Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Francisco Everton Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira
id UFBC_605bf55db0057b11e6cf046bbc1014c3
oai_identifier_str oai:BDTD:122415
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?ENSINO DE FÍSICAFÍSICA - ASPECTOS HISTÓRICOSÓPTICA GEOMÉTRICAFERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS E TECNOLÓGICASPHYSICS TEACHINGPHYSICS EDUCATIONHISTORY OF PHYSICSGEOMETRIC OPTICSDIGITAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL TOOLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2021.presente trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um produto educacional voltado ao ensino de óptica geométrica para o segundo ano do Ensino Médio, tendo como motivação a História da Física, em especial sobre a narrativa que conta que o grego Arquimedes de Siracusa (287 a.C. ¿ 212 a.C.) teria incendiado navios utilizando a reflexão de raios solares em espelhos, a problematização do nosso trabalho gira em torno da questão: seria possível incendiar navios por radiação solar refletidas em espelhos? Abordamos o tema na perspectiva da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, da qual destaca os conhecimentos prévios dos estudantes dos quais devem servir de âncora para a cognição, produzindo desta forma novos conhecimentos. Na construção e aplicação do produto educacional foram adotados diferentes tipos de materiais didáticos: apostilas, livros, vídeos, formulários Google, software de geometria dinâmica Geogebra, entre outros. Para o desenvolvimento das aulas, adotou-se prática de ensino de metodologia ativa, como sala de aula invertida e debates. A proposta de ensino apresentou melhorias sobre as concepções dos estudantes referentes aos conceitos físicos relativos à óptica geométrica e aumento significativo no engajamento dos discentes com os conteúdos a ser lecionado.The present work proposes the development of an educational product aimed at teaching geometric optics for the second year of high school, having as its motivation the History of Physics, especially about the narrative that tells that the greek Archimedes from Siracusa (287 b.C. ¿ 212 b.C.) would have burned ships using the reflection of solar rays in mirrors, the problematization of our work revolves around the question: Would it be possible to burn ships by solar radiation reflected in mirrors? We approach the theme from the perspective of David Paul Ausubel meaningful learning, which highlights the students' prior knowledge, which should serve as anchors for cognition, thus producing new knowledge. In the construction and application of the educational product, different types of teaching materials were adopted: handouts, books, videos, Google forms, Geogebra dynamic geometry software, among others. For the development of the classes, the practice of teaching an active methodology was adopted, such as an inverted classroom and debates. The teaching proposal presented improvements on the students' conceptions regarding physical concepts related to geometric optics and a significant increase in the students' engagement with the contents to be taught.Oliveira, Marcelo Augusto Leigui deBonvent, Jean JacquesSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dosMaia, Francisco Everton Pereira2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415&midiaext=79796http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415&midiaext=79797Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122415porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T16:17:19Zoai:BDTD:122415Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-06-10T16:17:19Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
title Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
spellingShingle Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
Maia, Francisco Everton Pereira
ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA - ASPECTOS HISTÓRICOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS
PHYSICS TEACHING
PHYSICS EDUCATION
HISTORY OF PHYSICS
GEOMETRIC OPTICS
DIGITAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
title_full Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
title_fullStr Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
title_full_unstemmed Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
title_sort Analisando o feito de Arquimedes com o auxílio do Geogebra : poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?
author Maia, Francisco Everton Pereira
author_facet Maia, Francisco Everton Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcelo Augusto Leigui de
Bonvent, Jean Jacques
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Francisco Everton Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA - ASPECTOS HISTÓRICOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS
PHYSICS TEACHING
PHYSICS EDUCATION
HISTORY OF PHYSICS
GEOMETRIC OPTICS
DIGITAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA - ASPECTOS HISTÓRICOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS
PHYSICS TEACHING
PHYSICS EDUCATION
HISTORY OF PHYSICS
GEOMETRIC OPTICS
DIGITAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL TOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415&midiaext=79796
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122415&midiaext=79797
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502108908781568