O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
id |
UFBC_2c22e394bc2de9db1e1446705a14bab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118419 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animalPRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIABIOÉTICAMATERIAL DIDÁTICOMEDICALIZAÇÃO DA VIDASOFRIMENTO ANIMALTEACHING PHILOSOPHYBIOETHICSCOURSEWAREMEDICALIZATION OF LIFEANIMAL SUFFERINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), São Bernardo do Campo, 2019.Essa dissertação discute a possibilidade e a potencialidade do filosofar nas aulas de Bioética no Ensino Médio. Observando a carência de materiais voltados para essa especificidade, objetiva-se oferecer aos professores desse segmento e também aos alunos de licenciatura em Filosofia sugestões de materiais didáticos para abordar questões que cercam o tema da Medicalização da Vida e do Sofrimento Animal. No Capítulo I desenvolve-se uma reflexão sobre como as aulas de Bioética possibilitam o exercício do filosofar a partir do diálogo, da argumentação e da problematização. Pilares considerados importantes, nesse trabalho, para uma aula filosófica. Apresenta também um relato de uma experiência de sala de aula que motivou a elaboração desses materiais e o interesse em compreender com mais profundidade o que faz uma aula ser essencialmente filosófica. Os capítulos seguintes destinam-se à confecção desses materiais. Cada um apresenta um texto de abertura explicando o contexto para os quais foram pensados e explicita de forma breve a organização do conteúdo. Acompanham esses materiais uma carta direcionada às professoras e professores com recomendações e impressões do trabalho desenvolvido com os alunos. Por fim, finalizo com propostas de estratégias de ensino.This dissertation discusses the possibility and potentiality of philosophizing in Bioethics classes in High School. Noting the lack of materials aimed at this specificity, the objective is to offer teachers of this segment and also undergraduate students in Philosophy suggestions of teaching materials to address issues surrounding the Medicalization of Life and Animal Suffering. Chapter I develops a reflection on how Bioethics classes make possible the exercise of philosophizing through dialogue, argumentation and problematization. Pillars considered important, in this work, for a philosophical class. It also presents an account of a classroom experience that motivated the elaboration of these materials and the interest in understanding in more depth what makes a class essentially philosophical. The following chapters are intended for the preparation of these materials. Each one presents an opening text explaining the context for which they were intended and briefly explains the organization of the content. These materials accompany a letter addressed to the teachers and teachers with recommendations and impressions of the work developed with the students. Finally, I end with proposals for teaching strategies.Silva, Paulo Tadeu daPereira, Marinê de SouzaSilva, Josué Cândido daQuadros, Cristiane de Lima2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77546http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77545Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118419porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-05T14:03:33Zoai:BDTD:118419Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-05T14:03:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
title |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
spellingShingle |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal Quadros, Cristiane de Lima PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA BIOÉTICA MATERIAL DIDÁTICO MEDICALIZAÇÃO DA VIDA SOFRIMENTO ANIMAL TEACHING PHILOSOPHY BIOETHICS COURSEWARE MEDICALIZATION OF LIFE ANIMAL SUFFERING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
title_short |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
title_full |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
title_fullStr |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
title_full_unstemmed |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
title_sort |
O filosofar nas aulas de bioética : proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal |
author |
Quadros, Cristiane de Lima |
author_facet |
Quadros, Cristiane de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Paulo Tadeu da Pereira, Marinê de Souza Silva, Josué Cândido da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Cristiane de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA BIOÉTICA MATERIAL DIDÁTICO MEDICALIZAÇÃO DA VIDA SOFRIMENTO ANIMAL TEACHING PHILOSOPHY BIOETHICS COURSEWARE MEDICALIZATION OF LIFE ANIMAL SUFFERING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
topic |
PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA BIOÉTICA MATERIAL DIDÁTICO MEDICALIZAÇÃO DA VIDA SOFRIMENTO ANIMAL TEACHING PHILOSOPHY BIOETHICS COURSEWARE MEDICALIZATION OF LIFE ANIMAL SUFFERING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA |
description |
Orientador: Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77546 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118419&midiaext=77545 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 113 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502103834722304 |