Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Luciana Garcia de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Afro-Ásia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21889
Resumo: A persistência do racismo em nossa sociedade é uma questão que suscita constantementeacaloradas discussões. Por um lado, há argumentos que enfatizama ideologia de mistura racial e o caráter pluriétnico da população brasileira;por outro, sustenta-se a afirmação de que a identificação racial está na base daconstrução de hierarquias sociais. Esse artigo focaliza práticas discriminatóriascom que os indivíduos negros se defrontam cotidianamente no mercado de trabalho,visando a demonstrar que as clivagens raciais facilmente se apresentamnas relações sociais. Em um primeiro momento, após a análise de conteúdo detrezentas e oito ocorrências registradas em delegacias de polícia do Rio Grandedo Sul, demonstram-se as categorias de queixas de crime de preconceito de corou raça nesse espaço social. Posteriormente, utilizando-se essa categorização eadotando-se a análise argumentativa, parte-se para a demonstração do discursoracial que permeia nossa sociedade e estabelece uma situação de disputa entreos agentes.Palavras-chave: racismo - discriminação racial - discurso racial - identidadesocial - justiça social.
id UFBA-9_759366e6531851612126380b3406cc26
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21889
network_acronym_str UFBA-9
network_name_str Afro-Ásia (Online)
repository_id_str
spelling Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúchoA persistência do racismo em nossa sociedade é uma questão que suscita constantementeacaloradas discussões. Por um lado, há argumentos que enfatizama ideologia de mistura racial e o caráter pluriétnico da população brasileira;por outro, sustenta-se a afirmação de que a identificação racial está na base daconstrução de hierarquias sociais. Esse artigo focaliza práticas discriminatóriascom que os indivíduos negros se defrontam cotidianamente no mercado de trabalho,visando a demonstrar que as clivagens raciais facilmente se apresentamnas relações sociais. Em um primeiro momento, após a análise de conteúdo detrezentas e oito ocorrências registradas em delegacias de polícia do Rio Grandedo Sul, demonstram-se as categorias de queixas de crime de preconceito de corou raça nesse espaço social. Posteriormente, utilizando-se essa categorização eadotando-se a análise argumentativa, parte-se para a demonstração do discursoracial que permeia nossa sociedade e estabelece uma situação de disputa entreos agentes.Palavras-chave: racismo - discriminação racial - discurso racial - identidadesocial - justiça social.UFBA2015-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blid peer-reviewed articleArtigo avaliado por pares em regime de duplo anonimatoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/2188910.9771/aa.v0i52.21889Afro-Ásia; No. 52 (2015)Afro-Ásia; n. 52 (2015)1981-14110002-0591reponame:Afro-Ásia (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21889/14132Copyright (c) 2017 Afro-Ásiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Luciana Garcia de2021-12-01T11:49:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21889Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasiaPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/oaiafroasia@ufba.br1981-14110002-0591opendoar:2021-12-01T11:49:20Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
title Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
spellingShingle Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
Mello, Luciana Garcia de
title_short Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
title_full Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
title_fullStr Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
title_full_unstemmed Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
title_sort Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho
author Mello, Luciana Garcia de
author_facet Mello, Luciana Garcia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Luciana Garcia de
description A persistência do racismo em nossa sociedade é uma questão que suscita constantementeacaloradas discussões. Por um lado, há argumentos que enfatizama ideologia de mistura racial e o caráter pluriétnico da população brasileira;por outro, sustenta-se a afirmação de que a identificação racial está na base daconstrução de hierarquias sociais. Esse artigo focaliza práticas discriminatóriascom que os indivíduos negros se defrontam cotidianamente no mercado de trabalho,visando a demonstrar que as clivagens raciais facilmente se apresentamnas relações sociais. Em um primeiro momento, após a análise de conteúdo detrezentas e oito ocorrências registradas em delegacias de polícia do Rio Grandedo Sul, demonstram-se as categorias de queixas de crime de preconceito de corou raça nesse espaço social. Posteriormente, utilizando-se essa categorização eadotando-se a análise argumentativa, parte-se para a demonstração do discursoracial que permeia nossa sociedade e estabelece uma situação de disputa entreos agentes.Palavras-chave: racismo - discriminação racial - discurso racial - identidadesocial - justiça social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blid peer-reviewed article
Artigo avaliado por pares em regime de duplo anonimato
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21889
10.9771/aa.v0i52.21889
url https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21889
identifier_str_mv 10.9771/aa.v0i52.21889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21889/14132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Afro-Ásia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Afro-Ásia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Afro-Ásia; No. 52 (2015)
Afro-Ásia; n. 52 (2015)
1981-1411
0002-0591
reponame:Afro-Ásia (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Afro-Ásia (Online)
collection Afro-Ásia (Online)
repository.name.fl_str_mv Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv afroasia@ufba.br
_version_ 1799318936393613312