A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vargas, Juliana Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Merino Xavier, Maria Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878
Resumo: O presente estudo visa analisar e problematizar de que modo a experiência de ser aluna jovem, na contemporaneidade, tem sido atravessada por discursos visibilizados em mídias musicais acessadas por alunas do último ano do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola da periferia. É importante referir que tais mídias estão armazenadas nos cartões de memória dos aparelhos celular das referidas alunas e são acessadas por elas em diversos momentos da rotina escolar. A partir das perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, com o apoio de metodologias de cunho etnográfico, constituímos duas categorias analíticas, sexualidade e ostentação/consumo. Nas mesmas são evidenciados e problematizados discursos e suas possíveis relações com a subjetivação das jovens. Por fim, afirmamos acreditar na relevância, pedagógica e social, de estudos que investiguem posicionamentos e comportamentos de alunas contemporâneas a fim de sejam constituídas práticas pedagógicas diferenciadas, contemplando as exigências das legislações vigentes e ainda as necessidades específicas de cada grupo de estudantes.
id UFBA-8_c9cac5f31597539c2bb6d9b1c2d8f00a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12878
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulherO presente estudo visa analisar e problematizar de que modo a experiência de ser aluna jovem, na contemporaneidade, tem sido atravessada por discursos visibilizados em mídias musicais acessadas por alunas do último ano do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola da periferia. É importante referir que tais mídias estão armazenadas nos cartões de memória dos aparelhos celular das referidas alunas e são acessadas por elas em diversos momentos da rotina escolar. A partir das perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, com o apoio de metodologias de cunho etnográfico, constituímos duas categorias analíticas, sexualidade e ostentação/consumo. Nas mesmas são evidenciados e problematizados discursos e suas possíveis relações com a subjetivação das jovens. Por fim, afirmamos acreditar na relevância, pedagógica e social, de estudos que investiguem posicionamentos e comportamentos de alunas contemporâneas a fim de sejam constituídas práticas pedagógicas diferenciadas, contemplando as exigências das legislações vigentes e ainda as necessidades específicas de cada grupo de estudantes.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1287810.9771/peri.v1i2.12878Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-83Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-83Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-832358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878/9185https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878/9186http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Vargas, Juliana RibeiroMerino Xavier, Maria Luisa2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12878Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
title A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
spellingShingle A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
de Vargas, Juliana Ribeiro
title_short A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
title_full A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
title_fullStr A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
title_full_unstemmed A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
title_sort A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher
author de Vargas, Juliana Ribeiro
author_facet de Vargas, Juliana Ribeiro
Merino Xavier, Maria Luisa
author_role author
author2 Merino Xavier, Maria Luisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vargas, Juliana Ribeiro
Merino Xavier, Maria Luisa
description O presente estudo visa analisar e problematizar de que modo a experiência de ser aluna jovem, na contemporaneidade, tem sido atravessada por discursos visibilizados em mídias musicais acessadas por alunas do último ano do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola da periferia. É importante referir que tais mídias estão armazenadas nos cartões de memória dos aparelhos celular das referidas alunas e são acessadas por elas em diversos momentos da rotina escolar. A partir das perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, com o apoio de metodologias de cunho etnográfico, constituímos duas categorias analíticas, sexualidade e ostentação/consumo. Nas mesmas são evidenciados e problematizados discursos e suas possíveis relações com a subjetivação das jovens. Por fim, afirmamos acreditar na relevância, pedagógica e social, de estudos que investiguem posicionamentos e comportamentos de alunas contemporâneas a fim de sejam constituídas práticas pedagógicas diferenciadas, contemplando as exigências das legislações vigentes e ainda as necessidades específicas de cada grupo de estudantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878
10.9771/peri.v1i2.12878
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878/9185
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12878/9186
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-83
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-83
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 70-83
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320473702400