Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Leandro Teofilo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Couto Junior, Dilton Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/28893
Resumo: Este trabalho se propôs a problematizar sentidos das masculinidades dissidentes às normas regulatórias de gênero na escola. Para isso, analisamos trechos de duas entrevistas estabelecidas com jovens adolescentes autoproclamados gays, estudantes do ensino médio de instituições públicas do Rio de Janeiro. A pesquisa foi fundamentada teoricamente pelas contribuições da filósofa feminista Judith Butler, através das noções de performatividade e precariedade, além dos estudos de gênero em articulação com o campo da Educação. Nos apropriamos da noção de entrevista narrativa de Leonor Arfuch, do conceito de experiência de Joan Scott e das teorizações de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e alteridade para pensar, teórico e metodologicamente, a produção de conhecimento realizada em parceria com os entrevistados. Ao analisar performatizações dissidentes, concluímos para a urgente necessidade de (re)construirmos novos modos de (re-)existência que contribuam com o enfrentamento dos diversos tipos de violência no espaço escolar, objetivando transformar as experiências dissidentes em aprendizados coletivos que nos afetem e que possam afetar os/as outros/as.
id UFBA-8_d37e4b5e19f8df11b0c3f9b0a1554918
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28893
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussãoEste trabalho se propôs a problematizar sentidos das masculinidades dissidentes às normas regulatórias de gênero na escola. Para isso, analisamos trechos de duas entrevistas estabelecidas com jovens adolescentes autoproclamados gays, estudantes do ensino médio de instituições públicas do Rio de Janeiro. A pesquisa foi fundamentada teoricamente pelas contribuições da filósofa feminista Judith Butler, através das noções de performatividade e precariedade, além dos estudos de gênero em articulação com o campo da Educação. Nos apropriamos da noção de entrevista narrativa de Leonor Arfuch, do conceito de experiência de Joan Scott e das teorizações de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e alteridade para pensar, teórico e metodologicamente, a produção de conhecimento realizada em parceria com os entrevistados. Ao analisar performatizações dissidentes, concluímos para a urgente necessidade de (re)construirmos novos modos de (re-)existência que contribuam com o enfrentamento dos diversos tipos de violência no espaço escolar, objetivando transformar as experiências dissidentes em aprendizados coletivos que nos afetem e que possam afetar os/as outros/as.Universidade Federal da Bahia2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2889310.9771/peri.v1i11.28893Revista Periódicus; Vol. 1 No. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-302Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-302Revista Periódicus; v. 1 n. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-3022358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/28893/19970Copyright (c) 2019 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Leandro Teofilo deCouto Junior, Dilton Ribeiro2021-10-27T14:10:14Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28893Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T14:10:14Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
title Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
spellingShingle Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
Brito, Leandro Teofilo de
title_short Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
title_full Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
title_fullStr Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
title_full_unstemmed Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
title_sort Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão
author Brito, Leandro Teofilo de
author_facet Brito, Leandro Teofilo de
Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_role author
author2 Couto Junior, Dilton Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Leandro Teofilo de
Couto Junior, Dilton Ribeiro
description Este trabalho se propôs a problematizar sentidos das masculinidades dissidentes às normas regulatórias de gênero na escola. Para isso, analisamos trechos de duas entrevistas estabelecidas com jovens adolescentes autoproclamados gays, estudantes do ensino médio de instituições públicas do Rio de Janeiro. A pesquisa foi fundamentada teoricamente pelas contribuições da filósofa feminista Judith Butler, através das noções de performatividade e precariedade, além dos estudos de gênero em articulação com o campo da Educação. Nos apropriamos da noção de entrevista narrativa de Leonor Arfuch, do conceito de experiência de Joan Scott e das teorizações de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e alteridade para pensar, teórico e metodologicamente, a produção de conhecimento realizada em parceria com os entrevistados. Ao analisar performatizações dissidentes, concluímos para a urgente necessidade de (re)construirmos novos modos de (re-)existência que contribuam com o enfrentamento dos diversos tipos de violência no espaço escolar, objetivando transformar as experiências dissidentes em aprendizados coletivos que nos afetem e que possam afetar os/as outros/as.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/28893
10.9771/peri.v1i11.28893
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/28893
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i11.28893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/28893/19970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-302
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-302
Revista Periódicus; v. 1 n. 11 (2019): Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção; 284-302
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321843142656