Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Filho, Luiz Carlos dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
id UFBC_00bce6a1c5490d344034d754f4f5ec7d
oai_identifier_str oai:BDTD:100962
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemáticaOBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOSFORMAÇÃO DE PROFESSORESGEOMETRIA NÃO EUCLIDIANAEPISTEMOLOGICAL OBSTACLESINITIAL TRAINING OF MATHEMATICS' TEACHERSNON-EUCLIDEAN GEOMETRYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.O corpo de conhecimento das Geometrias Não Euclidianas redefiniu as fronteiras da matemática no campo da geometria e seu estabelecimento pode ser caracterizado como uma descontinuidade e ruptura no processo de desenvolvimento do conhecimento científico conformeevidenciada na epistemologia de Gaston Bachelard,para quem o conhecimento do real imediato,frequentemente,se constitui em um obstáculo epistemológicoao conhecimento científico. O conceito central no âmbito da pesquisa aqui proposta,de obstáculo epistemológico,é tratado principalmente em "A formação do espírito científico" (1937, primeira edição). Obra, na qual Bachelard descreve e analisa alguns obstáculos epistemológicosque surgiram no decorrer da história do pensamento científico,e que também setornouuma referência importante na área de ensino de ciências,conforme autoras como Barbosa e Bulcão (2011) e Lopes (1996),e em ensino de matemática (TRINDADE, 1996). Na pesquisapretende-se observar e analisar o papel de obstáculos epistemológicosquesurgem no contexto do ensino e da aprendizagem das Geometrias Não Euclidianas durante a formação inicial de licenciandos em matemática. Com tal objetivo, foirealizado um estudocomofoco na elaboração, realização e análise de um minicurso sobre Geometrias Não Euclidianas, para estudantes do último semestre do curso de licenciatura em matemática,em uma instituição de ensino superior da região da grande São Paulo. Os dados foramcoletados a partir de registros deaulas gravadasem vídeo e áudio e a análise dos dados foifeitacom base emtranscrições destas gravações, seguindo ospreceitos da Análise de Discurso conformea proposta de Orlandi (2015).Esta análise evidenciou o papel de obstáculos epistemológicos denominados:verbal; experiência primeira; substancialista e generalização abusiva, os quais ocorreram na formação dos licenciandos durante a construção de conceitos sobre Geometrias Não Euclidianas.The body of knowledge of Non-Euclidean Geometry redefined the boundaries of mathematics on geometry field. Your arisecan be characterized as a discontinuity and rupture in scientific knowledge development process as evidenced in the epistemology of Gaston Bachelard, for whom the real immediate knowledge often constitutes an epistemological obstacle to scientific knowledge. The concept of epistemological obstacles, central within the research here proposed project, is mainly treated in "The formation of the scientific spirit" (1937, first edition). This work, in which Bachelard describes and analyzes some epistemological obstacles that have emerged during the history of scientific thought, has also become an important referencein the science education area as authors such as Barbosa and Bulcão (2011) and Lopes (1996) and also in mathematics education (Trinity, 1996). In research conducted in this master's work is intended to observe and analyze the role of epistemological obstacles that arise in the context of teaching and learning of Non-Euclidean Geometry during the initial training of undergraduates in mathematics. To achieve these goals, it conducted a study that focused on the development, implementation and analysis of a short course on Non-Euclidean Geometry, for students in their final semester of the degree in mathematics course in a higher education institution in the Greater São Paulo region. The datawere collected from records of videotaped lessons. The Data analysiswas made from transcripts of the recordings, according to the precepts of Discourse Analysis, following the proposal of Orlandi (2015). This analysis highlighted the role of some epistemological obstacles in training undergraduates during the constructionconcepts of Non-Euclidean Geometry.Fagundes, Maria BeatrizZanotello, MarceloGurgel, IvãSantos Filho, Luiz Carlos dos2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962&midiaext=72294http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962&midiaext=72293Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100962porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T16:46:06Zoai:BDTD:100962Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-10-19T16:46:06Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
title Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
spellingShingle Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
Santos Filho, Luiz Carlos dos
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA
EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES
INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS' TEACHERS
NON-EUCLIDEAN GEOMETRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
title_full Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
title_fullStr Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
title_full_unstemmed Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
title_sort Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática
author Santos Filho, Luiz Carlos dos
author_facet Santos Filho, Luiz Carlos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Maria Beatriz
Zanotello, Marcelo
Gurgel, Ivã
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Filho, Luiz Carlos dos
dc.subject.por.fl_str_mv OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA
EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES
INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS' TEACHERS
NON-EUCLIDEAN GEOMETRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA
EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES
INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS' TEACHERS
NON-EUCLIDEAN GEOMETRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962&midiaext=72294
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100962&midiaext=72293
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502097377591296