Estudo e análise do modelo de um motor CC para aplicações de sistemas de proteção anti-esmagamento na indústria automotiva
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122192 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. José Alberto Torrico Altuna |
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Estudo e análise do modelo de um motor CC para aplicações de sistemas de proteção anti-esmagamento na indústria automotivaMOTOR DE CORRENTE CONTÍNUAELETRÔNICA DE POTÊNCIASISTEMA DE CONTROLEESTIMATIVA DE TORQUELEVANTADOR DE VIDROS ELÉTRICOJANELAS AUTOMOTIVASDC MOTORPOWER ELECTRONICSCONTROL SYSTEMTORQUE ESTIMATIONPOWER WINDOW LIFTAUTOMOTIVE WINDOWSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. José Alberto Torrico AltunaCoorientador: Prof. Dr. Ademir PelizariCoorientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo CapovillaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Santo André, 2021.O controle de torque e velocidade de um motor DC com imãs permanentes é frequentemente usado em levantadores de vidro automotivos para sistemas antiesmagamento da janela automotiva. Neste tipo de motor os pólos da armadura no rotor produzem uma ondulação da corrente que é proporcional ao torque eletromagnético. Por sua vez, a frequência da ondulação de corrente é proporcional à velocidade mecânica do rotor. Neste trabalho é implementado um modelo variante no tempo do motor DC com magneto permanente utilizando o programa MATLAB/SIMULINK, o modelo considera o efeito do comutador mecânico na corrente, resistência e indutância da armadura. São mostradas as equações convencionais da máquina DC e as equações variantes no tempo considerando as alterações da resistência e indutância da armadura. São apresentados resultados de simulação em malha aberta e fechada. Um controlador PI é usado para controlar a velocidade do motor. Testes experimentais validam os resultados de simulação.Torque and speed control of a permanent magnet DC motor is often used in power windows lifters for automotive applications. In this type of motor the armature slots in the rotor produce a current ripple that is proportional to the electromagnetic torque and the frequency of the current ripple is proportional to the mechanical speed of the rotor. In this work a time-varying model of the DC motor with permanent magnet is implemented using the MATLAB / SIMULINK program, the model considers the effect of the mechanical commutator on the current, resistance and inductance of the armature. Conventional equations of the DC machine and the time-varying equations considering the changes in armature resistance and inductance are presented and analyzed. Open and closed loop simulation results are presented. A PI controller is used to control the motor speed. Experimental tests validate the simulation results.Torrico Altuna, José AlbertoPelizari, AdemirCapovilla, Carlos EduardoPavani, Ahda Pionkoski GriloFernandes, Darlan AlexandriaIdalgo, Gabriel Fernandes2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf66 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122192http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122192&midiaext=79386http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122192&midiaext=79385Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122192porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T14:30:33Zoai:BDTD:122192Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-14T14:30:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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