A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galis, Adriana Cristina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
id UFBC_02d75aa587d82ccea98ad24dcbbc469b
oai_identifier_str oai:BDTD:122385
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científicaHISTÓRIA DAS CIÊNCIASALEXANDRE RODRIGUES FERREIRAVIAGENS FILOSÓFICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESEPISTEMOLOGIAS DO SULHISTORY OF SCIENCEPHILOSOPHICAL JOURNEYTEACHER EDUCATIONEPISTEMOLOGIES OF THE SOUTHPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Márcia Helena AlvimDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2021.Esta pesquisa propõe-se a estudar a Viagem Filosófica do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815) para compreender como estas expedições se tornaram um importante mecanismo para manter o controle colonial português na América, assim como a inserção de Portugal às ciências praticadas na época. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a potencialidade da discussão histórica sobre as viagens filosóficas setecentistas portuguesas, especialmente a de Alexandre Rodrigues Ferreira pelas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá, no século XVIII, na formação inicial de professores, através da proposta didática de um minicurso. Esta visão eurocêntrica do mundo, dos povos e dos conhecimentos inviabilizou a continuidade de histórias, conhecimentos e dinâmicas sociais que já existiam antes da dominação colonial. A metodologia nesta pesquisa foi composta, em um primeiro momento, pela análise documental do referido autor e a inserção da temática na História das Ciências no Brasil e na formação inicial de professores, embasada pelas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos, em um segundo momento, elaboramos uma proposta didática de um minicurso para a formação inicial de professores que não foi executada, configurando-se, assim, como uma proposta teórica. Desta forma, realizamos uma análise de como esta temática pode contribuir para a História da Ciência e o ensino de ciências e, em especial, para a formação inicial de professores de ciências naturais a partir dos referenciais teóricos selecionados. Em relação aos resultados obtidos na pesquisa, destacamos a contribuição das discussões para a inserção da História das Ciências na formação de professores de ciências naturais, sob a perspectiva de uma formação crítica, ética, reflexiva e cidadã sobre as ciências.This research intends to study the philosophical journey taken by the naturalist Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815) with the intent to understand how this kind of expedition had become an important mechanism to keep the Portuguese control over the colonies in America, and also for Portugal's insertion on the scenario of the sciences performed at that time. Thus, this research aims to analyse the potentiality of the historical discussion concerning the 18th century Portuguese philosophical journeys for teacher's education-in special the one led by Alexandre Rodrigues Ferreira across Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso and Cuiabá captaincies in the 1700s- proposing a didatical aproach through a short course. This Eurocentric vision of the world, people and knowledge made the continuity of history and social dynamics that existed before the colonial domination unfeasible. The methodology on this research was composed, at first, by documental analysis of the referred author and the insertion of the theme in the History of Science in Brazil at the initial formation of teachers was based on the Epistemologies of the South of Boaventura de Sousa Santos, and followed by a didactic proposal of a short course for initial teacher training that was not carried out, thus configuring itself as a theoretical proposal. In this way, we carried out an analysis of how this theme can contribute to the History of Science and the teaching of science and, in particular, to the initial training of natural science teachers based on selected theoretical references. Regarding the results obtained in the research, we highlight the contribution of the discussions to the insertion of the History of Sciences in the formation of natural science teachers, from the perspective of a critical, ethical, reflective and thinking science citizens.Alvim, Márcia HelenaSombrio, Mariana Moraes de OliveiraOliveira, Zaqueu VieiraGalis, Adriana Cristina2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf97 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385&midiaext=79742http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385&midiaext=79741Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122385porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T14:22:37Zoai:BDTD:122385Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-06-13T14:22:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
title A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
spellingShingle A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
Galis, Adriana Cristina
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA
VIAGENS FILOSÓFICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EPISTEMOLOGIAS DO SUL
HISTORY OF SCIENCE
PHILOSOPHICAL JOURNEY
TEACHER EDUCATION
EPISTEMOLOGIES OF THE SOUTH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
title_full A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
title_fullStr A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
title_full_unstemmed A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
title_sort A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII : possibilidades para a educação científica
author Galis, Adriana Cristina
author_facet Galis, Adriana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvim, Márcia Helena
Sombrio, Mariana Moraes de Oliveira
Oliveira, Zaqueu Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Galis, Adriana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA
VIAGENS FILOSÓFICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EPISTEMOLOGIAS DO SUL
HISTORY OF SCIENCE
PHILOSOPHICAL JOURNEY
TEACHER EDUCATION
EPISTEMOLOGIES OF THE SOUTH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA
VIAGENS FILOSÓFICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EPISTEMOLOGIAS DO SUL
HISTORY OF SCIENCE
PHILOSOPHICAL JOURNEY
TEACHER EDUCATION
EPISTEMOLOGIES OF THE SOUTH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385&midiaext=79742
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122385&midiaext=79741
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
97 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502108233498624