Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da Silva |
id |
UFBC_4d1ae88878e0f8a56ad2c8c86ed351d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:76612 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absolutoOUVIDO ABSOLUTOPOTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOSP300PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação, 2014.Entende-se por ouvido absoluto a capacidade de produzir e/ou identificar e dar nome à frequência de qualquer nota musical sem a necessidade de uma referência externa. O estudo do ouvido absoluto pode ser uma oportunidade única para se investigar as interações entre informações linguísticas e não-linguísticas na memória de estímulos auditivos, juntamente com questões relativas à plasticidade cerebral, períodos críticos e genética. Contudo, se faz necessária a elaboração de um protocolo adaptado para a coleta e análise adequada dos potenciais evocados auditivos desta população. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um protocolo oddball adaptado para gerar, gravar e analisar os potenciais evocados auditivos relacionados a eventos, capaz de investigar as possíveis diferenças no processo cognitivo de músicos com e sem ouvido absoluto em resposta a estímulos auditivos. O método envolveu a manipulação dos parâmetros de coleta e de análise do EEG, assim como a aplicação dos protocolos elaborados em participantes com ouvido absoluto ou com ouvido relativo, para avaliação dos próprios protocolos desenvolvidos e realização das modificações necessárias para aperfeiçoá-los. Os resultados sugerem uma alta influência dos parâmetros adotados na configuração da onda dos componentes analisados, o N1 e o P3. De todos os protocolos desenvolvidos, o protocolo 5 mostrou ser o mais adequado, pois elimina viés de sincronismo do sinal, favorece a configuração da onda e minimiza a influência de habilidades secundárias, como o piano absoluto e o ouvido quasi absoluto.Silva, Francisco José Fraga daSuyama, RicardoRanvaud, Ronald Dennis Kenneth CliveOliveira, Letícia Ribeiro de2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69784http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69783Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76612porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T13:50:15Zoai:BDTD:76612Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T13:50:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
title |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
spellingShingle |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto Oliveira, Letícia Ribeiro de OUVIDO ABSOLUTO POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS P300 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC |
title_short |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
title_full |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
title_fullStr |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
title_full_unstemmed |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
title_sort |
Potenciais evocados auditivos de músicos com e sem ouvido absoluto |
author |
Oliveira, Letícia Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Letícia Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco José Fraga da Suyama, Ricardo Ranvaud, Ronald Dennis Kenneth Clive |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Letícia Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OUVIDO ABSOLUTO POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS P300 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC |
topic |
OUVIDO ABSOLUTO POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS P300 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Francisco José Fraga da Silva |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69784 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76612&midiaext=69783 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 126 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263934259462144 |