Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
id |
UFBC_38adcfc8c2d21a9af0640a8eff01d628 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122076 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárieENSINO DE FILOSOFIAENSINO MÉDIOEXPERIÊNCIA FILOSÓFICABARBÁRIERESISTÊNCIAWALTER BENJAMINPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAPHILOSOPHY TEACHINGHIGH SCHOOLPHILOSOPHICAL EXPERIENCEBARBARISMRESISTANCEOrientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes CarneiroDissertação (Mestrado), Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em mestradoprofissional em filosofia (PROF-FILO), São Bernardo do Campo, 2020.Este trabalho tem como objetivo abrir possibilidades para experiências filosóficas nas aulas de filosofia no ensino médio público. Trata-se de uma tentativa de resistir ao empobrecimento da experiência e ao avanço da barbárie na escola com novas experiências que sejam mais significantes à formação e ao aperfeiçoamento dos jovens do ensino médio. Nosso ponto de partida é a concepção de barbárie descrita por Walter Benjamin para, consonante a ela, saber as consequências à experiência na escola. Neste sentido, buscamos refletir sobre a possibilidade de promover um ensino de filosofia que possa, ao mesmo tempo, evitar o alastramento da barbárie na escola e possibilitar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas. Para tanto, a pesquisa pretende destacar tipos de experiências encontrados na escola pública e saber quais as possíveis relações que estabelecem com a barbárie presente em nossa sociedade contemporânea. Barbárie que, ao se expandir, se ampara e se articula à racionalidade técnica e ao método científico na consolidação do domínio econômico vigente, ambiciona a conversão da vida em mercadoria. Desta forma, o ensino de filosofia se apresentará como resistência, como desvio, como profanação, como abertura à novas experiências, portanto, experiências contrárias àquelas as quais a barbárie nos condiciona.This work has as mainly point to open possibilities for philosophical experiences during the philosophy classes in public high school. It is an attempt to resist the impoverishment of the experience and the advance of barbarism at schools towards new experiences that are more significant to the formation and improvement of young citizens in high school. Our starting point is the conception of barbarism described by Walter Benjamin to, according to this, know the consequences of the experience at schools. In this sense, we seek to reflect on the possibility of promoting a teaching of philosophy that can, at the same time, prevent the spread of barbarism at schools and enable situations in the space of philosophy classes that favor the advent of philosophical experiences. Therefore, the research intends to highlight types of experiences found in public schools and know what are the possible relations they establish with the barbarism present in our contemporary society. Barbarism that, when expanding, supports and articulates technical rationality and the scientific method in the consolidation of the current economic domain, ambitions to convert life into merchandise. Thus, the teaching of philosophy will present itself as resistance, as deviation, as profanity, as openness to new experiences, therefore, experiences contrary to those to which barbarism conditions us.Carneiro, Silvio Ricardo GomesBretas, Aléxia CruzHetti, Maria Patricia CandidoSantos, Cristiano Mignanelli dos2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79138http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79110Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122076porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:31:40Zoai:BDTD:122076Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:31:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
title |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
spellingShingle |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie Santos, Cristiano Mignanelli dos ENSINO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA BARBÁRIE RESISTÊNCIA WALTER BENJAMIN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA PHILOSOPHY TEACHING HIGH SCHOOL PHILOSOPHICAL EXPERIENCE BARBARISM RESISTANCE |
title_short |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
title_full |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
title_fullStr |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
title_full_unstemmed |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
title_sort |
Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie |
author |
Santos, Cristiano Mignanelli dos |
author_facet |
Santos, Cristiano Mignanelli dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes Bretas, Aléxia Cruz Hetti, Maria Patricia Candido |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cristiano Mignanelli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA BARBÁRIE RESISTÊNCIA WALTER BENJAMIN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA PHILOSOPHY TEACHING HIGH SCHOOL PHILOSOPHICAL EXPERIENCE BARBARISM RESISTANCE |
topic |
ENSINO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA BARBÁRIE RESISTÊNCIA WALTER BENJAMIN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA PHILOSOPHY TEACHING HIGH SCHOOL PHILOSOPHICAL EXPERIENCE BARBARISM RESISTANCE |
description |
Orientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79138 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79110 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 149 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263955591692288 |