Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiano Mignanelli dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro
id UFBC_38adcfc8c2d21a9af0640a8eff01d628
oai_identifier_str oai:BDTD:122076
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárieENSINO DE FILOSOFIAENSINO MÉDIOEXPERIÊNCIA FILOSÓFICABARBÁRIERESISTÊNCIAWALTER BENJAMINPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAPHILOSOPHY TEACHINGHIGH SCHOOLPHILOSOPHICAL EXPERIENCEBARBARISMRESISTANCEOrientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes CarneiroDissertação (Mestrado), Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em mestradoprofissional em filosofia (PROF-FILO), São Bernardo do Campo, 2020.Este trabalho tem como objetivo abrir possibilidades para experiências filosóficas nas aulas de filosofia no ensino médio público. Trata-se de uma tentativa de resistir ao empobrecimento da experiência e ao avanço da barbárie na escola com novas experiências que sejam mais significantes à formação e ao aperfeiçoamento dos jovens do ensino médio. Nosso ponto de partida é a concepção de barbárie descrita por Walter Benjamin para, consonante a ela, saber as consequências à experiência na escola. Neste sentido, buscamos refletir sobre a possibilidade de promover um ensino de filosofia que possa, ao mesmo tempo, evitar o alastramento da barbárie na escola e possibilitar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas. Para tanto, a pesquisa pretende destacar tipos de experiências encontrados na escola pública e saber quais as possíveis relações que estabelecem com a barbárie presente em nossa sociedade contemporânea. Barbárie que, ao se expandir, se ampara e se articula à racionalidade técnica e ao método científico na consolidação do domínio econômico vigente, ambiciona a conversão da vida em mercadoria. Desta forma, o ensino de filosofia se apresentará como resistência, como desvio, como profanação, como abertura à novas experiências, portanto, experiências contrárias àquelas as quais a barbárie nos condiciona.This work has as mainly point to open possibilities for philosophical experiences during the philosophy classes in public high school. It is an attempt to resist the impoverishment of the experience and the advance of barbarism at schools towards new experiences that are more significant to the formation and improvement of young citizens in high school. Our starting point is the conception of barbarism described by Walter Benjamin to, according to this, know the consequences of the experience at schools. In this sense, we seek to reflect on the possibility of promoting a teaching of philosophy that can, at the same time, prevent the spread of barbarism at schools and enable situations in the space of philosophy classes that favor the advent of philosophical experiences. Therefore, the research intends to highlight types of experiences found in public schools and know what are the possible relations they establish with the barbarism present in our contemporary society. Barbarism that, when expanding, supports and articulates technical rationality and the scientific method in the consolidation of the current economic domain, ambitions to convert life into merchandise. Thus, the teaching of philosophy will present itself as resistance, as deviation, as profanity, as openness to new experiences, therefore, experiences contrary to those to which barbarism conditions us.Carneiro, Silvio Ricardo GomesBretas, Aléxia CruzHetti, Maria Patricia CandidoSantos, Cristiano Mignanelli dos2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79138http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79110Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122076porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:31:40Zoai:BDTD:122076Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:31:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
title Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
spellingShingle Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
Santos, Cristiano Mignanelli dos
ENSINO DE FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
BARBÁRIE
RESISTÊNCIA
WALTER BENJAMIN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
PHILOSOPHY TEACHING
HIGH SCHOOL
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
BARBARISM
RESISTANCE
title_short Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
title_full Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
title_fullStr Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
title_full_unstemmed Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
title_sort Para uma experiência filosófica : Contribuições do ensino da filosofia no ensino médiopúblico como alternativa à barbárie
author Santos, Cristiano Mignanelli dos
author_facet Santos, Cristiano Mignanelli dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Silvio Ricardo Gomes
Bretas, Aléxia Cruz
Hetti, Maria Patricia Candido
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiano Mignanelli dos
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
BARBÁRIE
RESISTÊNCIA
WALTER BENJAMIN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
PHILOSOPHY TEACHING
HIGH SCHOOL
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
BARBARISM
RESISTANCE
topic ENSINO DE FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
BARBÁRIE
RESISTÊNCIA
WALTER BENJAMIN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
PHILOSOPHY TEACHING
HIGH SCHOOL
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
BARBARISM
RESISTANCE
description Orientador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79138
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122076&midiaext=79110
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263955591692288