Framework computacional para intervenções comportamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Diogo Fernando
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Paulo Gois
id UFBC_05f5c5d5d6588e164c300f3138beadc1
oai_identifier_str oai:BDTD:122193
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Framework computacional para intervenções comportamentaisINTERAÇÃO USUÁRIO-COMPUTADORSOFTWARE EDUCACIONALDESIGN PARTICIPATIVOHUMAN-COMPUTER INTERACTIONEDUCATIONAL SOFTWAREPARTICIPATORY DESIGNPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. João Paulo GoisCoorientadora: Profa. Dra. Priscila BenitezTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2021.Analise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis- ABA) se constitui na aplicac~ao dos princpios e procedimentos da Analise Experimental do Comportamento para quest~oes socialmente relevantes. Intervenc~oes baseadas na ABA t^em se mostrado ecazes no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na implementac~ao dessas A intervenc~oes um Analista do Comportamento deve realizar uma avaliac~ao inicial dos repertorios de cada estudante e, com base nos resultados dessa avaliac~ao, desenvolver programas de ensino individualizados. Atualmente, existem diversos softwares para auxiliar na implementac~ao de interven c~oes baseadas na ABA, porem, com pouca (ou nenhuma) exibilidade na personaliza c~ao do programa de ensino - apenas permitem selecionar imagens que ser~ao utilizadas em atividades ja denidas. Desta maneira, o analista do comportamento deve utilizar atividades pre-denidas, o impossibilitando de criar um programa de ensino especco para cada estudante. Neste trabalho e apresentado o design e implementac~ao de um software para educac~ao especial baseado na ABA. O software permite que analistas do comportamento criem atividades personalizadas baseadas em templates ja existentes no software, alem de permitir a criac~ao de seus proprios templates, sem a necessidade de conhecimento previo de programac~ao de computadores. O software tem suporte multimdia, o que permite utilizar como estmulos nas atividades imagens, textos, audio e vdeo. Tambem e possvel criar pers para os estudantes, congurar programas de ensino com consequ^encias recompensadoras e correc~oes conguraveis e visualizar relatorios. O software foi implementado em plataforma Web com design responsivo ajustavel aos diferentes tamanhos de tela, dispositivos, navegadores de internet browsers e sistemas operacionais. Para validar a aceitac~ao do software, foram realizadas avaliac~oes com analistas do comportamento e tambem com m~aes de estudantes com necessidades especiais. Tanto os prossionais quanto as m~aes avaliaram positivamente o software e disseram que o utilizariam em futuras intervenc~oes: os prossionais para criarem programas de ensino, e os pais como ferramenta para realizar as atividades de ensino desenvolvidas para seus lhos por um prossional. Durante o isolamento social da Covid-19, o software foi inserido no uso cotidiano, sendo incorporado ao uxo de trabalho de Analistas do Comportamento e educadores. Ao nal do trabalho, s~ao apresentadas as descobertas que este estudo proporcionou, as suas limitac~oes, bem como sugest~oes para trabalhos futuros.Applied Behavior Analysis (ABA) is based on the application of the principles and procedures of the Experimental Behavior Analysis to socially relevant issues. Interventions based on ABA have been shown to be eective in the treatment of Autistic Spectrum Disorder (ASD). In implementing these interventions, a Behavior Analyst must carry out an initial assessment of each student's repertoires and, based on the results of that assessment, develop individualized teaching programs. Currently, there are several software to assist in the implementation of interventions based on ABA, however, with little (or no) exibility in the customization of the teaching programs - they only allow selecting images that will be used in already dened activities. In this way, the behavior analyst must use pre-dened activities, making it impossible to create a specic teaching program for each student. This work presents the design and implementation of a software for special education based on ABA. The software allows behavior analysts to create custom activities based on templates already in software, in addition to allowing the creation of their own templates, without the need for prior knowledge of computer programming. The software has multimedia support, which allows the use of images, texts, audio and video as stimuli in activities. The user can also create proles for each student, set up teaching programs with rewarding consequences and congurable corrections, and view reports. The software was implemented on a Web platform with responsive design adjustable to dierent screen sizes, devices, internet browsers and operating systems. To validate the acceptance of the software, evaluations were carried out with behavior analysts and also with mothers of students with special needs. Both professionals and mothers positively evaluated the software and said they would use it in future interventions: professionals to create teaching programs, and parents as a tool to carry out teaching activities developed for their children by a professional. During Covid-19's social isolation, the software was introduced into everyday use, being incorporated into the work ow of Behavior Analysts and educators. At the end of the work, the ndings that this study provided, its limitations, as well as suggestions for future work are presented.Gois, João PauloBenitez, PriscilaSoares, André Castelo BrancoSouza, Carlos Barbosa Alves dePimentel, Edson PinheiroCaetano, Marcelo SalvadorTrevisan, Diogo Fernando2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf169 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193&midiaext=79388http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193&midiaext=79387Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122193porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T14:50:49Zoai:BDTD:122193Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-14T14:50:49Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Framework computacional para intervenções comportamentais
title Framework computacional para intervenções comportamentais
spellingShingle Framework computacional para intervenções comportamentais
Trevisan, Diogo Fernando
INTERAÇÃO USUÁRIO-COMPUTADOR
SOFTWARE EDUCACIONAL
DESIGN PARTICIPATIVO
HUMAN-COMPUTER INTERACTION
EDUCATIONAL SOFTWARE
PARTICIPATORY DESIGN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Framework computacional para intervenções comportamentais
title_full Framework computacional para intervenções comportamentais
title_fullStr Framework computacional para intervenções comportamentais
title_full_unstemmed Framework computacional para intervenções comportamentais
title_sort Framework computacional para intervenções comportamentais
author Trevisan, Diogo Fernando
author_facet Trevisan, Diogo Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gois, João Paulo
Benitez, Priscila
Soares, André Castelo Branco
Souza, Carlos Barbosa Alves de
Pimentel, Edson Pinheiro
Caetano, Marcelo Salvador
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Diogo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv INTERAÇÃO USUÁRIO-COMPUTADOR
SOFTWARE EDUCACIONAL
DESIGN PARTICIPATIVO
HUMAN-COMPUTER INTERACTION
EDUCATIONAL SOFTWARE
PARTICIPATORY DESIGN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic INTERAÇÃO USUÁRIO-COMPUTADOR
SOFTWARE EDUCACIONAL
DESIGN PARTICIPATIVO
HUMAN-COMPUTER INTERACTION
EDUCATIONAL SOFTWARE
PARTICIPATORY DESIGN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Gois
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193&midiaext=79388
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122193&midiaext=79387
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263956733591552