Detecção e isolamento de falhas em um modelo dinâmico de helicóptero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122163 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alain Segundo Potts |
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Detecção e isolamento de falhas em um modelo dinâmico de helicópteroDETECÇÃO E ISOLAMENTO DE FALHASGERAÇÃO DE RESÍDUOS ROBUSTOSOBSERVADORES DE ENTRADAS DESCONHECIDASAUTOESTRUTURA DO OBSERVADORFAULT DETECTION AND ISOLATIONROBUST RESIDUAL GENERATIONUNKNOWN INPUT OBSERVERSOBSERVER EIGENSTRUCTUREPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Alain Segundo PottsCoorientador: Prof. Dr. Victor Agusto Fernandes de CamposDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Santo André, 2021.Este trabalho apresenta a aplicação de métodos robustos de detecção e isolamento de falhas no modelo dinâmico de um helicóptero. Uns dos principais problemas a resolver na área de Diagnóstico de Falhas é a robustez dos métodos baseados em modelos matemáticos. Nesse sentido, a abordagem baseada em observadores de estados e saídas tem obtido bons resultados. Dentro dessa abordagem se destacam os métodos do observador de entradas desconhecidas (UIO) e o método de atribuição da autoestrutura do observador (ESA), ambos são métodos de geração de resíduos robustos. Neste estudo, abordou-se o modelo dinâmico do helicóptero Westland Lynx Mk7 baseado em seis graus de liberdade, linear, invariante no tempo, e com coeficientes constantes, no ponto de operação de voo pairado. O modelo dinâmico do helicóptero é a base para a implementação de um sistema de detecção e isolamento de falhas. Realiza-se uma análise do sistema com dois tipos de perturbações diferentes e para os casos de uma falha em um atuador e uma falha em um sensor.This document presents the application of robust model-based fault detection and isolation methods in a helicopter model. One of the main problems in the Fault Diagnosis area is the robustness of model-based methods. So, the observer-based approach has important results. Within this approach, the most widely used are the Unknown Input Observer and the Eigenstructure Assignment methods. The design is based on the Westland Lynx Mk7 helicopter of six degrees of freedom. The helicopter dynamic model is linear, time-invariant and with constant coefficients, considering the operating point of hover. This model is the base for the implementation of fault detection and isolation system. It is presented an analysis of the system when it is affected by two different kinds of disturbances, and for the case of a fault in an actuator and a fault in a sensor.Potts, Alain SegundoCampos, Victor Agusto Fernandes deGarcia, Claudio, 1955-Martins Filho, Luiz de SiqueiraSansón Fariñas, Lázaro Francisco2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf134 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122163http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122163&midiaext=79325http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122163&midiaext=79326Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122163porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-08T11:46:24Zoai:BDTD:122163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-08T11:46:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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