O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Cristiane de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva
id UFBC_2c22e394bc2de9db1e1446705a14bab1
oai_identifier_str oai:BDTD:118419
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animalPRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIABIOÉTICAMATERIAL DIDÁTICOMEDICALIZAÇÃO DA VIDASOFRIMENTO ANIMALTEACHING PHILOSOPHYBIOETHICSCOURSEWAREMEDICALIZATION OF LIFEANIMAL SUFFERINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), São Bernardo do Campo, 2019.Essa dissertação discute a possibilidade e a potencialidade do filosofar nas aulas de Bioética no Ensino Médio. Observando a carência de materiais voltados para essa especificidade, objetiva-se oferecer aos professores desse segmento e também aos alunos de licenciatura em Filosofia sugestões de materiais didáticos para abordar questões que cercam o tema da Medicalização da Vida e do Sofrimento Animal. No Capítulo I desenvolve-se uma reflexão sobre como as aulas de Bioética possibilitam o exercício do filosofar a partir do diálogo, da argumentação e da problematização. Pilares considerados importantes, nesse trabalho, para uma aula filosófica. Apresenta também um relato de uma experiência de sala de aula que motivou a elaboração desses materiais e o interesse em compreender com mais profundidade o que faz uma aula ser essencialmente filosófica. Os capítulos seguintes destinam-se à confecção desses materiais. Cada um apresenta um texto de abertura explicando o contexto para os quais foram pensados e explicita de forma breve a organização do conteúdo. Acompanham esses materiais uma carta direcionada às professoras e professores com recomendações e impressões do trabalho desenvolvido com os alunos. Por fim, finalizo com propostas de estratégias de ensino.This dissertation discusses the possibility and potentiality of philosophizing in Bioethics classes in High School. Noting the lack of materials aimed at this specificity, the objective is to offer teachers of this segment and also undergraduate students in Philosophy suggestions of teaching materials to address issues surrounding the Medicalization of Life and Animal Suffering. Chapter I develops a reflection on how Bioethics classes make possible the exercise of philosophizing through dialogue, argumentation and problematization. Pillars considered important, in this work, for a philosophical class. It also presents an account of a classroom experience that motivated the elaboration of these materials and the interest in understanding in more depth what makes a class essentially philosophical. The following chapters are intended for the preparation of these materials. Each one presents an opening text explaining the context for which they were intended and briefly explains the organization of the content. These materials accompany a letter addressed to the teachers and teachers with recommendations and impressions of the work developed with the students. Finally, I end with proposals for teaching strategies.Silva, Paulo Tadeu daPereira, Marinê de SouzaSilva, Josué Cândido daQuadros, Cristiane de Lima2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77546http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77545Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118419porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-05T14:03:33Zoai:BDTD:118419Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-05T14:03:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
title O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
spellingShingle O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
Quadros, Cristiane de Lima
PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA
BIOÉTICA
MATERIAL DIDÁTICO
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA
SOFRIMENTO ANIMAL
TEACHING PHILOSOPHY
BIOETHICS
COURSEWARE
MEDICALIZATION OF LIFE
ANIMAL SUFFERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
title_short O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
title_full O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
title_fullStr O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
title_full_unstemmed O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
title_sort O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
author Quadros, Cristiane de Lima
author_facet Quadros, Cristiane de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo Tadeu da
Pereira, Marinê de Souza
Silva, Josué Cândido da
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Cristiane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA
BIOÉTICA
MATERIAL DIDÁTICO
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA
SOFRIMENTO ANIMAL
TEACHING PHILOSOPHY
BIOETHICS
COURSEWARE
MEDICALIZATION OF LIFE
ANIMAL SUFFERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
topic PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA
BIOÉTICA
MATERIAL DIDÁTICO
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA
SOFRIMENTO ANIMAL
TEACHING PHILOSOPHY
BIOETHICS
COURSEWARE
MEDICALIZATION OF LIFE
ANIMAL SUFFERING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77546
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77545
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103834722304