Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565 |
Resumo: | Este texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto. |
id |
UFBA-8_f652a8004283fff6dc57fd0aeed424e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20565 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificadoEste texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto.Universidade Federal da Bahia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2056510.9771/peri.v1i6.20565Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-2682358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565/13187Copyright (c) 2017 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Rogério MachadoOrlandi, Renata2021-10-19T00:01:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20565Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-19T00:01:47Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
title |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
spellingShingle |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado Rosa, Rogério Machado |
title_short |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
title_full |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
title_fullStr |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
title_full_unstemmed |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
title_sort |
Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado |
author |
Rosa, Rogério Machado |
author_facet |
Rosa, Rogério Machado Orlandi, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Orlandi, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rogério Machado Orlandi, Renata |
description |
Este texto é inspirado na releitura de uma pesquisa de mestrado que discutiu o processo de diferenciação do/no corpo-masculino-docente. A partir da realização de entrevistas, instituiu-se problematizações em torno de narrativas biográficas de cinco (5) professores de Ensino Médio. Fazemos aqui uma reimersão na dissertação buscando cartografar os afetos que, na movediça trama da pesquisa, produziram deslocamentos e derivas na temática em estudo. Elegemos passagens das narrativas de alguns dos professores participantes da pesquisa como dispositivos movimentadores das reflexões propostas. A dança como “personagem conceitual” ganha destaque na medida em que é tomada como metáfora inspiradora e anunciadora de diferenças criadas pela dinâmica imbricação corpo-gênero-pesquisa. Para nós, autor e autora, e também para os professores participantes da pesquisa, a docência parece significar um lugar onde criamos heterotopias. Nela, nossos corpos contestam a suposta univocidade em torno da experimentação e expressão de gênero, sexualidade e corporeidade. Afirmam devires nomádicos, portanto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565 10.9771/peri.v1i6.20565 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i6.20565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20565/13187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Periódicus http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Periódicus http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268 Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 253-268 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318321069293568 |