O número PI na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mariane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Antonio Cândido Faleiros
id UFBC_1719084332e6472d1a837a596da086d3
oai_identifier_str oai:BDTD:76539
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O número PI na educaçãoPIMÉTODO DE MONTE-CARLOMÉTODO DE ARQUIMEDESMONTE-CARLO METHODARCHIMEDES' METHODPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Antonio Cândido FaleirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, 2014.No curriculo escolar o valor que Pi assume e de 3,14. Pois, para os calculos utilizados pelos alunos, este valor e mais que suficiente. Mas o que e Pi? Como podemos determinar o valor de Pi? Como foi calculado em tempos antigos? Como pode o valor ser encontrado hoje usando a tecnologia mais moderna? Estas sao algumas das questoes que vamos explorar partindo de um breve historico da evolucao do Pi, seguido de uma variedade de metodos para chegar ao seu valor com mais casas decimais precisas e finalizando com duas sugestoes de atividades para encontrar um valor aproximado para o Pi. A primeira, usando o Metodo de Monte-Carlo com gotas de chuva, que pode ser utilizada a partir do Ensino Fundamental II, e a segunda para o Ensino Medio, temos uma adaptacao do Metodo de Arquimedes com poligonos regulares inscritos no circulo. Ambas sao desenvolvidas utilizando o software Microsoft Excel.The central idea of this paper is it to present argumentation for the importance of the study of the number Pi. In the school curriculum Pi takes the value of 3.14. For a student¡¿s purposes this value is more than adequate. However, what is ¿à? How do we determine the value of ¿à? How was it calculated in ancient times? How can the value be found today using the most modern technology? These are some of questions we will explore starting from a brief history of the evolution of Pi, followed by a variety of methods in order to find its value with precisely decimal places and ending with two suggested activities for finding an approximate value. The first one that uses the Monte-Carlo Method with rain drops can be utilized from Primary School II on and the other, for Secondary School, we have an adaptation of Archimedes' Method using regular polygon inscribed in the circle. Both of them are realised using the Microsoft Excel software.Faleiros, Antonio CândidoFreire, Igor LeiteAragão, Gleiciane da SilvaRibeiro, Mariane2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf78 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539&midiaext=69641http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539&midiaext=69642Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76539porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T13:12:48Zoai:BDTD:76539Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T13:12:48Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O número PI na educação
title O número PI na educação
spellingShingle O número PI na educação
Ribeiro, Mariane
PI
MÉTODO DE MONTE-CARLO
MÉTODO DE ARQUIMEDES
MONTE-CARLO METHOD
ARCHIMEDES' METHOD
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
title_short O número PI na educação
title_full O número PI na educação
title_fullStr O número PI na educação
title_full_unstemmed O número PI na educação
title_sort O número PI na educação
author Ribeiro, Mariane
author_facet Ribeiro, Mariane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faleiros, Antonio Cândido
Freire, Igor Leite
Aragão, Gleiciane da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mariane
dc.subject.por.fl_str_mv PI
MÉTODO DE MONTE-CARLO
MÉTODO DE ARQUIMEDES
MONTE-CARLO METHOD
ARCHIMEDES' METHOD
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
topic PI
MÉTODO DE MONTE-CARLO
MÉTODO DE ARQUIMEDES
MONTE-CARLO METHOD
ARCHIMEDES' METHOD
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Antonio Cândido Faleiros
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539&midiaext=69641
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76539&midiaext=69642
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
78 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094715256832