O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936 |
Resumo: | Orientador: Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro. |
id |
UFBC_1ba9e47a98baa85bb039b048de3cc3a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121936 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramscianoESPONTANEÍSMOSENSO COMUMBOM SENSOCRÍTICAENSINO DE FILOSOFIASPONTANEISMCOMMON SENSECRITICISMPHILOSOPHY TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientador: Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, São Bernardo do Campo, 2020.A pesquisa aborda o ensino de Filosofia partindo do senso comum em busca do bom senso, uma filosofia que parte do espontaneísmo, que é um senso comum acrítico; onde aparecem as opiniões sem uma elaboração crítica, sem reflexão e, que são recebidas automaticamente pelo indivíduo. São opiniões atropeladas pelos acontecimentos e pela ausência de um bloco unificador e organizado, pois, o senso comum da classe subalterna possui opiniões vindas de diversos tempos. Assim, com a presença de uma opinião organizada, se consegue formar um bloco para o exercício comum e para a formação de uma classe popular forte e determinada, para exercer a luta social, dessa forma, deve estar organizada para transformar a sua história e poder exercer uma luta pela hegemonia, uma filosofia das massas. O espontaneísmo e o senso comum estão presentes de diversas maneiras em todas as classes sociais. O objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento da reflexão crítica a partir do senso comum dos alunos, permitir suas ideias, o ponto de vista do aluno, a sua fala, o que ele pensa, o que concorda etc., utilizando-se disto, para posteriormente, desenvolver através da filosofia, as críticas, as reflexões e intervenções, para que possibilitem ao estudante elaborar um senso crítico, um novo pensamento, de buscar constantemente uma atitude filosófica diante da sua realidade e, assim, aprimorar cada vez mais, uma postura consciente dos problemas que os cercam como sujeito social, portanto, transformando o senso comum recebido automaticamente, em busca do bom senso, um senso crítico e melhor elaborado. Para isso será analisado primeiramente o senso comum, partindo do pensamento espontâneo, como recurso nas aulas de Filosofia. A elaboração crítica e consciente é considerada um ponto importante dentro do processo de aprendizado filosófico. Para isso, se especificarão os elementos constituintes do senso comum, elementos de crenças e identificando a presença de modelos sociais conservadores, míticos, enrijecidos por concepções de mundo de uma elite dominante. A fim de analisar como se dá essa dominação e a contribuição de uma atitude e leitura filosófica para a criação de um senso crítico e sistematizador, se faz importante o ensino de Filosofia nas escolas, principalmente na rede pública de ensino, onde ocorre um sucateamento no processo de desenvolvimento humano do aluno da periferia. No primeiro capítulo será abordada um breve relato da vida de Antônio Gramsci. No segundo capítulo, a questão do senso comum em Gramsci, um filosofar a partir do senso comum acrítico, desorganizado, com o objetivo de transformar esse senso comum em um bom senso, em opiniões críticas, reflexivas e organizadas, em vista de uma emancipação do aluno. No terceiro capítulo traremos a prática, com exemplos de aulas produzidas a partir do senso comum. A prática filosófica nas aulas será a partir de aulas em roda de conversa e de exposição dos pensamentos dos alunos sobre diversas questões. Estas consistem na ampla liberdade para os alunos falarem, escreverem, desenharem ou qualquer outra forma que venham a se manifestar, bem como da atenta participação do professor diante de todo o processo, discutindo, provocando, trazendo contextos sociais etc.The research approaches the teaching of Philosophy starting from common sense in search of common sense, a philosophy that starts from spontaneism, which is an uncritical common sense; where opinions appear without critical elaboration, without reflection, and which are automatically received by the individual. These are opinions run over by events and the absence of a unifying and organized bloc, since the common sense of the subaltern class has opinions from different times. Thus, with the presence of an organized opinion, a block can be formed for the common exercise and for the formation of a strong and determined popular class, to exercise the social struggle, thus, it must be organized to transform its history and power exercise a struggle for hegemony, a philosophy of the masses. Spontaneism and common sense are present in different ways in all social classes. The objective of this research is to develop critical reflection based on students' common sense, to allow their ideas, the student's point of view, their speech, what they think, what they agree with, etc., using this, to later, develop through philosophy, the criticisms, reflections and interventions, so that they allow the student to develop a critical sense, a new thought, to constantly seek a philosophical attitude towards his reality and, thus, to improve more and more, a posture aware of the problems that surround them as a social subject, therefore, transforming the common sense received automatically, in search of common sense, a critical and better elaborated sense. For that, common sense will be analyzed first, starting from spontaneous thinking, as a resource in Philosophy classes. Critical and conscious elaboration is considered an important point within the philosophical learning process. For this, the constituent elements of common sense, elements of beliefs and the presence of conservative, mythical social models, stiffened by worldviews of a dominant elite, will be specified. In order to analyze how this domination occurs and the contribution of a philosophical attitude and reading to the creation of a critical and systematic sense, the teaching of Philosophy in schools is important, especially in the public school system, where there is a scrap in the human development process of students from the periphery. In the first chapter, a brief account of the life of Antonio Gramsci will be discussed. In the second chapter, the question of common sense in Gramsci, a philosophizing based on uncritical, unorganized common sense, with the aim of transforming that common sense into good sense, into critical, reflective and organized opinions, in view of the emancipation of the student. In the third chapter we will bring the practice, with examples of classes produced from common sense. The philosophical practice in classes will be based on classes in conversation and exposure of students' thoughts on various issues. These consist of ample freedom for students to speak, write, draw or any other form that may be manifested, as well as the attentive participation of the teacher in the whole process, discussing, provoking, bringing social contexts, etc.Carneiro, Silvio Ricardo GomesMoura, Alex Sandro Cavalheiros deJacomini, Márcia AparecidaBrandão, Rafael Rebouças2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf129 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936&midiaext=78833http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936&midiaext=78834Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121936porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-18T11:15:50Zoai:BDTD:121936Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-10-18T11:15:50Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
title |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
spellingShingle |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano Brandão, Rafael Rebouças ESPONTANEÍSMO SENSO COMUM BOM SENSO CRÍTICA ENSINO DE FILOSOFIA SPONTANEISM COMMON SENSE CRITICISM PHILOSOPHY TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
title_short |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
title_full |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
title_fullStr |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
title_full_unstemmed |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
title_sort |
O ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento gramsciano |
author |
Brandão, Rafael Rebouças |
author_facet |
Brandão, Rafael Rebouças |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes Moura, Alex Sandro Cavalheiros de Jacomini, Márcia Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Rafael Rebouças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESPONTANEÍSMO SENSO COMUM BOM SENSO CRÍTICA ENSINO DE FILOSOFIA SPONTANEISM COMMON SENSE CRITICISM PHILOSOPHY TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
topic |
ESPONTANEÍSMO SENSO COMUM BOM SENSO CRÍTICA ENSINO DE FILOSOFIA SPONTANEISM COMMON SENSE CRITICISM PHILOSOPHY TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
description |
Orientador: Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936&midiaext=78833 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121936&midiaext=78834 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 129 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502106154172416 |