Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Juliana Helena Bruno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
id UFBC_0f15036a001832f852ba3d10c77924e4
oai_identifier_str oai:BDTD:97482
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpoVERBOAÇÃOCOGNIÇÃO INCORPORADAVERBSACTIONEMBODIED COGNITIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Alice de Mattos Pimenta ParenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, 2015.Observa-se, nos últimos anos, um crescimento no número de publicações acerca da semântica de verbos, através da teoria associativa de Pulvermüller (2001) que têm apoiado o enfoque da Cognição Incorporada (Embodied Cognition) em sua proposição de união em um circuito único dos sistemas perceptual, motor e linguístico. Estudos sobre processamentos léxico-semânticos de verbos e suas representações neurais têm comprovado que a mente humana e seus substratos neurais distinguem verbos de acordo com partes do corpo/agentes da ação. Entretanto, ainda não foram encontradas pesquisas mostrem o efeito da orientação semântica para estes verbos. O presente projeto teve como objetivo ampliar conhecimentos da teoria associativa de Pulvermüller, verificando se é possível direcionar a atenção para aspectos semânticos de verbos de ação. Utilizou-se a tarefa que requer recursos atencionais, proposta por Cristescu et al (2006) ao estudar classes de substantivos. Neste estudo foram utilizadas classes semânticas de verbos, tendo como agente da ação mão ou perna/corpo. Os verbos foram controlados quanto à extensão, frequência, especificidade, partes do corpo/agentes de ação e foram obtidos registros neurofisiológicos durante a execução da tarefa. Duas tarefas foram propostas: uma com pistas pictóricas e outra com pistas simbólicas. Ambas se caracterizaram pela apresentação de pistas semânticas antes da apresentação de verbos e pseudoverbos, após a qual os participantes deveriam realizar uma tarefa de decisão lexical. Foram selecionados 240 estímulos, sendo 60 verbos de movimentos de mão, 60 verbos de perna e 120 pseudoverbos. Nos dois experimentos, os estímulos eram antecedidos por pistas corretas e pistas neutras. Este estudo contou com a presença de 30 participantes entre 18 e 30 anos, universitários e destros, divididos em 2 grupos de 15. As hipóteses comportamentais foram (1) pistas pictóricas favorecerão um processamento mais automático do que pistas simbólicas e portanto menor tempo de reação; (2) a alocação da atenção para aspectos de partes do corpo/agentes de ação será maior para verbos de perna/corpo por serem ações mais difíceis de serem classificadas/distinguidas (ex: andar, correr, caminhar); e (3) a tarefa favorecerá os tempos de reação quando o estímulo for precedido por pistas válidas. Quanto aos registros neurofisiológicos, têm-se como hipóteses: (1) ocorrência de potenciais evocados por evento (PRE) em janelas de tempo precoces e (2) alteração dos sinais indicativos de processamento semântico, como o N400 e o P600 em função dos registros anteriores. Os resultados encontrados corroboram as hipóteses (2) e (3) comportamentais e as três eletrofisiológicas, já que foi encontrada 7 significância em P1/N1, com pico maior para verbos relativos a corpo quando comparados a verbos de mão. No entanto, não foi encontrada diferença entre os dois tipos de pista. Concluiu-se que é possível direcionar a atenção para características semânticas de verbos de ação, fato inovador, já que esse tipo de tarefa só foi utilizada com substantivos até a presente data. Achados no componente N400 mostram que há uma diferenciação no processamento de verbos de mão e corpo, o que indica necessidade de estudos futuros para clarificar os tempos de processamento e possíveis fontes de sinal.It is noteworthy the increasing number of publications on verbs¿ semantics supported by the Pulverüller's associative theory (2001) which ground the Embodied Cognition model and in its proposition of a unitary network involving perceptual, motor and linguistic systems. Studies involving verbs' lexical-semantic processing and its neural representation have confirmed that human mind and its neural subtrates distinguish verbs according to body parts/action agents. However, it wasn't found researches that show the effect of semantic orientation to these verbs. Thus, the present project intended to extend the knowledge of Pulvermüller's associative theory, veryfing if it is possible to allocate attention to semantic features of action verbs. We used a task that required attentional resources, proposed by Cristescu et al (2006) to study nouns catogories. On this study, we used semantic verb classes that present as agent of action hands and legs/body. The verbs were balanced in their extension, frequency, specificity, body parts/action agents, and neurophisiological data was collected during the tasks. Two tasks were designed: one with pictorial cues and another with symbolic cues. At both tasks, subjects were asked to atend to a semantic cue before stimuli (verbs and non verbs) presentation. Then, subjects had to perform a lexical decision task. We selected 240 stimuli, of which 60 were verbs representing hand actions, 60 legs action, and 120 pseudoverbs. In both experiments, stimuli were preceded by valid and neutral cues. Participated on this study 30 undergraduate students, between 18 and 30 years old, right-handed and with normal or corrected to normal vision. They were divided in 2 groups of 15. The behavioral hypothesis were (1) pictorial cues will favour a more automatic processing than the symbolic ones, therefore, a faster reaction time; (2) the alocation of attention to body parts/agents of action features will be more pronounced to body-action verbs as they represent action harder to classify/distinguish (eg: to walk, to run, to stroll); and (3) the task will favour reaction times when verbs are preceded by valid cues. As for the neurophysiological recording, we hypothesied that: (1) evoked-related potentials (ERP) in early time Windows and (2) alteration of the semantic processing indicative signals (i.e.: the N400 and the P600) due to the earlier potentials. The findings corroborate behavioral hypothesis (2) and (3), since it was found a significance in P1/N1, with a more pronounced peak to body-action verbs when compared to hand-action verbs. However, it was not found any difference between the two kinds of cues. Therefore, it is possible to orient attention to semantic features of action verbs, an inovator fact, 9 since this kind of task has only been used with nouns till the presente. Findings in N400 component show that there is a differentiation in the processing of hand-action verbs and bodyaction verbs, though it requires further analysis to clarify the processing times and the possible current sources.Parente, Maria Alice de Mattos PimentaCarthery-Goulart, Maria TeresaJaeger, AntônioMachado, Juliana Helena Bruno2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf72 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482&midiaext=72076http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482&midiaext=72075Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=97482porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T16:47:36Zoai:BDTD:97482Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T16:47:36Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
title Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
spellingShingle Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
Machado, Juliana Helena Bruno
VERBO
AÇÃO
COGNIÇÃO INCORPORADA
VERBS
ACTION
EMBODIED COGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
title_short Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
title_full Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
title_fullStr Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
title_full_unstemmed Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
title_sort Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
author Machado, Juliana Helena Bruno
author_facet Machado, Juliana Helena Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Carthery-Goulart, Maria Teresa
Jaeger, Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Juliana Helena Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv VERBO
AÇÃO
COGNIÇÃO INCORPORADA
VERBS
ACTION
EMBODIED COGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
topic VERBO
AÇÃO
COGNIÇÃO INCORPORADA
VERBS
ACTION
EMBODIED COGNITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482&midiaext=72076
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482&midiaext=72075
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=97482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
72 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502097229742080