Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiani Santana da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
id UFBC_0d28797f58e812902b9bbd1436472a73
oai_identifier_str oai:BDTD:118033
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de casoENSINO DE BOTÂNICAFORMAÇÃO DE PROFESSORESPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaBIOLOGIATEACHING BOTANYTEACHER TRAININGBIOLOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-LopesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018.É sabido que uma das demandas consideradas mais importantes desde os anos 1990 é repensar a formação inicial e continuada de professores, a partir da análise de suas práticas pedagógicas e docentes. Apesar de ser possível observar as mudanças da prática docente, ela ainda está caracterizada por práticas centralistas, transmissoras, selecionadoras e individualistas. No ensino de Botânica não é diferente e, atualmente, ele é marcado por uma série de entraves e dificuldades. Para os professores da educação básica, o estudo das plantas é considerado muito complexo, gerando uma grande dificuldade na abordagem dos assuntos e na assimilação dos conteúdos pelos alunos. Tais dificuldades devem-se, muitas vezes, à formação acadêmica. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivos: levantar e analisar os objetivos das publicações relacionadas ao ensino de botânica no Brasil e investigar as principais necessidades apresentadas por discentes do curso de Ciências Biológicas da UFABC, e em especial os participantes do PIBID Biologia da UFABC, sobre o ensino de Botânica e os elementos facilitadores para a construção de subsídios que levem em conta a formação inicial de professores de Biologia nesta temática. Foi realizada uma investigação qualitativa baseada nos pressupostos teóricos da Pesquisa Bibliográfica e do Estudo de Caso. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: análise dos objetivos descritos em artigos sobre ensino de botânica publicados nos periódicos nacionais de ensino, questionários estruturados e grupo focal. Os dados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Pudemos constatar que existe um predomínio de publicações sobre o ensino de Botânica com objetivos Compreensivos e Propositivos, e que estes estão associados à queixa frequente de que os cursos de Botânica são ruins ou precisam melhorar, de modo que ações apresentadas nos artigos visam interpretar a realidade e os problemas voltados ao ensino de Botânica, de modo mais amplo. Os questionários estruturados bem como o grupo focal nos mostram a realidade do ensino de Botânica na formação inicial de professores da UFABC, e nos revelam a necessidade de investimentos e de novas propostas para os licenciandos, como disciplinas voltadas ao ensino de Botânica, projetos ou cursos de extensão, incentivo à integração entre teoria e prática e acima de tudo uma maior contextualização dos conteúdos Botânicos com a realidade no qual cada licenciando e aluno está inserido. Logo, rever a organização curricular do curso de Ciências Biológicas com vistas a proporcionar maior integração entre as disciplinas é um dos aspectos que pode melhorar a qualidade da formação dos futuros professores.It is well known that one of the most important demands since the 1990s is to rethink the initial and continuous formation of teachers, based on the analysis of their pedagogical and teaching practices. Although it is possible to observe the changes in teaching practice, it is still characterized by centralist, transmitting, selective and individualistic practices. In the teaching of Botany, it is not different and, today, it is marked by a series of obstacles and difficulties. For teachers of basic education, the study of plants is considered very complex, generating a great difficulty in approaching subjects, and in the assimilation of contents by students. Such difficulties are often due to academic training. In this context, the present research aims to: survey and analyze the objectives of the publications related to the teaching of botany in Brazil and investigate the main needs presented by students of the Biological Sciences course of UFABC, and especially the participants of PIBID Biology of UFABC, on the teaching of Botany and the facilitating elements for the construction of subsidies that take into account the initial training of Biology teachers in this subject. A qualitative investigation was carried out based on the theoretical presuppositions of the Bibliographic Research and the Case Study. To collect data, the following instruments were used: analysis of the objectives described in articles on botany teaching published in national teaching journals, structured questionnaires and focus group. The data were analyzed through Discursive Textual Analysis. We could verify that there is a predominance of publications about the teaching of Botany with Comprehensive and Propositive objectives, and that these are associated to the frequent complaint that the Botany courses are bad or need to improve, so that actions presented in the articles aim to interpret the reality and the problems related to the teaching of botany, in a broader way. The structured questionnaires as well as the focus group show us the reality of botany teaching in UFABC's initial teacher training, and show us the need for investments and new proposals for the licenciandos, such as subjects related to Botany teaching, projects or courses of extension, incentive to the integration between theory and practice and above all a greater contextualization of the Botanical contents with the reality in which each licensing and student is inserted. Therefore, reviewing the curricular organization of the Biological Sciences course to provide greater integration between the disciplines is one of the aspects that can improve the quality of the training of future teachers.Ghilardi-Lopes, Natalia PiraniSilva, João Rodrigo Santos daFerreira, Luciana BastosSilva, Tatiani Santana da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033&midiaext=77343http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033&midiaext=77344Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118033porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:40:36Zoai:BDTD:118033Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:40:36Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
title Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
spellingShingle Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
Silva, Tatiani Santana da
ENSINO DE BOTÂNICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
BIOLOGIA
TEACHING BOTANY
TEACHER TRAINING
BIOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
title_full Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
title_fullStr Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
title_sort Concepções dos discentes do PIBID Biologia da UFABC sobre o ensino de Botânica : um estudo de caso
author Silva, Tatiani Santana da
author_facet Silva, Tatiani Santana da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani
Silva, João Rodrigo Santos da
Ferreira, Luciana Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiani Santana da
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE BOTÂNICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
BIOLOGIA
TEACHING BOTANY
TEACHER TRAINING
BIOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic ENSINO DE BOTÂNICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
BIOLOGIA
TEACHING BOTANY
TEACHER TRAINING
BIOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033&midiaext=77343
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118033&midiaext=77344
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103202430976