"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi |
id |
UFBC_4e0856d7823bfeab250a7d154c2c971b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:103674 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESPENSINO SUPERIORUNIVERSIDADES FEDERAISPROGRAMA DE APOIO AOS PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAISHIGHER EDUCATIONFEDERAL UNIVERSITIESSTUDENT ASSISTANCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca PineziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2016.A política de expansão das universidades federais inaugurada pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) tem proporcionado a ampliação do acesso à universidade e, consequentemente, a diversificação de seu público alvo, possibilitando a maior presença de um novo público universitário, sobretudo estudantes oriundos das camadas populares. Porém, ao mesmo tempo em que se estabelecem políticas reparatórias de acesso ao ensino superior, como cotas sociais e raciais, observa-se que o cotidiano institucional não assegura plenamente a equidade na permanência estudantil. Como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), uma universidade consolidada na área médica, cujos graduandos tradicionalmente são provenientes de famílias socioeconomicamente favorecidas, passa a lidar e a atender às necessidades de estudantes de camadas sociais tão diversas? Neste estudo, interessa-nos compreender como um grupo de estudantes atendidos pelos programas de assistência estudantil constrói sua trajetória acadêmica na UNIFESP, compreendendo que sua origem socioeconômica o localiza de forma assimétrica no processo de escolarização superior. Para tanto, propusemos uma investigação de natureza qualitativa que utilizou a observação e a entrevista como principais instrumentos da abordagem empírica. Os participantes da pesquisa são estudantes matriculados no último ano de graduação dos noves cursos existentes no campus Baixada Santista da UNIFESP e atendidos pelos programas de assistência estudantil. Entendemos que tal grupo de estudantes por estar no último estágio para conclusão de seus cursos já dispõe de condições de atribuir com maior clareza os significados ao processo de formação, bem como ao papel da Assistência Estudantil no seu percurso acadêmico. Os estudantes participantes avaliaram que a existência de um programa de assistência estudantil constituiu-se condição sine qua non para a sua permanência na universidade, entretanto outras questões de ordem simbólica também repercutiram no seu processo formativo e não são amparadas pela política de assistência estudantil ainda muito focada exclusivamente em auxílios financeiros.The expansion`s Policy of the federal universities launched by the Program of Support to the Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI) permitted a wider access to university and, consequently, the diversification of their target public, giving the opportunity of a bigger presence of a new public in the university, mostly students who came from popular layers. However, while those reparatory policies are settled to access the university, such as social and racial quotas, it is observed that the institutional routine does not fully ensure equity to keep the students. How the Sao Paulo Federal University (UNIFESP), a consolidated university on the medical area, whose students about to graduate traditionally comes from socioeconomically favored families, starts to deal and attend the needs of students from social layers so diverse? In this study, we are interested in understand how a group of students who is attended by the student assistance programs make their academic journey in UNIFESP, comprising that their socioeconomic origin put them in an asymmetric spot on the higher education process. Therefore, we proposed an investigation in a qualitative form that had used the interview and observation as main instruments of the empirical approach. The participants of the research are matriculated students coursing the last year of the new courses at the campus of UNIFESP`s Baixada Santista, and attended by the student assistance programs. We understand that such group of students to be in the last stage of completion of their courses already has conditions to assign with more clearly the meanings to formation process, as well as to the role of the Student Assistance in its academic journey. The participating students assessed the existence of a student assistance program which constitute a condition sine qua non for your permanency in the university, however other symbolic order issues also reverberated in their formation process and are not supported by the student`s assistance policy which is still focused exclusively in financial supports.Pinezi, Ana Keila MoscaMarinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaCepêda, Vera AlvesGanam, Eliana Almeida Soares2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674&midiaext=73202http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674&midiaext=73201Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103674porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:24:38Zoai:BDTD:103674Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:24:38Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
title |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
spellingShingle |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP Ganam, Eliana Almeida Soares ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES FEDERAIS PROGRAMA DE APOIO AOS PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS HIGHER EDUCATION FEDERAL UNIVERSITIES STUDENT ASSISTANCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
title_full |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
title_fullStr |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
title_full_unstemmed |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
title_sort |
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP |
author |
Ganam, Eliana Almeida Soares |
author_facet |
Ganam, Eliana Almeida Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinezi, Ana Keila Mosca Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Cepêda, Vera Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ganam, Eliana Almeida Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES FEDERAIS PROGRAMA DE APOIO AOS PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS HIGHER EDUCATION FEDERAL UNIVERSITIES STUDENT ASSISTANCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES FEDERAIS PROGRAMA DE APOIO AOS PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS HIGHER EDUCATION FEDERAL UNIVERSITIES STUDENT ASSISTANCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674&midiaext=73202 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103674&midiaext=73201 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 149 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263939541139456 |