Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rubenilson Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20558
Resumo: O presente texto possui formato de memorial, escrito para primordialmente para ser inserido e adaptado à tese denominada “Estranhando o Currículo: a temática homoafetiva no ensino de Literatura Infantil” junto ao Programa de pós-graduação em Letras/PPGL da Universidade Federal do Tocantins/UFT. O texto autobiográfico busca dar voz à minha trajetória pessoal e acadêmica a respeito de minha identidade transgênera, a qual sofre vigias, controles e punição a fim de disciplinar meu corpo e desejos à cisgeneridade, fazendo valer a simetria corpo-gênero-desejo-práticas. O percurso solitário, entretanto, resiste e foge ao padrão preestabelecido, vivenciando performances dissidentes da heterossexualidade compulsória e adquirindo visibilidade e militância, defendendo o pressuposto de que o ativismo também produz ciência.
id UFBA-8_ef319e50527871951c8e036cbef0a5dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20558
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!O presente texto possui formato de memorial, escrito para primordialmente para ser inserido e adaptado à tese denominada “Estranhando o Currículo: a temática homoafetiva no ensino de Literatura Infantil” junto ao Programa de pós-graduação em Letras/PPGL da Universidade Federal do Tocantins/UFT. O texto autobiográfico busca dar voz à minha trajetória pessoal e acadêmica a respeito de minha identidade transgênera, a qual sofre vigias, controles e punição a fim de disciplinar meu corpo e desejos à cisgeneridade, fazendo valer a simetria corpo-gênero-desejo-práticas. O percurso solitário, entretanto, resiste e foge ao padrão preestabelecido, vivenciando performances dissidentes da heterossexualidade compulsória e adquirindo visibilidade e militância, defendendo o pressuposto de que o ativismo também produz ciência.Universidade Federal da Bahia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2055810.9771/peri.v1i6.20558Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-165Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-165Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-1652358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20558/13169Copyright (c) 2017 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Rubenilson Pereira de2021-10-19T00:01:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20558Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-19T00:01:47Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
title Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
spellingShingle Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
Araújo, Rubenilson Pereira de
title_short Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
title_full Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
title_fullStr Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
title_full_unstemmed Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
title_sort Narrando a mim mesmo: “Hoje sou peixe/E sou meu próprio pescador” – percursos de resistências marcados de Trans-Solidão na tecelagem de uma vida!
author Araújo, Rubenilson Pereira de
author_facet Araújo, Rubenilson Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rubenilson Pereira de
description O presente texto possui formato de memorial, escrito para primordialmente para ser inserido e adaptado à tese denominada “Estranhando o Currículo: a temática homoafetiva no ensino de Literatura Infantil” junto ao Programa de pós-graduação em Letras/PPGL da Universidade Federal do Tocantins/UFT. O texto autobiográfico busca dar voz à minha trajetória pessoal e acadêmica a respeito de minha identidade transgênera, a qual sofre vigias, controles e punição a fim de disciplinar meu corpo e desejos à cisgeneridade, fazendo valer a simetria corpo-gênero-desejo-práticas. O percurso solitário, entretanto, resiste e foge ao padrão preestabelecido, vivenciando performances dissidentes da heterossexualidade compulsória e adquirindo visibilidade e militância, defendendo o pressuposto de que o ativismo também produz ciência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20558
10.9771/peri.v1i6.20558
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20558
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i6.20558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20558/13169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-165
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-165
Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 154-165
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321060904960