Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Afro-Ásia (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a poética utópica do pintor espanhol radicado no Brasil Modesto Brocos y Gomez (1852-1936). Sob uma perspectiva cultural, pretende identificar na produção imagética e textual do autor, elementos que se depreendem dos significados de sua obra, bem como de sua construção cultural. Por meio de múltiplas clivagens entre a ideia e o gênero utópico, entre a sociedade do final do século XIX e as representações do pintor, objetiva investigar formas e motivos culturais que atuam à revelia do autor, ao mesmo tempo em que dialogam com interesses e posições assumidas no texto e na recepção de suas expressões artísticas. O esforço parte do princípio que um tratamento “cultural do social” seria necessário para compreender as complexas relações que atuam na produção e recepção das utopias de Brocos sobre a população negra, em confronto com pensamentos e ideias circundantes nos meios artísticos e políticos brasileiros do final do século XIX. |
id |
UFBA-9_d9b66bd33513fbd2572ec3cff7513e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17654 |
network_acronym_str |
UFBA-9 |
network_name_str |
Afro-Ásia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936)utopiahistória culturalModesto Brocoseugenia.Este artigo objetiva discutir a poética utópica do pintor espanhol radicado no Brasil Modesto Brocos y Gomez (1852-1936). Sob uma perspectiva cultural, pretende identificar na produção imagética e textual do autor, elementos que se depreendem dos significados de sua obra, bem como de sua construção cultural. Por meio de múltiplas clivagens entre a ideia e o gênero utópico, entre a sociedade do final do século XIX e as representações do pintor, objetiva investigar formas e motivos culturais que atuam à revelia do autor, ao mesmo tempo em que dialogam com interesses e posições assumidas no texto e na recepção de suas expressões artísticas. O esforço parte do princípio que um tratamento “cultural do social” seria necessário para compreender as complexas relações que atuam na produção e recepção das utopias de Brocos sobre a população negra, em confronto com pensamentos e ideias circundantes nos meios artísticos e políticos brasileiros do final do século XIX. UFBA2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blid peer-reviewed articleArtigo avaliado por pares em regime de duplo anonimatoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/1765410.9771/aa.v0i51.17654Afro-Ásia; No. 51 (2015)Afro-Ásia; n. 51 (2015)1981-14110002-0591reponame:Afro-Ásia (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654/11460Capel, Heloisa Selma Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-01T11:49:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17654Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasiaPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/oaiafroasia@ufba.br1981-14110002-0591opendoar:2021-12-01T11:49:34Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
title |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
spellingShingle |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) Capel, Heloisa Selma Fernandes utopia história cultural Modesto Brocos eugenia. |
title_short |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
title_full |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
title_fullStr |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
title_full_unstemmed |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
title_sort |
Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936) |
author |
Capel, Heloisa Selma Fernandes |
author_facet |
Capel, Heloisa Selma Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capel, Heloisa Selma Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
utopia história cultural Modesto Brocos eugenia. |
topic |
utopia história cultural Modesto Brocos eugenia. |
description |
Este artigo objetiva discutir a poética utópica do pintor espanhol radicado no Brasil Modesto Brocos y Gomez (1852-1936). Sob uma perspectiva cultural, pretende identificar na produção imagética e textual do autor, elementos que se depreendem dos significados de sua obra, bem como de sua construção cultural. Por meio de múltiplas clivagens entre a ideia e o gênero utópico, entre a sociedade do final do século XIX e as representações do pintor, objetiva investigar formas e motivos culturais que atuam à revelia do autor, ao mesmo tempo em que dialogam com interesses e posições assumidas no texto e na recepção de suas expressões artísticas. O esforço parte do princípio que um tratamento “cultural do social” seria necessário para compreender as complexas relações que atuam na produção e recepção das utopias de Brocos sobre a população negra, em confronto com pensamentos e ideias circundantes nos meios artísticos e políticos brasileiros do final do século XIX. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blid peer-reviewed article Artigo avaliado por pares em regime de duplo anonimato |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654 10.9771/aa.v0i51.17654 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654 |
identifier_str_mv |
10.9771/aa.v0i51.17654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654/11460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Afro-Ásia; No. 51 (2015) Afro-Ásia; n. 51 (2015) 1981-1411 0002-0591 reponame:Afro-Ásia (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Afro-Ásia (Online) |
collection |
Afro-Ásia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
afroasia@ufba.br |
_version_ |
1799318934749446144 |