Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso Filho |
id |
UFBC_2665d2d379c66f8b0685f9c759f10360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121858 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médioENSINO DE FÍSICASEQUÊNCIA DIDÁTICAEXPERIMENTO DIDÁTICOLEI DE SNELLMAPA CONCEITUALPHYSICS TEACHINGDIDACTIC SEQUENCEEXPERIMENTSNELL'S LAWCONCEPT MAPDIGITAL EDUCATIONAL TOOLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2020.A proposta deste trabalho foi a elaboração de uma sequência didática focada em um experimento de reflexão interna total da luz e que tivesse um baixo custo, sendo atrativo e motivador para os alunos. Este experimento consiste em determinar o índice de refração de pedaços de vidros com espessuras diferentes usando a lei de Snell, demonstrada em sala de aula usando conceitos básicos de Física, Matemática e Geometria e fazem parte do currículo escolar do aluno. O experimento proposto é simples e custo mínimo para o professor. Além do experimento, a sequência didática elaborada consiste de etapas para engajar o aluno no processo de aprendizagem, e assim poder tirar o máximo de aproveitamento na realização da atividade experimental. Essas etapas são realizadas aula a aula e passam por criação de mapas conceituais e utilização de ferramentas digitais educacionais. A criação dos mapas conceituais resultou em dados anteriores e posteriores para análise de uma pesquisa qualitativa. A utilização de ferramentas digitais educacionais proporcionou um maior engajamento dos alunos na realização das atividades, por fazer parte da realidade da maioria deles, devido a familiarização que os mesmos possuem com o computador, celular e a internet. Aplicamos a proposta com sucesso em três turmas do 2º ano do ensino médio da rede pública com faixa etária entre 16 e 18 anos.The purpose of this work was the elaboration of a didactic sequence focused on a low cost experiment of total internal reflection of the light, being attractive and motivating for the students. This experiment consists on determining the refractive index of pieces of glass with different thicknesses using Snell's law, demonstrated in the classroom using basic concepts of Physics, Mathematics and Geometry and are part of the student's school curriculum. The proposed experiment is simple and minimal cost for the teacher. In addition to the experiment, the didactic sequence consists of steps to engage the student in the learning process, and thus giving them the ability to conduce properly of the experimental activity. These steps are carried out class by class and go through the creation of concept maps and the use of educational digital tools. The creation of concept maps resulted in previous and later data for the analysis of a qualitative research. The use of digital educational tools provided a greater engagement of students in carrying out the activities, as it is part of the reality of most of them, due to the familiarity they have with the computer, cell phone and the internet. We applied the proposal successfully in three classes of the 2nd year of public high school with ages from 16 to 18 years old.Cavasso Filho, Reinaldo LuizPires, Marcelo Oliveira da CostaMuramatsu, MikiyaOliveira, Leandro Silva de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78656http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78657Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121858porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-30T16:31:56Zoai:BDTD:121858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-09-30T16:31:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
title |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
spellingShingle |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio Oliveira, Leandro Silva de ENSINO DE FÍSICA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTO DIDÁTICO LEI DE SNELL MAPA CONCEITUAL PHYSICS TEACHING DIDACTIC SEQUENCE EXPERIMENT SNELL'S LAW CONCEPT MAP DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
title_full |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
title_fullStr |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
title_sort |
Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio |
author |
Oliveira, Leandro Silva de |
author_facet |
Oliveira, Leandro Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavasso Filho, Reinaldo Luiz Pires, Marcelo Oliveira da Costa Muramatsu, Mikiya |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leandro Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTO DIDÁTICO LEI DE SNELL MAPA CONCEITUAL PHYSICS TEACHING DIDACTIC SEQUENCE EXPERIMENT SNELL'S LAW CONCEPT MAP DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTO DIDÁTICO LEI DE SNELL MAPA CONCEITUAL PHYSICS TEACHING DIDACTIC SEQUENCE EXPERIMENT SNELL'S LAW CONCEPT MAP DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso Filho |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78656 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78657 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 126 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502105540755456 |