extensión ‘Mapeando a Noite: O Universo Travesti’, vinculado al proyecto de investigación ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ del Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos del Departamento de Antropología y Arqueología (GEEUR-UFPEL), tuvo lugar los días 14, 15 y 17 de mayo de 2019 en la UFPel. El taller ‘Kit-gay: construindo saberes para discussão de gênero e sexualidade em contextos educacionais’ deviene en un contexto político problemático, en el que la ‘ideología de género’ se utiliza para movilizar acciones políticas conservadoras. Este texto busca reflexionar sobre el diálogo entre los campos de Antropología y Educación, a partir de una breve contextualización sobre este kit-gay, con el uso de metodologías que abordan género, educación, performance, ideología y narrativas.O evento ‘P.O.C. Projeto Outras Cores: três dias para falarmos de diversidade e educação’ foi realizado pelo Centro Acadêmico Florestan Fernandes, no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas (CAFF-UFPel), e pelo Projeto de Extensão ‘Mapeando a noite: o universo travesti’, vinculado ao projeto de pesquisa ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos do Departamento de Antropologia e Arqueologia (GEEUR-UFPEL), nos dias 14, 15 e 17 de maio de 2019, na UFPel. A oficina ‘Kit-gay: construindo saberes para discussão de gênero e sexualidade em contextos educacionais’, um segmento do evento, aconteceu em meio a um contexto político conturbado, em que a ‘ideologia de gênero’ é acionada para mobilizar ações políticas autoritárias. Neste sentido, este texto busca refletir sobre o diálogo entre os campos da Antropologia e da Educação a partir de uma breve contextualização sobre esse tal de kit-gay, utilizando metodologias que abordam o gênero, a educação, a performance, a ideologia e as narrativas.Universidade Federal da Bahia2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/3781610.9771/peri.v2i17.37816Revista Periódicus; Vol. 2 No. 17 (2022): Plural Film Culture; 117-140Revista Periódicus; Vol. 2 Núm. 17 (2022): Cultura cinematográfica plural; 117-140Revista Periódicus; v. 2 n. 17 (2022): Cultura Fílmica Plural; 117-1402358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/37816/27365Copyright (c) 2022 Felipe Aurélio Euzébio, Newan Acacio Oliveira de Souza, Vagner Barreto Rodrigues, Louise Prado Alfonsohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEuzébio, Felipe AurélioSouza, Newan Acacio Oliveira deRodrigues, Vagner BarretoAlfonso, Louise Prado2022-08-24T21:59:33Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37816Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2022-08-24T21:59:33Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
Kit-gay: un taller, papeles de colores y mucha “ideología de género”
Kit-gay: uma oficina, papéis coloridos e muita “ideologia de gênero”
title Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
spellingShingle Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
Euzébio, Felipe Aurélio
title_short Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
title_full Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
title_fullStr Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
title_full_unstemmed Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
title_sort Kit-gay: a workshop, colored papers and lots of “gender ideology”
author Euzébio, Felipe Aurélio
author_facet Euzébio, Felipe Aurélio
Souza, Newan Acacio Oliveira de
Rodrigues, Vagner Barreto
Alfonso, Louise Prado
author_role author
author2 Souza, Newan Acacio Oliveira de
Rodrigues, Vagner Barreto
Alfonso, Louise Prado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzébio, Felipe Aurélio
Souza, Newan Acacio Oliveira de
Rodrigues, Vagner Barreto
Alfonso, Louise Prado
description The event ‘P.O.C. Projeto Outras Cores: Três Dias para Falarmos de Diversidade e Educação,’ conducted by the Centro Acadêmico Florestan Fernandes of the Social Sciences course at the Universidade Federal de Pelotas (CAFF-UFPEL) and the Extension Project ‘Mapeando a Noite: O Universo Travesti,’ under the research project ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ from the Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos of the Department of Anthropology and Archeology (GEEUR-UFPEL), took place on May 14, 15 and 17, 2019, at UFPEL. The workshop ‘Kit-gay: Construindo Saberes para Discussão de Gênero e Sexualidade em Contextos Educacionais,’ a segment of the event, was held during a troubled political context, in which ‘gender ideology’ is used to mobilize authoritarian political actions. Hence, this paper reflects on the dialogue between Anthropology and Education based on a brief contextualization about the so called kit-gay (gay kit), using methodologies that address gender, education, performance, ideology and narratives.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/37816
10.9771/peri.v2i17.37816
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/37816
identifier_str_mv 10.9771/peri.v2i17.37816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/37816/27365
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 2 No. 17 (2022): Plural Film Culture; 117-140
Revista Periódicus; Vol. 2 Núm. 17 (2022): Cultura cinematográfica plural; 117-140
Revista Periódicus; v. 2 n. 17 (2022): Cultura Fílmica Plural; 117-140
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318322610700288