Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabiana Alves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
id UFBC_12d699ae85af2ce60d5c4962372ce660
oai_identifier_str oai:BDTD:79262
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambientalFÍSICA - ESTUDO E ENSINOCOMPLEXIDADEPensamento ComplexoPHYSICAL EDUCATIONCOMPLEXITYCOMPLEX THOUGHTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.Um dos problemas decorrentes no ensino de ciências no Brasil, em geral, ainda é a formação de cidadãos com dificuldades em articular os diversos saberes que foram trabalhados durante o longo processo de sua vida escolar. Como consequência os jovens apresentam dificuldades em compreender relações entre a cultura científica e a cultura social, levando-os muitas vezes a não conseguir refletir sobre os significados do conhecimento científico. Diante desse cenário um dos principais objetivos desse trabalho é o de refletir sobre o potencial de situações de ensino que podem ser trabalhadas em aulas de Física que visem a construção de uma cultura científica voltada à valorização de uma formação complexa. Em outras palavras, defendemos uma educação cientifica que promova nos jovens competências e autonomia de associar os saberes escolares, dando-lhes significados dentro de contexto social e cultural. Para alcançar esse objetivo os principais referenciais que fundamentam esse trabalho seguem os pressupostos teóricos do pensamento complexo proposto por Morin (2011) e do vetor epistemológico proposto por Bachelard (1978). A partir desses conceitos, apoiamo-nos nas críticas que ambos os autores fazem à concepção de educação como mera aquisição do conhecimento em um sistema fechado e na defesa de promover uma educação voltada ao desenvolvimento de um pensamento aberto e dinâmico. Para elaborar situações de ensino que contribuam para a educação Crítica, Complexa e Reflexiva (WATANABE, 2012), foi desenvolvida, em parceria com o GrECC ¿ Grupo de Ensino de Ciências e Complexidade - uma proposta de ensino que trata das questões socioambientais por meio dos conteúdos de Física. A partir das aulas originais realizou-se uma releitura da proposta à luz de reflexões sobre a construção do conhecimento científico como um processo marcado pelas incertezas e indeterminações. A releitura dessas aulas foi desenvolvida em uma escola pública com alunos de diferentes turmas do segundo ano do Ensino Médio. A partir dos resultados, nos quais é possível identificar que os estudantes passam a articular diferentes áreas do conhecimento na construção de seus argumentos diante da temática ambiental, observa-se que propostas de ensino visando uma formação voltada à ideia de complexidade na ciência, apresentam um bom resultado acerca de superar o paradigma da fragmentação e desarticulação dos saberes.One of the problems arising in science teaching in Brazil, in general, is still training people struggling to articulate the diverse knowledge that were worked out during the long process of their school life. As a result young people have difficulties in understanding links between scientific culture and social culture, often failing to reflect on the meanings of scientific knowledge. In this scenery a major goal of this work is to reflect on the potential of teaching situations that can be worked in Physics classes aimed at building a scientific culture dedicated to the appreciation of a complex formation. In other words, we advocate a scientific education that promotes the youth skills and autonomy to associate the school knowledge, giving them meaning within social and cultural context. To achieve this objective the main benchmarks that underlie this work follow the theoretical assumptions of complex thinking proposed by Morin (1991) and epistemological vector proposed by Bachelard (1978). From these concepts, we support you in critical that both authors make the concept of education as simple acquisition of knowledge in closed system and advocacy to promote an education to the development of an open and dynamic thinking. To develop teaching situations that contribute to the formation of critical, reflective and complex, it was developed in partnership with the GrECC - Science Teaching Group and complexity- a proposal for a school that deals with environmental issues by means of Physical contents. From the original class carried out a proposal of reinterpretation in the light of reflections on the construction of scientific knowledge as a process marked by uncertainties and indeterminate. Rereading these classes it was developed in a public school with students from different second-year high school classes. From the results, where it is possible to identify which students spend articulate different areas of knowledge in building their arguments on the environmental theme, it seems that proposals for education aimed at training focused on the idea of complexity in science, have good potential to overcome the paradigm of fragmentation and disarticulation of knowledge.Fagundes, Maria BeatrizLeal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaStrieder, RoselineSantos, Fabiana Alves dos2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262&midiaext=71826http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262&midiaext=71827Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79262porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T10:57:56Zoai:BDTD:79262Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T10:57:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
title Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
spellingShingle Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
Santos, Fabiana Alves dos
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COMPLEXIDADE
Pensamento Complexo
PHYSICAL EDUCATION
COMPLEXITY
COMPLEX THOUGHT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
title_full Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
title_fullStr Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
title_full_unstemmed Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
title_sort Aproximações entre o ensino de física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental
author Santos, Fabiana Alves dos
author_facet Santos, Fabiana Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Maria Beatriz
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza
Strieder, Roseline
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabiana Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COMPLEXIDADE
Pensamento Complexo
PHYSICAL EDUCATION
COMPLEXITY
COMPLEX THOUGHT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COMPLEXIDADE
Pensamento Complexo
PHYSICAL EDUCATION
COMPLEXITY
COMPLEX THOUGHT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262&midiaext=71826
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79262&midiaext=71827
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
177 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096679239680