Entraves e soluções para o investimento em infraestrutura de transportes no Brasil : caso da Ferrovia Norte-Sul e de Integração Oeste-Leste
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102571 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Giorgio Romano Schutte |
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Entraves e soluções para o investimento em infraestrutura de transportes no Brasil : caso da Ferrovia Norte-Sul e de Integração Oeste-LesteINFRASTRUCTURECITY PLANNINGTRANSPORTATIONINFRAESTRUTURA URBANAINFRAESTRUTURA DE TRANSPORTESPLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientador: Prof. Dr. Giorgio Romano SchutteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2016.Este trabalho tem por objetivo analisar os entraves e soluções ao investimento em infraestrutura de transportes no Brasil. Com a retomada do papel de investidor pelo Estado no governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), surgiram problemas que impediram a realização plena dos investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como atrasos, baixa qualidade de projetos e da regulação, dificultando o esforço do Estado em prover infraestrutura de qualidade, mesmo quando providencia o financiamento. Procura-se entender a natureza de tais entraves para alcançar soluções que potencializem o escasso investimento em infraestrutura. O trabalho se dá com uma apresentação teórica e conceitual de infraestrutura econômica, indo para sua relação com o desenvolvimento econômico e sua evolução na história econômica do país, evidenciando suas diversas formas de financiamento, gerenciamento e planejamento, conforme os diferentes governos. São utilizados dois casos de investimentos do PAC para representação da ocorrência dos entraves. Utiliza-se majoritariamente a abordagem heterodoxa da economia para a análise, além de revisão bibliográfica pertinente ao tema. A pesquisa conclui que os principais problemas com o investimento é a falta de qualidade no planejamento que antecede às obras, especialmente na escolha de projetos e na gestão de recursos, prazos e mão de obra, resultando em menor capacidade de lidar com riscos e imprevistos que surgem no decorrer das obras. Grande parte da solução dos problemas são readequações de medidas já previstas pela administração, com poucas medidas de grande vulto. Portanto, conclui-se que o investimento em infraestrutura no brasil tem grande poder de potencializar o desenvolvimento econômico do país, pois por estar obsoleta, a mesma impõe-se atualmente como gargalo para o crescimento. Dito isso, constata-se também que há grande margem para ganhos de eficiência no investimento uma vez que seus entraves podem ser resolvidos com medidas de planejamento que não necessitam de grandes reformas para serem postas em prática.This work has the objective of analyze the hindrances and solutions to the investment in transport infrastructure in Brazil. With the resumption of the role of investor by the State during the government of Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2010) several problems arise preventing that the full realization of the investments foreseen by the Programa de Aceleração do Crescimento (Growth Acceleration Program) were achieved. Delays, low quality of projects and additional costs are examples of these hindrances, which make more difficult the efforts of the State to providing high quality infrastructure, even when it has resources to do it. From this arises the need for understanding of such hindrances in order to find solutions that may increase the efficiency of the scarce investment. The work begins with a theoretical and conceptual presentation of the economic infrastructure, then going to its relation with the economic development and its evolution over the economic history of the country. In sequence, it will be presented the mechanisms that were used by the Brazilian government to plan, manage and finance the infrastructure over the recent decades. Two cases of investment in transport infrastructure are used, showing how these hindrances to hamper the evolution of country's infrastructure, but also bringing the solutions which have been proposed to overcome such problems. It is used to build the analyses both the heterodox approach of economics and the specific bibliography pertinent to the subject. The research concludes that the main problems when performing infrastructure investment is the lack of quality in planning prior to the beginning of the works, especially in the choosing of engineering projects and in the management of resources, deadlines and labour, which results in less capacity to deal with risks and problems that happen during the implementation of the works. Great part of the solutions are readjustments of measures already foreseen by the processual ordainment, with few measures of great complexity. Thus, it can be inferred that the investment in infrastructure in Brazil has great power to enhance the economic development of the country, because for being obsolete, it currently imposes itself as bottleneck to the growth. That said, it could also be noted that there is great scope for efficiency gains in investment since its hindrances can be solved with planning measures that do not require major reforms to be implemented.Schutte, Giorgio RomanoSilva, Rafael Cardoso da2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf157 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102571http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102571&midiaext=72758http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102571&midiaext=72759Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102571porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:24:10Zoai:BDTD:102571Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:24:10Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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