Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Ribeiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da Silva
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spelling Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absolutoOUVIDO ABSOLUTOPOTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOSP300PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação, 2014.Entende-se por ouvido absoluto a capacidade de produzir e/ou identificar e dar nome à frequência de qualquer nota musical sem a necessidade de uma referência externa. O estudo do ouvido absoluto pode ser uma oportunidade única para se investigar as interações entre informações linguísticas e não-linguísticas na memória de estímulos auditivos, juntamente com questões relativas à plasticidade cerebral, períodos críticos e genética. Contudo, se faz necessária a elaboração de um protocolo adaptado para a coleta e análise adequada dos potenciais evocados auditivos desta população. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um protocolo oddball adaptado para gerar, gravar e analisar os potenciais evocados auditivos relacionados a eventos, capaz de investigar as possíveis diferenças no processo cognitivo de músicos com e sem ouvido absoluto em resposta a estímulos auditivos. O método envolveu a manipulação dos parâmetros de coleta e de análise do EEG, assim como a aplicação dos protocolos elaborados em participantes com ouvido absoluto ou com ouvido relativo, para avaliação dos próprios protocolos desenvolvidos e realização das modificações necessárias para aperfeiçoá-los. Os resultados sugerem uma alta influência dos parâmetros adotados na configuração da onda dos componentes analisados, o N1 e o P3. De todos os protocolos desenvolvidos, o protocolo 5 mostrou ser o mais adequado, pois elimina viés de sincronismo do sinal, favorece a configuração da onda e minimiza a influência de habilidades secundárias, como o piano absoluto e o ouvido quasi absoluto.Silva, Francisco José Fraga daSuyama, RicardoRanvaud, Ronald Dennis Kenneth CliveOliveira, Letícia Ribeiro de2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69784http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69783Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76612porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T13:50:15Zoai:BDTD:76612Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T13:50:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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