Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Silva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso Filho
id UFBC_2665d2d379c66f8b0685f9c759f10360
oai_identifier_str oai:BDTD:121858
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médioENSINO DE FÍSICASEQUÊNCIA DIDÁTICAEXPERIMENTO DIDÁTICOLEI DE SNELLMAPA CONCEITUALPHYSICS TEACHINGDIDACTIC SEQUENCEEXPERIMENTSNELL'S LAWCONCEPT MAPDIGITAL EDUCATIONAL TOOLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2020.A proposta deste trabalho foi a elaboração de uma sequência didática focada em um experimento de reflexão interna total da luz e que tivesse um baixo custo, sendo atrativo e motivador para os alunos. Este experimento consiste em determinar o índice de refração de pedaços de vidros com espessuras diferentes usando a lei de Snell, demonstrada em sala de aula usando conceitos básicos de Física, Matemática e Geometria e fazem parte do currículo escolar do aluno. O experimento proposto é simples e custo mínimo para o professor. Além do experimento, a sequência didática elaborada consiste de etapas para engajar o aluno no processo de aprendizagem, e assim poder tirar o máximo de aproveitamento na realização da atividade experimental. Essas etapas são realizadas aula a aula e passam por criação de mapas conceituais e utilização de ferramentas digitais educacionais. A criação dos mapas conceituais resultou em dados anteriores e posteriores para análise de uma pesquisa qualitativa. A utilização de ferramentas digitais educacionais proporcionou um maior engajamento dos alunos na realização das atividades, por fazer parte da realidade da maioria deles, devido a familiarização que os mesmos possuem com o computador, celular e a internet. Aplicamos a proposta com sucesso em três turmas do 2º ano do ensino médio da rede pública com faixa etária entre 16 e 18 anos.The purpose of this work was the elaboration of a didactic sequence focused on a low cost experiment of total internal reflection of the light, being attractive and motivating for the students. This experiment consists on determining the refractive index of pieces of glass with different thicknesses using Snell's law, demonstrated in the classroom using basic concepts of Physics, Mathematics and Geometry and are part of the student's school curriculum. The proposed experiment is simple and minimal cost for the teacher. In addition to the experiment, the didactic sequence consists of steps to engage the student in the learning process, and thus giving them the ability to conduce properly of the experimental activity. These steps are carried out class by class and go through the creation of concept maps and the use of educational digital tools. The creation of concept maps resulted in previous and later data for the analysis of a qualitative research. The use of digital educational tools provided a greater engagement of students in carrying out the activities, as it is part of the reality of most of them, due to the familiarity they have with the computer, cell phone and the internet. We applied the proposal successfully in three classes of the 2nd year of public high school with ages from 16 to 18 years old.Cavasso Filho, Reinaldo LuizPires, Marcelo Oliveira da CostaMuramatsu, MikiyaOliveira, Leandro Silva de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78656http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78657Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121858porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-30T16:31:56Zoai:BDTD:121858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-09-30T16:31:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
title Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
spellingShingle Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
Oliveira, Leandro Silva de
ENSINO DE FÍSICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EXPERIMENTO DIDÁTICO
LEI DE SNELL
MAPA CONCEITUAL
PHYSICS TEACHING
DIDACTIC SEQUENCE
EXPERIMENT
SNELL'S LAW
CONCEPT MAP
DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
title_full Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
title_fullStr Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
title_full_unstemmed Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
title_sort Refração e reflexão interna total da luz : um experimento engajador para o ensino médio
author Oliveira, Leandro Silva de
author_facet Oliveira, Leandro Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavasso Filho, Reinaldo Luiz
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
Muramatsu, Mikiya
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leandro Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EXPERIMENTO DIDÁTICO
LEI DE SNELL
MAPA CONCEITUAL
PHYSICS TEACHING
DIDACTIC SEQUENCE
EXPERIMENT
SNELL'S LAW
CONCEPT MAP
DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EXPERIMENTO DIDÁTICO
LEI DE SNELL
MAPA CONCEITUAL
PHYSICS TEACHING
DIDACTIC SEQUENCE
EXPERIMENT
SNELL'S LAW
CONCEPT MAP
DIGITAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Luiz Cavasso Filho
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78656
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121858&midiaext=78657
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
126 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502105540755456