Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rogério Machado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Orlandi, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565
Resumo: Este texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto.
id UFBA-8_f652a8004283fff6dc57fd0aeed424e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20565
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificadoEste texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto.Universidade Federal da Bahia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2056510.9771/peri.v1i6.20565Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-2682358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565/13187Copyright (c) 2017 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Rogério MachadoOrlandi, Renata2021-10-19T00:01:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20565Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-19T00:01:47Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
title Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
spellingShingle Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
Rosa, Rogério Machado
title_short Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
title_full Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
title_fullStr Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
title_full_unstemmed Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
title_sort Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
author Rosa, Rogério Machado
author_facet Rosa, Rogério Machado
Orlandi, Renata
author_role author
author2 Orlandi, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rogério Machado
Orlandi, Renata
description Este texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565
10.9771/peri.v1i6.20565
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i6.20565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565/13187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268
Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321069293568